sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Brasileiros criam rede de sensores sem fios para monitorar Amazônia

Brasileiros criam rede de sensores sem fios para monitorar Amazônia

Brasileiros criam rede de sensores sem fios para monitorar Amazônia
Protótipo de nó sensor desenvolvido pelos pesquisadores da Unicamp e UFAM para monitoramento ambiental.

Impressora 3D de baixo custo feita no Brasil

Impressora 3D de baixo custo feita no Brasil: A expectativa é competir com os projetos iopen-source/i, atendendo principalmente pequenas e médias empresas.

O mundo perde Nelson Mandela, o Madiba

Mandela, o Madiba, é o maior símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e Prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra o racismo.
REUTERS/Jonathan Evans/Files /
O governo da África do Sul anunciou na noite desta quinta-feira (5) a morte do ex-presidente Nelson Mandela, aos 95 anos. A informação foi divulgada pelo atual presidente do país Jacob Gedleyihlekisa Zuma. O comunicado foi transmitido pelo canal de notícias CNN.
Mandela é o maior símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e Prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra o racismo. Sofria de uma grave infecção respiratória e estava sendo mantido em sua casa em Johannesburgo sob cuidados médicos. Ele esteve hospitalizado de 8 de junho a 1º de setembro com um quadro de infecção pulmonar e outras complicações. No fim de semana, Zindzi, sua filha mais nova, disse ao New York Times que sabia que ele estava morrendo.
Fonte: Gazeta do Povo

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Evento para divulgar o Autismo

O evento mencionado (no dia 12), vai ter sua bilheteria totalmente revertida para a divulgação de informações e ajuda aos autistas. Tem a apresentação de Fafá de Belém além da orquestra que vão se apresentar no teatro Positivo, aqui em Curitiba.


Local: Teatro Positivo - Grande Auditório
Data: 11 e 12 de dezembro de 2013
Horários: 20h – Visitação aos bastidores | 20h30 - Concerto
Duração do espetáculo: 1h40
Classificação: livre

PREÇO DOS INGRESSOS:
INTEIRA
MEIA
R$ 10,00
R$ 5,00

MEIA-ENTRADA
- Para estudantes de 1º, 2º e 3º grau incluindo Graduação, Pós-Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado mediante a carteira de estudante no ato da compra, com apresentação da Carteira de Identidade na entrada (portaria) do Teatro.
A carteira de estudante deverá estar rigorosamente dentro do prazo de validade, e acompanhada da Carteira de Identidade para comprovação de autenticidade do titular.

- Para pessoas acima dos 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada (portaria) do Teatro.

- Para doadores de sangue com carteira comprobatória.

- Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada (portaria) do Teatro.

- Para pessoas com deficiência (PcD).
 
FORMA DE PAGAMENTO
Não serão aceitos cheques, somente dinheiro e cartões de crédito e débito.

 
VENDA
Os ingressos serão vendidos no Disk Ingressos, nos seguintes locais:

Loja Disk Ingressos Shopping Palladium
Horário: Segunda-Feira a Sexta-Feira: 11h às 23h
Sábado: 10h às 22h
Domingo: 14h às 20h

Quiosque Shopping Mueller
Horário: Segunda-Feira a sábado: 10h às 22h
Domingo: 14h às 20h

Quiosque Shopping Estação
Horário: Segunda-Feira a sábado: 10h às 22h
Domingo: 14h às 20h

Telefone Disk Ingressos:
(41) 3315-0808
Segunda-Feira a sábado: 8h às 21h
Domingo: 9h às 18h
 
Bilheteria TEATRO POSITIVO - GRANDE AUDITÓRIO 
Segunda-feira a sexta-feira: 9h às 21h
Sábado: 9h às 18h
Dia do espetáculo (segunda a sábado): 9h às 21h
Domingo: a bilheteria abrirá duas horas antes do espetáculo
Telefone: (41) 3317-3107
 
 
 
 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Como escolher a escola do meu filho


Posted: 03 Dec 2013 05:00 AM PST
Escolha bem e facilite para o seu filho! Imagem: we heart it


Se você conseguiu ficar com seu filho em casa, sem precisar voltar ao trabalho, saiba que de acordo com a Lei Federal de 04/03/2013 é sua obrigação como mãe ou pai, matricular o seu filho na escola a partir dos 4 anos e mantê-lo lá até os 17 anos.

