quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Evento


O Programa de Pós-Graudação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPR
(PIPE-UFPR) convida-os a participar da palestra a ser proferida pelo Prof. Alvaro Toubes Prata, Secretário Nacional de Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Pesquisador Nível 1A do CNPq.

*Título:  "Universidade, Indústria e Inovação"
*Data: 14/09/2012 (sexta-feira)
*Horário: 15:30h
*Local: Auditório CESEC - Centro Politécnico (UFPR)

Atenciosamente,
Coordenação do Programa PIPE – UFPR

**Sobre o Professor Álvaro Toubes Prata:  
Atual Secretário Nacional de Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
E Pesquisador Bolsista de Produtividade Nível 1A do CNPq. É professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia
Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA. Há 34 anos na UFSC, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. Já publicou mais de 230 artigos científicos completos em periódicos e anais de congressos, orientou 41 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado - possui duas patentes depositadas. Em função de sua
reconhecida atuação em pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, é pesquisador nível 1A no CNPq. De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito
Científico - Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência. Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60 aniversário da CAPES, em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da
liderança institucional. De maio de 2008 a maio de 2012 foi reitor da UFSC e por dois mandatos ocupou a Vice-Presidencia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica. Suas áreas de pesquisa
são transferência de calor e mecânica dos fluidos.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PIPE - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais
Área de Concentração: Engenharia e Ciência dos Materiais
Centro Politécnico - Prédio da Administração - 2° Andar - Jd. das Américas
C.P.: 19011 - CEP: 81531-990 - Curitiba - Paraná - Brasil
E-mail: pipe@ufpr.br - Site: www.pipe.ufpr.br

Você sabe a diferença entre Peçonha e Veneno?


Artigo de Esclarecimento 

Por Marcelo Szpilman*

Você já deve ter ouvido nos programas e entrevistas na televisão os termos peçonha e veneno sendo utilizados de forma alternada e indiscriminada para se referir a uma mesma substância produzida por algum tipo de animal, normalmente perigoso e temido, como cobras, aranhas e escorpiões. E isso, provavelmente, o faz pensar que os dois termos podem ser aplicados para designar a mesma substância. Mas isso não é verdade.

Acredito que um dos grandes motivos para a enorme confusão entre os dois termos, fora, é claro, o desconhecimento, é a tradução mal feita dos livros e textos em inglês e dos programas originais em inglês da TV a Cabo, como Discovery, Animal Planet e NetGeo. Os ingleses e americanos costumam empregar corretamente as expressões em inglês venom e venomous (peçonha e peçonhento) e poison e poisonous (veneno e venenoso). Entretanto, quando o texto ou programa chega para a tradução, a expressão em inglês “venomous marine animals” é traduzida erroneamente como “animais marinhos venenosos”, quando o certo seria “animais marinhos peçonhentos”, pois o termo correto para animais marinhos venenosos é “poisonousmarine animals”.

Por isso, vale a pena, mais uma vez, esclarecer a diferença entre peçonha e veneno, pois, infelizmente, até mesmo alguns biólogos não sabem e empregam os termos de forma incorreta.

Peçonha: é uma substância (uma toxina ou mistura de várias toxinas) de origem estritamente animal, produzida por uma glândula, capaz de alterar o metabolismo de outro animal quando inoculada através de um aparato natural do animal (espinhos, dentes e outros). A toxina é injetada no corpo da vítima através da pele intacta. Exemplo: peixes peçonhentos, como o peixe-leão, o mangangá e a raia, cobras, aranhas, escorpiões e águas-vivas. Na verdade, quando uma pessoa morde a outra, sua saliva pode atuar como uma peçonha, apesar da baixa agressividade.

Veneno: é uma substância (toxina) de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por nenhuma glândula, nem pode ser inoculada naturalmente. A toxina entra no corpo através dos tratos digestivo ou respiratório ou por absorção através de um tecido intacto, como a pele. Usualmente, os animais venenosos são aqueles que produzem envenenamento (intoxicação) quando ingeridos, na maioria das vezes ainda frescos, pois apresentam secreções tóxicas em seus organismos, como alguns peixes, como o baiacu, e algumas plantas.

Então, cobras, escorpiões e aranhas são animais peçonhentos que podem inocular peçonha. Só seriam venenosos se, ao comê-los, provocassem envenenamento.

Pode parecer exagero insistir nessa diferença, mas saber a forma correta e falar corretamente é sempre de bom tom. Há, no entanto, a opção de se continuar falando errado, como "ela está 'meia' gripada". Essa é uma decisão de cada um.

