quinta-feira, 12 de maio de 2011

Globalização

Começa com um cartaz, depois um aluno sendo espancado ou morto, até ai ninguem liga, depois quando a coisa esquenta aparece alguem dizendo que tudo isso era previsível ... Vimos isso acontecer no Rio, nos E.U.A e em tando outros lugares. Quando isso acaba?

 

Cartazes com ameaças perto de escola causam tumulto em Fazenda Rio Grande

Autor dos cartazes se identificou como membro do PCC. As aulas foram suspensas durante toda a quarta-feira

Cartazes com ameaças a uma mulher foram colocadas nas proximidades de uma escola municipal de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e deixaram pais e alunos assustados na quarta-feira (11). O texto dizia que a mulher conhecida como "baixinha" seria procurada até a morte por causa de uma suposta traição e que a população não deveria se intrometer. O autor dos cartazes se identificou como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa de São Paulo. A prefeitura de Fazenda Rio Grande informou que a mulher ameaçada e o homem que fez os cartazes não têm nenhuma relação com a escola.
O “aviso” estava colocado em 11 postes de iluminação nas proximidades da escola. Os pais encontraram os cartazes quando levavam as crianças à escola para aulas do período da manhã, por volta das 7h30. Houve tumulto e os pais decidiram levar os alunos para casa. As aulas foram suspensas durante toda a quarta-feira.
A Guarda Municipal foi acionada e prendeu o homem, de 32 anos, que produziu e colocou os cartazes nos postes. Ele foi detido por volta das 9 horas nas proximidades da escola. O homem foi encaminhado para a delegacia de Fazenda Rio Grande.
As aulas foram retomadas normalmente nesta quinta-feira (12), de acordo com a prefeitura de Fazenda Rio Grande.
Mais informações em breve.
Fonte : Gazeta do Povo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Doação de Sangue


Olá pessoal
Estão todos bem?
Bom, dessa vez eu venho através desse e-mail pra pedir a colaboração de quem puder ajudar.
Minha professora vai passar por uma cirurgia dia 19/05 e vai precisar de sangue. Então peço que por favor, quem puder doar sangue no nome Adriana Zadrozny Murara no Hemobanco em Curitiba até dia 18/05 eu agradeço.
Ela é uma pessoa admirável, e com muita força e coragem para enfrentar os dasafios da vida!
O e-mail dela está encaminhado (abaixo). Para quem quiser e puder ler.
Quem doar e puder me avisar através do meu e-mail mesmo, eu agradeço.
Um forte abraço
Grata pela atenção de todos
Ellen

Este é o site do hemobanco http://www.hemobanco.com.br/frames.htm para qualquer duvida.

Calor contra o Câncer

Pesquisadores holandeses descobriram que esquentar um tumor levemente (entre 41ºC e 42,5ºC) ajuda a bagunçar o sistema de regeneração das células cancerosas, abrindo caminho para que tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia funcionem melhor.
O efeito benéfico do calor sobre os tumores já era conhecido dos cientistas. Mas, até agora, ninguém sabia muito bem o porquê.
O grupo liderado por Przemek Krawczyk, da Universidade de Amsterdã, viu que o calor inibe a chamada recombinação homóloga, um sistema de regeneração do DNA das células.

Fonte: A Folha de São Paulo
leia mais

terça-feira, 10 de maio de 2011

Engenharia Civil e a Matemática


03/05/2011 09:44
Ponte de macarrão
Autor: Arquivo
Demonstrar para alunos do Ensino Médio
 a importância da Matemática será tarefa
 para os integrantes do grupo PET do
curso de Engenharia Civil da UFPR
através do projeto "Engenheiros
 nas Escolas"                                    
                                                      
Os acadêmicos visitarão o Colégio Hildebrando de Araújo, no dia 18 de maio, no horário das
07h45 até às 10 horas. Na oportunidade, os alunos poderão ver também o rompimento de uma
ponte feita de macarrão. Por meio desta demonstração, a intenção dos estudantes do PET é
 passar para os alunos noções sobre o cálculo estrutural de pontes - no caso da ponte de
 macarrão, o cálculo é feito para uma ponte em miniatura que tem cerca de dois metros de vão
 e suporta aproximadamente 15 quilos. Ainda relacionar a Física com os acontecimentos do
 cotidiano será outro tema apresentado pelos participantes do projeto.

