sexta-feira, 26 de abril de 2013

Jogar Tetris ajuda a tratar desordem ocular infantil

Jogar Tetris ajuda a tratar desordem ocular infantilJogar Tetris ajuda a tratar desordem ocular infantil: Estima-se que 1 em cada 50 crianças sofra de ambliopia, que ocorre quando um dos olhos não se desenvolve adequadamente.
Os óculos especiais permitem que um olho do voluntário enxergue apenas as peças que caem, enquanto o outro olho vê só as peças que se acumulam na base da tela do jogo.

Brasileiros criam primeiro monitor cardíaco inteligente do mundo

Brasileiros criam primeiro monitor cardíaco inteligente do mundoBrasileiros criam primeiro monitor cardíaco inteligente do mundo: O alerta enviado pelo celular inclui informações sobre a condição cardíaca do paciente e a sua localização física, graças a um GPS embutido.
O monitor cardíaco inteligente é do tamanho de um telefone celular e pode ser utilizado em uma pochete, ou no bolso do usuário. [Imagem: FIT]

quarta-feira, 24 de abril de 2013

UFPR abre inscrições para o projeto Universidade Aberta da Maturidade

Pessoas a partir de 55 anos podem se inscrever
Pessoas a partir de 55 anos podem se inscrever

Estão abertas as inscrições para o projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAM) da Universidade Federal do Paraná. Podem participar pessoas acima de 55 anos da comunidade em geral. O projeto prevê atividades educativas, constituindo-se em um espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e a comunidade acadêmica. Tem como base os seguintes temas centrais: Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde do Idoso, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia, Arte e Cultura.
A Universidade Aberta da Maturidade é um projeto de extensão, que tem como diretriz valorizar socialmente o idoso. Seu principal objetivo é contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos nas atividades.
O candidato interessado deverá se inscrever na Coordenação da Universidade Aberta da Maturidade, enviando a ficha de inscrição preenchida para o  e-mail uam@ufpr.br,  até o dia 10 de maio. A ficha está disponível no site www.uam.ufpr.br.

Aula de informática faz parte do programa. Foto: Silvio S. Kuroda.

Quem não tiver acesso à Internet ou preferir se inscrever pessoalmente, pode aproveitar o atendimento nos dias 23 e 25 de abril, 7 e 9 de maio, das 14h às 17h, no saguão do Prédio da Reitoria, Rua XV de Novembro, 1299.  As atividades do projeto estão previstas para começar em julho, com duração de um ano, todas as terças e quintas à tarde, das 14h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas na coordenação da Universidade Aberta da Maturidade, Prédio da Reitoria, Rua XV de Novembro, 1299, fones 3360-5436 ou  3360-5415 , com atendimento às  terças e quintas à tarde.

Há algo além de elétrons na condução da eletricidade?

Há algo além de elétrons na condução da eletricidade?: Os elétrons não são suficientes para explicar a condução elétrica nos supercondutores.


Elétrons não são suficientes para explicar supercondutores As regras da condução elétrica não se aplicam aos supercondutores, materiais onde a eletricidade flui livremente, sem qualquer resistência.[Imagem: Philip Phillips]

IPTV

Do USP Online
Acontece na quinta-feira, 25 de abril, às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP, um colóquio com o professor Jean-Philippe Uzan do CNRS e do Instituto de Astrofísica de Paris (França), sobre as constantes fundamentais, que são a pedra fundamental de quatro leis da física.
O palestrante buscará esboçar os principais quadros teóricos em que as constantes de baixa energia podem ser realmente diferentes e encerrará tratando da cosmologia e, em especial os modelos do início do universo. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever. A palestra será transmitida ao vivo pelo site do IPTV. O IF está localizado na R. do Matão, 187, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-6900; site http://www.if.usp.br
 
 
 
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

- Ensino - Gazeta do Povo

- Ensino - Gazeta do Povo

Chega do SUS com A (SAS)!

- Ensino - Gazeta do Povo

- Ensino - Gazeta do Povo

Só falta o governo do Paraná liberar os tablets!
Minha escola ainda não recebeu nada, outra que visitei idem!
Isso não era para março?

Piada de estudante anula formatura de turma da PUC-Rio


Da Redação - Terra Educação - 19/04/2013 - São Paulo, SP
A colação de grau de uma turma de cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi anulada depois que a aluna responsável pelo juramento decidiu fazer uma brincadeira. A cada tópico ela incluiu a expressão `ou não` no fim da frase, mudando o sentido da cerimônia. `Prometo exercer minha profissão com espírito de quem se entrega a uma verdadeira missão de serviço, tendo sempre em vista o bem comum. Ou não`, disse ela. As informações são do jornal O Globo.
Não avisados da brincadeira, os demais estudantes repetiram as frases da colega. Com isso, eles acabaram não fazendo o juramento e a colação de grau foi atrasada em meses. O diretor do Departamento de Comunicação Social, professor César Romeno, encaminhou o vídeo à reitoria, que decidiu que o juramento seria anulado. Duas novas cerimônias alternativas foram marcadas para março e abril. Para o docente, o caso serve de exemplo para que a formatura seja levada a sério. `Imagine a presidente Dilma Rousseff dizendo no dia da posse: `Prometo defender os direitos humanos, ou não`. A universidade não está disposta a compactuar com esse tipo de brincadeira`.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Palestras gratuítas em Almirante Tamandaré



As palestras que tem feito para adolescentes, jo­vens e adultos, em escolas públicas da rede esta­dual de ensino, acerca da jornada cotidiana que faz dentro de si, também o liberta, segundo explica­ção de Nelson Girardi, e auxilia na libertação dos outros. Acessar   http://fotolog.terra.com.br/tamandareontemehoje:58  
 
Um final de semana de muita paz.
Abraço.
Jorge Queiroz.

Conheça o projeto da nova estação brasileira na Antártica

Conheça o projeto da nova estação brasileira na Antártica: As novas instalações deverão ter uma complexa infraestrutura composta por 19 laboratórios.

Brasileiros descobrem nova rota para fabricar material bactericida

Brasileiros descobrem nova rota para fabricar material bactericida: O novo material trará avanços nas áreas da saúde, cerâmica, eletrônica e química coordenada.