Instituto Ecológico Aqualung Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
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Romances podem ajudar no ensino da Teoria da Relatividade


Produtos culturais, como os romances, podem auxiliar na compreensão dos estudantes nas aulas de Física Moderna. Estas obras podem preencher uma lacuna apontada por diversos pesquisadores, que avaliam como insuficiente ou incorreto o conteúdo sobre o tema disponível em livros didáticos, descreve o pesquisador Emerson Ferreira Gomes.
Albert Einstein também usou a imaginação para desenvolver sua teoria
No Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, o professor apresentou sua dissertação de mestrado O Romance e a Teoria da Relatividade: a interface entre Literatura e Ciência no Ensino da Física através da análise do discurso e da estrutura da ficção. Gomes, que é professor no ensino básico, chegou a utilizar contos e filmes em suas aulas de Física. Segundo ele, a receptividade dos alunos era boa, pois fugia do conteúdo matemático e formal da disciplina. 
Fonte: Agência USP


Pesquisa sobre Esquizofrenia


O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMUSP) busca voluntários para colaborar em pesquisa sobre esquizofrenia, com medicação injetável. A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico grave cujo tratamento principal são as medicações antipsicóticas. As inscrições podem ser feitas no telefone (11) 2661-6971  ou pelo emailprojesqipq@hcnet.usp.br, com Josy.
Os voluntários podem ser de ambos os sexos, de 18 a 40 anos, com diagnóstico de esquizofrenia (no máximo há cinco anos), especialmente aquelas com piora dos sintomas no momento, para participar de grupo no qual será oferecida nova forma de tratamento medicamentoso (injetável), a ser ministrado apenas uma vez ao mês.
Mais informações: (11) 2661-6971 ; emailprojesqipq@hcnet.usp.br

Formigas usam algoritmo da internet para encontrar comida

Pesquisadores da universidade de Stanford descobriram que as formigas usam para se comunicar um algoritmo semelhante àquele presente no protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que controla a transferência de dados via internet. De acordo com os acadêmicos de biologia e ciências da computação, as formigas utilizam um sistema para procurar comida que é similar ao usado na transmissão de pacotes pela rede, quando um receptor envia um sinal para confirmar que as informações recebidas são corretas. 
formiga 
O mecanismo tornaria o formigueiro mais eficiente, pois o aviso disparado por um só indivíduo pode chamar todos os outros para a fonte de alimento. De brincadeira, a descoberta vem sendo chamada de "anternet", um jogo com as palavras "ant" ("formiga") e com a rede mundial de computadores. O estudo foi conduzido usando as chamadas formigas cortadeiras, que, da mesma forma que o TCP comprime dados se os pacotes iniciais indicam uma banda não muito larga, enviam menos membros se os primeiros demorarem muito para voltar com a comida.

"Uma formiga não retorna ao ninho enquanto não encontrar comida. Se há sementes em abundância, elas voltam rapidamente e mais formigas deixam o ninho para ajudar. Se, entretanto, as formigas começam a voltar sem nada sobre suas cabeças, a busca desacelera e, talvez, pode ser até cancelada”, diz um texto explicativo do projeto na página de Stanford.

Os pesquisadores esperam que o padrão possa ajudar a entender melhor a vida das formigas e também que possibilite a criação de sistemas informatizados mais complexos que os atuais. De acordo com Balaji Prabhakar, um dos pesquisadores envolvidos na iniciativa, se a descoberta tivesse sido feita há mais tempo provavelmente teria influenciado no desenho da própria internet.

Fonte: Site Olhar Digital
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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Evento


Prezado(a)s,
 
Escrevo para convidá-lo(a) a participar do ciclo de palestras Café com Ciência, promovido pelo Sesc Paço da Liberdade com a proposta de discutir a sustentabilidade em diferentes perspectivas. Para o próximo encontro, o professor Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, discutirá o educar para a construção de sociedades sustentáveis.
 
Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, Centro)
Data e horário: sexta-feira, 31 de agosto, às 19hs
Inscrições: R$ 5,00 (estudantes, professores e trabalhadores do comércio) / R$ 10,00 (demais categorias)
 
Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
 
Atenciosamente,
 
Claudio Martin Rocha
Secretário da Direção/ED/UFPR
Telefone: (41) 3360-5310

UPDATE


Caso você não conheça, a Coursera é uma compania de empreendedorismo social que oferece cursos via plataforma web, gratuitos em parcerias com universidade renomadas do mundo inteiro, como: PrincetonStanfordUniversidade da PennsylvaniaInstituto de Tecnologia da CalifórniaUniversidade de Edinburgh só para citar algumas.
Dentre as categorias dos cursos oferecidos estão: Matemática, Negócios e Gestão, Ciências da Computação, Engenharia, Ciências Sociais, Medicina, Tecnologia da Informação entre outras várias opções.
E  a dica de hoje é que um dos cursos oferecidos pela Coursera é o curso de Gameficação (Gamification em inglês). De forma simplificada, esse termo muito em alta recentemente é a utilização de técnicas de game design na resolução de problemas e situações que não necessariamente estejam no mundo dos games.