Objetivos - Um dos objetivos da iniciativa é fornecer informações, e levar apresentações e

 atividades práticas aos alunos do último ano do Ensino Médio para que eles possam
 escolher uma profissão com mais segurança, além de mostrar a amplitude de uma
Universidade. Outra meta é quebrar o preconceito de que a matemática é utilizada apenas
 para passar no vestibular, mostrando sua importância através de exemplos práticos.

Motivação - No caso da Engenharia, inicialmente será realizada uma apresentação rápida

 sobre Universidade, o curso de Engenharia Civil e o PET. Um dos softwares a ser
apresentado é o programa utilizado na elaboração da ponte de macarrão. Para que
entendam melhor o procedimento, os estudantes serão divididos em grupos coordenados
por um integrante do PET para construírem uma ponte em miniatura.
A construção deve ser acompanhada por explicações sobre como fazer e o porquê

daquela estrutura. Em seguida haverá o rompimento da estrutura. No final da visita
poderão ser feitas inscrições para os alunos interessados em conhecer a Universidade.

É só o fim

Uma medida que já vem sendo adotada por aqui (PR), começa a ser utilizada em SP, o fim das sacolas de plástico. Na maior parte dos casos, a utilização final das mesmas é a lixeira. O problema é que muitas pessoas não sabem que o plástico leva anos e anos para ser devolvido a natureza. Muitas pessoas jogam o lixo em terrenos baldios, rios e lagos. Fora que todo o lixo coletado que fica armazenado nos sacos também acaba tendo um tempo maior para se decompor e voltar ao meio ambiente. Afinal de contas produzimos uma grande quantidade de lixo por dia.
A nova lei deve determinar o fim das sacolas para 2012 mas os lojistas tem um prazo de 6 meses para se adaptarem. Na prática, os lojistas deverão incentivar alternativas como o uso de sacolas retornáveis, carrinhos de feira e caixas de papelão para o transporte das compras. Se optar pela sacola descartável, o consumidor terá de pagar pela versão biodegradável, feita de amido de milho, que estará disponível nos supermercados por cerca de R$ 0,20.
Fonte: O Estado de São Paulo
Leia mais

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Trabalho Longo x Trabalho Duro

