Publicado em 19/11/2010 | Vanessa Prateano
Uma prova da disciplina de Geografia elaborada pela Secretaria de Educação de Curitiba (SME) para alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental causou polêmica entre professores e pais de estudantes. Uma das questões da avaliação, aplicada na semana retrasada em mais de 170 escolas, traz uma imagem de conotação sexual, considerada inapropriada (veja acima) para a faixa etária das crianças, em média de 6 anos de idade. Na semana passada, professores comunicaram o fato à secretaria e ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). A prova foi recolhida na última terça-feira.
Para a professora Maira Beloto de Camargo, diretora do Sismmac, o episódio deixa clara a falta de cuidado da SME com a elaboração e a revisão da prova, já que, ao que tudo indica, a imagem foi retirada de um site na internet e reproduzida sem um processo de checagem antes de a prova chegar aos alunos. “Deveria ter um critério de revisão mais eficiente por parte da secretaria, já que é ela que elabora a prova. Isso demonstra um descaso com o conteúdo e elaboração das questões”, disse Maira.
A avaliação é aplicada semestralmente pela prefeitura como forma de avaliar o desempenho de escolas, alunos e professores e é direcionada a todas as turmas, do primeiro ao 9.º ano, abrangendo todas as disciplinas. Na opinião de Maira, a preocupação da secretaria em avaliar o ensino a cada seis meses tem como único objetivo promover o ranqueamento das escolas, o que acaba contribuindo para erros como esse. “São muitas avaliações e isso compromete a qualidade. A preocupação não é com o conteúdo, com o ensino, apenas com os resultados”, acusa.
Sem autonomia
A professora Ângela Maria de Castro, que atua na Escola Municipal Maria Neide Gabardo Betiatto, no bairro Umbará, conta que os alunos não entenderam o significado da imagem, apenas perguntaram aos professores “por que a galinha estava cortada e com os olhos esbugalhados”. Para ela, no entanto, isso não minimiza o problema. “É um erro gravíssimo. Serve de alerta para a forma como essa avaliação está sendo conduzida. No caso, foi aplicada a alunos do 1.º ano, mas poderia ter ocorrido com alunos de outras séries”.
De acordo com Ângela, a prova, da forma como é conduzida hoje, fere a autonomia das escolas e compromete o planejamento escolar, já que o exame é elaborado por uma equipe de dentro da própria secretaria e aplicado de maneira uniforme em toda a rede. “O planejamento é posto em segundo plano, pois o professor só pensa na prova, em se sair bem, em tirar uma boa nota. Há também muita competitividade entre as escolas, os alunos chegam a ficar estressados. Não acho que a prova deveria acabar, mas sim que ela servisse como um meio, não como um fim”.
Outro lado
Secretaria exonera responsável
A chefe da Superintendência de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Meroujy Giacomassi Cavet, afirmou que será aberto um processo administrativo para apurar as circunstâncias do uso da imagem. Ela negou que a exoneração da chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Nara Salamunes, responsável pela avaliação, tenha relação com o episódio. “Posso garantir que foi uma coincidência”, disse. Nara foi exonerada ontem.
Meroujy disse não acreditar que a imagem tenha sido compreendida pelas crianças. “Lamentamos muito esse equívoco e pedimos desculpas à comunidade escolar. O erro é pequeno, mas grave.” Ela disse que a prova não serve para ranquear as escolas, mas para dar subsídios a fim aprimorar a educação. “Ela não serve nem para aprovar, nem para reprovar”.
sábado, 20 de novembro de 2010
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Cientistas mapeiam anatomia de erupção islandesa
Imagem do vulcão na Islândia durante a erupção.
Aquele vulcão de nome impronunciavel, o Eyjafjallajokull, está sendo estudado. Uma reconstituição de todo o processo ocorrido durante a erupção está sendo estudado por cientistas para tentar descobrir mais sobre estes fenômenos que assustam e causam vários problemas e transtornos. Este vulcão atrapalhou o tráfego aéreo de boa parte da Europa, devido a quantidade de fumaça expelida.
fonte: O Último Segundo
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Grupo de físicos com brasileiros capturam átomo de antimatéria
Bem, primeiro o que é a antimatéria? Bem, matéria é basicamente tudo que vemos formado por elétrons negativos e protons com carga positiva, isto é a matéria convencional. A antimatéria seria o oposto disto, protóns negativos e elétrons positivos. Na teoria, quando ocorreu o Big Bang, existiria mais matéria do que antimatéria. Quando uma se aproxima da outra elas se desintegram, o que existe hoje no universo é esse execesso que sobrou! Para estudar a antimatéria é necessário então criar a mesma em laboratório e manter a mesma isolada para que não se desintegre, ai é que entram os físicos brasileiros.