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Para rir um pouco!

Porque nem todos enxergam as imagens em 3D?



As imagens tridimensionais, que são transmitidas em cinemas ou televisores 3D, funcionam da seguinte maneira: duas imagens são geradas simultaneamente, passam pelos óculos, que as separam para que cada olho enxergue apenas uma delas.

Alguns usuários não conseguem perceber todos os detalhes

As imagens tridimensionais, que são transmitidas em cinemas ou televisores 3D, funcionam da seguinte maneira: duas imagens são geradas simultaneamente, passam pelos óculos, que as separam para que cada olho enxergue apenas uma delas. No cérebro, ocorre o processo da fusão binocular, momento em que as imagens são unidas e geram a sensação tridimensional.
Mas você sabia que nem todas as pessoas do planeta conseguem enxergar as imagens tridimensionais? Justamente porque possuem dificuldade em realizar a fusão binocular, as imagens não chegam ao cérebro da maneira correta. A visão binocular é, em suma, o nome dado à visão somada dos dois olhos. Há uma série de vantagens geradas por este tipo de visão. Pessoas com problemas sérios em um dos olhos, por exemplo, podem continuar enxergando, pois se um dos olhos estiver em condições, o outro passa a ser menos requisitado.
Isto acontece com frequência em pacientes que apresentam uma das doenças recorrentes do estrabismo, como a ambliopia (também conhecida como doença do "olho preguiçoso"). Este tipo de paciente costuma possuir um dos olhos em condições aceitáveis para a visão, mas o outro funciona apenas como acessório.
Segundo o oftalmologista Dr. José Joaquim Junior, problemas na visão binocular têm como principal consequência a perda de noções de profundidade e também a redução na angulação total do campo de visão natural (que para um ser humano com visão perfeita, chega a um arco de 200 graus). Noções de distância e profundidade dos objetos são de extrema importância para que o indivíduo não saia tropeçando pela casa ou pelas ruas. Esta sensação é chamada de estereopsia (visão estéreo), principal mecanismo dos olhos para a fusão das imagens no cérebro.
Os conceitos inseridos neste artigo não dizem respeito apenas à anatomia ocular e à oftalmologia, mas também à tecnologia aplicada aos cinemas e televisores 3D. Afinal de contas, é com muitos estudos sobre a visão que os engenheiros conseguem produzir aparelhos capazes de gerar imagens tridimensionais para seus usuários.
Os óculos 3D são responsáveis por facilitar o processo da visão binocular, pois em vez de serem enxergadas imagens semelhantes nos dois olhos, cada um eles irá receber uma imagem diferente (como pode ser visto em óculos com lentes ciano-magenta). Assim, cada um dos olhos será responsável pela captação de partes pré-determinadas da imagem.
Com cada globo ocular captando imagens diferentes, o processo de fusão será feito de um modo programado. Deste modo, mesmo estando em planos bidimensionais, os vídeos podem ser percebidos de maneira tridimensional.

E quem não enxerga em 3D?

Como já foi dito, quando os olhos não estão alinhados perfeitamente, a estereopsia é afetada e, consequentemente, a fusão fica debilitada. O Doutor José Joaquim Junior afirma que, quanto maior o desvio ocular do paciente, menor será a capacidade de fusão. Resumindo, a grande maioria dos pacientes com estrabismo moderado ou grave não pode enxergar as três dimensões.
Mesmo após cirurgias para correção do problema, os pacientes estrábicos não conseguem resolver a falha na fusão ocular. Isso acontece porque as cirurgias de estrabismo são procedimentos estéticos, e a imagem captada continua sendo formada com desvios no interior dos olhos.

Então os óculos não servem para nada?

Na verdade, eles servem sim. Mesmo que você não possa enxergar as três dimensões dos filmes, é importante utilizar os óculos para que as imagens não sejam vistas de maneira duplicada. As duas lentes dos óculos 3D fazem a junção da imagem no seu cérebro, mas a estereopsia não age com total eficiência, por
isso a profundidade é menos percebida.
Vale lembrar que este problema não é raro e uma boa parcela da população mundial não consegue enxergar a profundidade enviada pelos televisores e telões.