Colaboração prof. Haroldo

-se que é o bom funcionário é aquele que chega cedo na empresa e sai tarde. Muitos gurus defendem isso como um diferencial, e eu acredito. Os chefes admiram isso, causa uma boa impressão e expressam comprometimento com a empresa. O problema começa quando se considera normal ficar até tarde na empresa, trabalhar nos finais de semana e levar trabalho para casa sempre.
O que as empresas querem de você pode ser resumido em uma coisa: resultado. Para alcançar grandes resultados, é preciso ter foco. Via de regra, quanto mais tempo passamos na mesma atividade, maior a dispersão — e menor o foco. O que vale mais: um craque em plena forma entrando no 2º tempo de uma partida ou um lesionado jogando os 90 minutos? Você decide. A comparação pode ser exagerada, mas serve para mostrar a diferença entre trabalho longo e trabalho duro.
Gostaria de expor três fontes diferentes que defendem o trabalho duro sobre o trabalho longo.
O que diz um empreendedor:
O texto a seguir foi escrito por Seth Godin:
Trabalho longo é o que o advogado que gasta 14 horas por dia preenchendo formulário faz.
Trabalho duro é o que o perspicaz litigante faz quando sintetiza quatro disparantes ideias e surge com um novo argumento que ganha o caso — em menos de 5 minutos.
Trabalho longo há muito vem tendo suas histórias contadas. Fazendeiros, caçadores, trabalhadores de fábrica… Sempre houve trabalho longo por trás daqueles que se deram bem na vida. Durante gerações, existiu uma grande recompensa para aqueles que tivessem disposição e determinação para fazer um trabalho longo.
Trabalho duro é assustador. Nós nos afastamos do trabalho duro porque junto dele está o risco. Trabalho duro é duro porque você pode fracassar. Você não pode fracassar no trabalho longo, você só te que aparecer. Você fracassa no trabalho duro quando não estabelece uma conexão emocional, quando não resolve o problema ou quando hesita.
Acho que vale notar que trabalho longo frequentemente dá lugar ao trabalho duro. Se você aparecer o suficiente, praticar o suficiente e aprender o suficiente, há grandes chances de você se encontrar trabalhando duro.
Parece que não importa o quão longo você trabalhe, você não irá colher os frutos do trabalho duro a menos que esteja disposto a dar um salto.
O que diz um empresário milionário:
Determinação + objetivo claro + concentração = sucesso. Essa é a fórmula do sucesso dada por Harvey Mackay, um dos mais bem-sucedidos, influentes e simpáticos homens de negócios dos Estados Unidos.
Determinação é a palavra mais atrelada ao sucesso que eu conheço. O próprio Mackay chamou de um dos maiores clichês. Ter um propósito também é óbvio, todo mundo sabe, todo palestrante fala a respeito e é impossível chegar a algum lugar sem saber (exatamente) que lugar é esse. Mas concentração é algo pouco citado.
Nessa fórmula, concentração está diretamente ligado à eficácia e desempenho. Sem concentração, ninguém nunca fará o seu melhor trabalho, nem um jogador marcará o seu gol mais bonito ou um artista criará sua maior obra.
O que diz a ciência:
Nada como pesquisas para comprovar o que gurus dizem.  Responda essa charada: Por que pessoas de sucesso vão pra casa cedo?
Porque elas terminam seu trabalho antes de todo mundo. Dã! Bobo, eu sei, e peço desculpas. Mas é exatamente isso que dizem os estudiosos. Pessoas  bem-sucedidas não se matam trabalhando 12 horas por dia. Elas se matam trabalhando 4, 6 horas e depois gastam seu tempo descansando a mente e fazendo coisas que irão melhorar seu desempenho na próxima vez que pegarem no batente. É o que mostra uma pesquisa publicada em 1993 pelo Dr. K. Andrews que estudou o desempenho de músicos e descobriu que aqueles que ensaiavam apenas pela manhã se sairm melhores do que aqueles que praticam o dia todo.  A pesquisa comparou com pessoas bem-sucedidas em outras profissões e encontrou o mesmo padrão, como por exemplo, escritores.
Acredito que isso aconteça em todas profissões exceto quem trabalha com trabalhos essencialmente mecânico e que exijam não muito mais do que esforço motor. A explicação para isso está no fato de que concentração é muito importante para o desempenho e que ninguém consegue se concentrar durante muitas horas. Outro fato é que com menos horas de trabalho, você se planeja mais e estabelece melhor os objetivos — os tão menosprezados milestones.
Eu já havia lido algum tempo atrás que o máximo de tempo que uma pessoa consegue manter boa concentração são 4 horas e que, depois isso, uma boa pausa é obrigatório. Mas depois de algumas horas de trabalho intenso, talvez o mais indicado mesmo  seja ter 1 dia de folga. Como poucas pessoas têm esse privilégio, o mais indicado é planejar melhor o dia. Evite trabalhar o dia todo em um projeto complexo e exaustivo. Tire metade do dia, coloque o celular no silencioso, cheque e-mails apenas de hora em hora e feche outros aplicativos do computador antes de começar a trabalhar. À tarde, faça o trabalho mais rotineiros, dê uma lida no jornal e cuide dos projetos menores. Mas, bem, isso é só uma ideia.

