sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Tabela Periódica será corrigida pela primeira vez na história

Esta correção histórica vai modificar o peso atômico de 10 elementos. A nova medida na verdade mostrará uma variação do peso. Serão estabelecidos para estes elementos valores superiores e inferiores para o peso atômico. Os elementos que terão esta mudança são: hidrogênio, lítio, boro, carbono, nitrogênio, oxigênio, silício, cloro, enxofre e tálio.
"Por mais de 150 anos os estudantes aprenderam a usar os pesos atômicos padrão - um valor único - encontrados na orelha dos livros didáticos de química e na Tabela Periódica dos elementos," comenta o Dr. Michael Wieser, da Universidade de Calgary, no Canadá e membro da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
E agora professores?
Fonte: Site Inovação Tecnológica
leia mais

Aplicativo do Google mostra corpo humano em 3D

O Google está para lançar mais um recurso,um software chamado Google Body Browser, que mostrará imagens em 3D do corpo humano, funcionado de maneira análoga ao Google Earth. O aplicativo foi desenvolvido para utilizar uma nova tecnologia, o webGL, que permitirá a visualização de imagens e páginas em 3D pela internet.
Fonte: Site Diário da Saúde.
Leia mais

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Empresa quer construir captores para enviar energia solar à Terra

Quando se fala em energia solar é fácil imaginar aquecedores de água, fotocelulas etc. Este projeto é um pouco mais audacioso. A idéia central do projeto é utilizar satélites para captar a energia solar e do espaço enviar um raio laser infravermelho para pontos específicos aqui na terra. Estes pontos contariam com painéis com sensores para captar esta radiação e produzir até 300kw por painel. A idéia de usar painéis para infravermelho fariam os novos painéis terem um aproveitamento de 60% contra 15% dos atuais painéis no aproveitamento da energia solar.
Fonte: O Último Segundo.
Leia mais

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Foguete brasileiro leva experimentos científicos ao espaço

O projeto espacial brasileiro consegui mais um passo rumo as estrelas. O lançamento, localização e recuperação do foguete VSB-30 é mais uma prova disso. Após aquele terrível acidente alguns anos atrás, parece que as coisas estão entrando nos eixos. Foram apenas 33 minutos de voo, mas o suficiente para realizar uma série de experiências (veja mais detalhes no link abaixo). Segundo o Inovação Tecnológica, mesmo com este tempo curto de voo, as experiências renderam uns 5 anos de estudo. Por que fazer experiências num foguete? A gravidade que afeta todos aqui na terra, nas proximidades da Terra tem uma influência muito menor, alguns materiais tem suas estruturas alteradas quando fora dessa gravidade. Estas modificações podem ser significativas o suficiente para que novos compostos, novas propriedades sejam descobertas e analisadas. Se não por isso, apenas pelo desenvolvimento da tecnologia para os foguetes (combustivel, computadores, circuitos etc). Outro ponto positivo, foi que alguns dos experimentos eram de alunos da rede pública de ensino.

A recuperação da carga útil do VSB-30 foi parte crucial da campanha, já que, dos dez experimentos que voaram, sete precisavam da recuperação das amostras para serem estudados. [Imagem: Edson Haruki/AEB]
 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Enem será reaplicado a mais de 9,5 mil estudantes

A nova prova será realizada nesta quarta feira em 218 municípios em todo Brasil. O MEC garante que todos os alunos que vão fazer as novas provas já foram avisados sobre o local onde devem se apresentar.
Os convocados farão apenas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aplicada no dia 6 de novembro passado. Os estudantes também podem consultar os novos locais de aplicação pelo site do Enem.
Vale ressaltar que os estudantes não são obrigados a realizar a nova prova. Quem não comparecer terá a prova anterior corrigida. Os estudantes poderão pedir uma declaração de comparecimento para justificar a ausência ao trabalho. Quem, por qualquer motivo, foi convidado e não teve problemas com a prova amarela ou realizou provas de outra cor deve desconsiderar o convite.
Fonte: O Último Segundo
Leia mais

Cientistas dos EUA geram rato a partir de dois machos

Através do uso de células tronco são obtidos animais sadios e viáveis no que diz respeito a reprodução. Com essa técnica espécies ameaçadas e até mesmo casais homossexuais poderam ter filhos.
Fonte: O Último Segundo
Leia mais