Fonte: Portal da Oftalmologia

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cursos e Profissões



O ano do centenário da Universidade Federal do Paraná marca também a 10ª edição do evento UFPR: Cursos e Profissões, que será realizado de 14 a 16 de setembro. A principal novidade em 2012 é que pela primeira vez a feira será realizada no Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), no Jardim das Américas.
O Centro de Eventos, novo em folha, permitirá que todos os cursos estejam concentrados num mesmo espaço, facilitando a visitação. A disposição dividirá as graduações por áreas – Humanas, Saúde, Tecnologia, Exatas etc.  – de  forma que os estudantes possam localizar o curso de seu interesse rapidamente. São 4.325 m² onde estarão dispostos os 113 estandes, com apresentação das graduações, empresas juniores e serviços da UFPR.  Todos os cursos da UFPR terão estandes próprios, onde estudantes e professores atenderão os visitantes, fornecendo informações e tirando dúvidas .
A expectativa da organização é repetir o sucesso do ano passado, quando a feira recebeu cerca de 55 mil pessoas. Durante a feira, será possível assistir palestras sobre escolha profissional e cursos de graduação. Haverá sete espaços para as palestras, com apresentações de hora em hora.
O Centro de Eventos do SEPT fica na  Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1255,  Jardim das Américas. O estacionamento para o evento será no Centro Politécnico. As atividades serão das 9 às 18 horas nos três dias de evento. Para mais informações, consulte o site da feira: www.feiradecursos.ufpr.br
SERVIÇO
UFPR: CURSOS E PROFISSÕES. Uma feira de ideias para seu futuro (10ª edição).
Centro de Eventos – Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.
Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1255,  Jardim das Américas.
De 14 a 16 de setembro
Das 9 às 18 horas
Entrada Gratuita

Neil Armstrong


Em 25 de agosto de 2012 morre, aos 82 anos, por complicações cardíacas, o astronauta norte-americano Neil Armstrong – o primeiro homem a pisar na Lua.
Ele que nunca considerou o extraordinário de seu feito – por considerar apenas o cumprimento de seu dever – cunhou em 20 de julho de 1969, como ícone de uma era, a célebre frase:
“Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”; protagonizando um dos momentos mais importantes da história universal.
Nascido em 5 de agosto de 1930, na cidade de Wapakoneta, no estado norte-americano de Ohio, demonstrou desde jovem uma grande paixão por aeronaves, a ponto de trabalhar no aeroporto próximo a sua casa e obter seu brevê de piloto aos 16 anos.
Ingressando em seguida na carreira militar, seguindo como aviador naval entre 1949 e 1952, realizando 78 missões de sucesso incluindo diversas incursões na guerra da Coreia, foi condecorado com a “Medalha do Ar”, “Estrela de Ouro”, “Medalha de Serviço Coreano” e “Estrela de Noivado”.
Depois de dar baixa na marinha, graduou-se em engenharia aeroespacial pela Universidade de Purdue e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Cambridge, e mestre em Ciência da Engenharia Espacial pela University of Southern California; entrou para o Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA) e ao longo dos 17 anos seguintes, atuou como engenheiro, piloto de testes, astronauta e administrador da NACA e sua agência sucessora, a National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Como piloto de testes e de pesquisa em voo para Research Center da NASA, Edwards, na Califórnia, foi pioneiro em testar aeronaves de velocidades extremas (acima de 4000 mph), pilotando mais de 200 modelos diferentes de aeronaves, incluindo jatos, foguetes, helicópteros e planadores em mais de 900 testes documentados, incluindo o célebre X-15, a primeira aeronave a realizar voos na estratosfera.
Em 1962, já com o título de astronauta foi designado como piloto de comando da missão Gemini 8, lançada em 16 de março de 1966, realizando nesse mesmo ano a primeiro acoplagem bem sucedida de dois veículos no espaço.
E foi como comandante de nave espacial Apollo 11, a primeira missão tripulada com pouso lunar, que Armstrong ganhou a distinção de ser o primeiro piloto a pousar uma nave na Lua e o primeiro ser humano a pisar em sua superfície, sendo por isso condecorado em 17 países.
Ao dar os primeiros passos na superfície lunar, em 20 de julho de 1969, Armstrong culminava a enorme conjugação de esforços, entre cientistas, técnicos e visionários, que como ele acreditavam que é no somatório de pequenos passos decididos que realmente a humanidade realizará o salto a que todos nós sonhamos.
Fonte: Site Hipescience