sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Confira o que há de novo

Atualização.

Mais algumas histórias sobre professores na página o Quadro Negro.
Mais algum material de aula na página Notas de Aula.

Rio de 6 mil km é descoberto embaixo do Rio Amazonas

Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d’água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.
A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A estatal procurava petróleo.
Fluidos que se movimentam por meios porosos - como a água que corre por dentro dos sedimentos sob a Bacia Amazônica - costumam produzir sutis variações de temperatura. Com a informação térmica fornecida pela Petrobras, os cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, identificaram a movimentação de águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros.
O dados do doutorado de Elizabeth, sob orientação de Hamza, foram apresentados na semana passada no 12.º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio. Em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

Descoberta foi feita graças a dados de poços perfurados pela Petrobras. Rio corre a 4 mil metros de profundidade

Fonte: O Último Segundo

Sugestão de filme

Já que hoje é o ultimo dia da semana (pelo menos de trabalho oficial), vai a sugestão de um filme interessante. "UMA PROFESSORA SEM CLASSE".

Sinopse: Em Professora Sem Classe depois de levar o fora de um namorado em uma relação de interesses, Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) é uma professora desbocada que quer conquistar um professor substituto. Mas para alcançar seu objetivo terá que passar por cima da namorada certinha do cara.
O filme está em cartaz nos cinemas da cidade. É uma comédia, vale apena ir ver.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sonda espacial encontra estrelas mais frias do universo

WASHINGTON - A sonda espacial Wise descobriu as estrelas mais frias já encontradas no universo, com uma temperatura similar a do corpo humano, informou nesta terça-feira a Nasa (agência espacial americana) em comunicado.
A Wise pode detectar, graças a seu visor infravermelho, débeis brilhos como os destes astros escuros, denominados estrelas anãs.
Após uma década de tentativas por parte da agência espacial para achar estes corpos estelares, a sonda conseguiu detectar seis delas, que se encontram a uma distância relativamente próxima ao nosso sol, cerca de 40 anos-luz.
"A Wise supervisiona todo o céu na busca destes e outros objetos, e foi capaz de ver sua luz débil com seu visor infravermelho de alta sensibilidade", disse Jon Morse, diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa em Washington.
"Estas estrelas são cinco mil vezes mais brilhantes nas longitudes de onda infravermelha da Wise, observadas do espaço, do que se fossem observadas da terra", acrescentou.
Os membros mais frios desta família de estrelas são as anãs marrons (de diferentes tipos: L, T ou Y), que não possuem massa suficiente para fundir átomos em seus núcleos e, portanto, não queimam com o fogo que mantêm estrelas como nosso sol, que brilha de maneira constante durante bilhões de anos.


Wise detectou seis anãs marrons que se encontram a uma distância relativamente próxima ao nosso sol


Os astrônomos estudam as anãs marrons para compreender melhor como se formam os astros e compreender as atmosferas de planetas fora de nosso sistema solar.
As atmosferas das anãs marrons são similares às dos planetas gigantes gasosos como Júpiter, mas são mais fáceis de observar, uma vez que estão sozinhas no espaço, longe da forte luz de uma estrela mãe.
Até agora, os dados revelados pela Wise descobriram mais de uma centena de anãs marrons. A sonda realizou o estudo mais avançado do céu em longitudes de onda infravermelha até o momento.

Fonte: O Estado de São Paulo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dilma: Brasil quer alcançar 1,2 milhão de matrículas em universidades federais até 2014

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (22) que o governo tem como meta alcançar 1,2 milhão de matrículas em universidade federais até 2014. Na semana passada, foi anunciada a criação de quatro unidades em estados do Norte e do Nordeste. Com a expansão, a rede federal passa a contar com 63 universidades.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma avaliou o anúncio como um passo importante na terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação, formada por universidades federais e também por Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (Ifets).

“Estamos criando condições para formar engenheiros, médicos, agrônomos, professores, dentistas e técnicos das mais diversas especializações, em municípios dos mais diferentes tamanhos, em todas as regiões”, afirmou a presidenta.

Dilma lembrou que cidades com mais de 50 mil habitantes foram priorizadas na escolha dos locais para as universidades. Segundo ela, tratam-se de microrregiões onde não existiam unidades da rede federal, sobretudo no interior do país. Também foram considerados municípios com elevado percentual de pobreza e com mais de 80 mil habitantes, mas onde as prefeituras têm dificuldade de investir em educação.

“Antes, para realizar o sonho de ter uma profissão, o jovem tinha que sair de casa, viajar para estudar na capital ou nos grandes centros urbanos. Agora, o ensino universitário, o ensino tecnológico está indo onde o cidadão mora ou nas suas vizinhanças”, explicou.

Para a presidenta, um salto na educação brasileira pode contribuir para o enfrentamento da crise econômica que atinge países como os Estados Unidos e os da União Europeia.

“Temos que ter consciência de que estamos vivendo uma situação mundial de muitas turbulências lá fora. Estamos preparados para atravessar esse momento de instabilidade econômica mundial, mas não podemos descuidar. Temos que enfrentar os desafios de hoje sem tirar os olhos do amanhã.”

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vestibular UFPR

A Universidade Federal do Paraná abre nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, as inscrições para o seu processo seletivo 2011/2012. Serão ofertadas 5.616 vagas, 20% serão destinadas a candidatos inscritos por cotas raciais e 20% para cotas sociais. Além disso, em cada curso haverá uma vaga destinada à pessoa portadora de deficiência. Este ano a UFPR oferta um novo curso, o bacharelado em Expressão Gráfica, com 40 vagas disponíveis.

Interessados podem se inscrever exclusivamente pelos sites www.nc.ufpr.br ou www.ufpr.br. O prazo termina no dia 19 de setembro, às 16 horas e o valor da taxa é de R$80,00 para candidatos aptos ao ingresso e de R$79,00 para treineiros.

As provas da primeira fase serão realizadas no dia 13 de novembro, a partir das 14 horas, com questões de conhecimentos gerais. A segunda fase será dividida em dois dias de prova. Em 11 de dezembro, também a partir das 14 horas, os candidatos responderão questões de compreensão e produção de textos. E no dia 12 de dezembro, serão realizadas as provas específicas conforme o curso.

Haverá duas formas de ingresso para cursos da instituição. A primeira, pelo processo seletivo, no qual valerá 90% da nota do vestibular mais 10% da nota do ENEM. Em cada curso, serão destinadas 10% das vagas ofertadas para ingresso pelo SISU/MEC, somando no total 529 vagas para essa modalidade. Nesse caso, as inscrições serão somente pelo site do SISU, o http://sisu.mec.gov.br, de acordo com os prazos e regras específicos do sistema. Para cursos que exigem teste de habilitade específica ─ Arquitetura, Design e Música ─ e para os cursos do Processo Seletivo Estendido ─ Matemática, Matemática Industrial e Estatística ─ não haverá entrada pelo SISU.
Para saber o número de vagas por curso e outras informações, basta acessar o edital completo do concurso no site www.nc.ufpr.br.