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quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Bactérias viram minifábricas de vacinas e biocombustíveis
A engenharia genética força as bactérias a criarem espaços internos onde são produzidos os componentes químicos, vacinas ou biocombustíveis - biologia sintética do bem
Usando uma técnica denominada como biologia sintética pesquisadores do Reino Unido, modificam grupos de bactérias para que as mesmas produzam compostos químicos. Estes compostos podem ir de um composto químico qualquer, uma vacína até um biocombustível. As possíbilidades são inimagináveis.
Fonte: Site Inovação Tecnológica
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terça-feira, 16 de novembro de 2010
IF-PR
Processo Seletivo para cursos
Edital Nº 019/2010 - Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes (pós-médios) para os Campi do IFPR. Clique aqui!
Concurso Público para técnico administrativo
Edital 073/2010 Técnico-Administrativo
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Mais um vestibular. . .
Mesmo estando na praia, acabei voltando para trabalhar no vestibular. Tarefa ingrata, bem no meio do último feriadão do ano. Depois de tantos dias de frio e chuva, justo quando podia estar curtindo... e que sol fez neste domingo.
No início achei que o que seria mais concorrido seria o banheiro feminino, deveriam ter umas 50 meninas disputando uma vaga. Afinal, muitos chegaram cedo e os portões só abriram as 13:30. Para azar de todos, muito sol, e eu de aplicador na sala. Bem pelo menos, a vista compensava.`
Era estranho ver aquele pessoal fazendo prova, no início até falei, que estavamos preocupados com o pessoal, pois muitos saiam com torcicolo de tanto virar o pescoço, ou estrabicos de tanto tentar olhar para as provas dos outros. Mesmo assim sempre tem gente que tenta. Não percebem que as ordens dos exercícios são diferentes!
Alguns seguram a cabeça, outros ficam com um olhar perdido para o teto, esperando ver alguma resposta, pobre ilusão. Quem não estuda ou não domina acaba tendo tanta dificuldade que acaba desistindo.
Não parece que a prova estava tão difícil, mas acho que muitos alunos não estavam bem preparados. Tinha gente que não sabia nem qual era a mão direita, para marcar a impressão digital de identificação. Diferente da sala de aula, ali não era lugar pra brincadeira, são destinos que estão sendo decididos.
Acredito que pelas camisestas uns 25% eram de cursinhos, nem por isso acho que tiveram melhor aproveitamento que os restantes. No final o que conta é o empenho do aluno e do professor. Sorte, chute estão pesando cada vez menos no vestibular.
No início achei que o que seria mais concorrido seria o banheiro feminino, deveriam ter umas 50 meninas disputando uma vaga. Afinal, muitos chegaram cedo e os portões só abriram as 13:30. Para azar de todos, muito sol, e eu de aplicador na sala. Bem pelo menos, a vista compensava.`
Era estranho ver aquele pessoal fazendo prova, no início até falei, que estavamos preocupados com o pessoal, pois muitos saiam com torcicolo de tanto virar o pescoço, ou estrabicos de tanto tentar olhar para as provas dos outros. Mesmo assim sempre tem gente que tenta. Não percebem que as ordens dos exercícios são diferentes!
Alguns seguram a cabeça, outros ficam com um olhar perdido para o teto, esperando ver alguma resposta, pobre ilusão. Quem não estuda ou não domina acaba tendo tanta dificuldade que acaba desistindo.
Não parece que a prova estava tão difícil, mas acho que muitos alunos não estavam bem preparados. Tinha gente que não sabia nem qual era a mão direita, para marcar a impressão digital de identificação. Diferente da sala de aula, ali não era lugar pra brincadeira, são destinos que estão sendo decididos.
Acredito que pelas camisestas uns 25% eram de cursinhos, nem por isso acho que tiveram melhor aproveitamento que os restantes. No final o que conta é o empenho do aluno e do professor. Sorte, chute estão pesando cada vez menos no vestibular.
Cientistas exumam restos mortais do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe
Na segunda tentativa, espera-se obter algum resultado para acabar com o mistério
da morte de um dos maiores astrônomos da humanidade.
Fonte: O Estadão.com.br/ciência
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