O Estilo de aprendizagem

Colaboração prof. Haroldo

você escolher a estratégia correta de aprendizagem, pode melhorar suas notas.
Isto é que defende a pesquisadora norueguesa Anne Berit Swanberg.
Há diversas maneiras diferentes de aprendizagem - a maneira que você aprende é descrita como sendo o seu estilo de aprendizagem.
Alguns alunos optam por mergulhar nos livros apenas antes das provas e tentar decorar tudo, consumindo um volume de informações muito além da sua capacidade de lembrança.
Outros são mais motivados, e interessados em penetrar profundamente em cada assunto, ganhando uma compreensão do panorama geral.
Um terceiro grupo usa mais estratégia na sua abordagem de aprendizagem, e organiza seus estudos de forma eficiente, a fim de obter as melhores notas possíveis em cada matéria.
Melhores notas
É evidente que nossos estilos de pensamento e aprendizagem, nossa personalidade e nossas capacidades afetam o nosso desempenho escolar.
Essas diferenças individuais têm sido estudadas em diferentes situações organizacionais como, por exemplo, na resolução de problemas, na tomada de decisões, na criatividade e na aprendizagem.
Mas o que Swanberg queria saber era mais direto, isto é, se a escolha de estilo de aprendizagem específico afeta as notas, e qual estilo de aprendizagem leva a melhores notas.
Estilo de aprendizagem faz a diferença
Swanberg realizou uma pesquisa envolvendo mais de 1.000 estudantes da BI Norwegian Business School, a fim de ver como as personalidades dos alunos e seus estilos de aprendizagem afetam suas notas.
Personalidade e estilo de aprendizagem são temas relacionados, e estudos anteriores concluíram que o estilo de aprendizagem de um indivíduo é parte de sua personalidade.
Swanberg descobriu que a personalidade afeta o resultado nos estudos - mas esses resultados também podem ser influenciados pelo estilo de aprendizagem adotado, ainda que não aquele para o qual a personalidade do indivíduo tende naturalmente.
"A abordagem dos alunos em relação à aprendizagem explica uma parte significativa das suas notas," afirma Swanberg.
Análises mais detalhadas mostraram que a conexão entre a personalidade e as notas também é afetada (mediada) pelo estilo de aprendizagem do indivíduo.
Três tipos de aprendizagem
Swanberg baseou sua pesquisa em um instrumento de medição muito difundido, que analisa três abordagens principais para a aprendizagem (estilos de aprendizagem):
Abordagem superficial: O aluno decora os textos para se lembrar durante o exame;
Abordagem estratégica: O aluno é motivado por boas notas e é eficiente em sua aprendizagem;
Abordagem em profundidade: O aluno é intrinsecamente motivado e olha para o significado do material.
O estilo de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, e depende de como cada indivíduo está motivado para aprender.
Mas a pesquisadora decidiu usar grupos de estudantes para analisar os estilos, pressupondo que os estudantes trabalhando em grupo teriam melhores notas nos testes de conhecimento.
Mas não foi isto o que ocorreu. Os alunos que resolveram os problemas por conta própria (individual) tiveram, em média, um desempenho melhor no teste de conhecimento. Ou seja, parece que a personalidade de cada aluno, em sentido mais geral, levou a melhor sobre a escolha de uma estratégia.
Como estudar em grupo
Por outro lado, a alteração nos estilos de aprendizagem beneficiou mais os estudantes que trabalhavam em grupo.
"Um alto grau das abordagens de profundidade e estratégica foi uma combinação especialmente boa quando se trata do rendimento dos alunos trabalhando em grupos," afirma a pesquisadora.
Mas isto depende da dinâmica do grupo, fundamentada na sensação de segurança e na percepção de que o grupo ouve as ideias individuais e que está realmente focado no objetivo de resolver o problema.
"O estudo mostrou que, quando o aluno se sente seguro no grupo, ele tem maiores chances de uma melhor pontuação no teste de conhecimento", conclui Swanberg.