Escolher uma escola para os nossos filhos é uma tarefa bem complicada, principalmente diante de tanta diversidade e de tantas notícias, teorias, palpites, pesquisas...

Eu vou confessar pra vocês que até hoje, Pedro aos 6 anos e Cacá aos 4 anos, não consegui encontrar a escola ideal aqui em São Paulo. Acho que é realmente muito difícil encontrar uma que atenda a todos os padrões e expectativas dos pais, o que acontece é que você vai abrindo mão dos detalhes mais dispensáveis para tentar encontrar uma que atenda pelo menos a maioria dos requisitos.

Se este ano você vai encarar a tarefa de escolher uma escola, é importante pesquisar bastante. Ir conhecer a escola, seu espaço físico, seus coordenadores, corpo docente e etc.

Para te ajudar nesta tarefa, dá uma olhada no meu esquema de pesquisa de itens observados:

Conforto

  • A escola possui fácil acesso de casa ou do trabalho?
  • Há lugar específico para estacionar? É difícil estacionar?
  • Tem serviço de van escolar?
  • O preço da mensalidade cabe no meu bolso?
  • Há um sistema de desconto para irmãos ou bolsa de estudos?
  • Consigo falar facilmente com os responsáveis pela escola?
  • Há a necessidade de agendar visita? (desconfie de escolas que pedem agendamento prévio)

Valores

  • Qual é a linha pedagógica desta escola?
  • Esta escola segue alguma vertente religiosa?
  • Esta escola aceita crianças portadoras de necessidades especiais e está atenta á inclusão social?
  • Quais as festas e feriados desta escola? Estão de acordo com aquilo que eu pratico em casa?
  • A escola desenvolve projetos sociais com o apoio da comunidade escolar?

Técnica

  • Quantos alunos há por sala?
  • Quantos professores para cada sala?
  • Que tipo de avaliação a escola faz dos alunos? Prova escrita, oral, avaliação progressiva...
  • Qual a formação do corpo docente e da coordenação?
  • Quais as aulas extra-classe?
  • Qual a formação dos profissionais que oferecem estas aulas?
  • Que tipo de material didático a escola utiliza? Livros, apostilas, métodos apostilados, material próprio...
  • A escola solicita uma lista de material escolar ou trabalha com o sistema de "taxa de material"?
  • Quais as atividades da grade escolar para a idade do meu filho?
  • A escola oferece curso de idiomas ou é bilíngue?
  • Como é o acompanhamento dos pais? Há um diário do aluno? Reuniões de pais e mestres?


Infraestrutura

  • A escola possui muitas escadas?
  • A escola tem acesso para cadeirantes?
  • A escola possui sinalização de degraus, vidros, quinas...
  • A área de brincadeiras das crianças é segura?
  • A sala de aula é arejada e recebe iluminação natural?
  • Lousas com giz ou canetas? (lousas com giz produzem mais poeira, ruim para asmáticos e alérgicos)
  • As salas de aula possuem mobiliário adequado a faixa etária das crianças?
  • Os brinquedos (de playground ou menores) estão em bom estado e seguros?
  • Se houver piscina, ela está devidamente fechada e segura? Há salva vidas de plantão?
  • A escola possui plano de evasão em caso de emergência? Há uma brigada de incêndio?
  • O piso é adequado? escorregadio, sinalizado, amortecedor de quedas e etc..
  • Há alguma área verde para as crianças fazerem atividades?

Segurança

  • Como é o sistema de entrega e retirada das crianças? Quem pode retirar as crianças da escola?
  • Há seguranças nos portões na entrada e saída?
  • No horário de aulas, como é o acesso de estranhos na escola? Quem pode entrar na área dos alunos?
  • A escola possui sistema de câmeras de vigilância interno e externo?
  • Há monitores treinados para as atividades nos páteos e quadras?

Saúde e higiene

  • Onde as crianças fazem as refeições? A área é higienizada?
  • A escola oferece alimentação para os alunos ou possui cantina? Que tipo de alimentos são oferecidos?
  • No caso de crianças que já usam os banheiros, eles são adequados ao tamanho das crianças? Estão limpos e higienizados? Há alguém responsável para auxiliar as crianças lá dentro?
  • Para as crianças que ainda usam fraldas, onde é feita a troca de fraldas? Este ambiente é limpo e higienizado?
  • As crianças são estimuladas a lavarem as mãos antes das refeições e escovarem os dentes após o lanche?
  • No caso de lavar as mãos, há sabonete e toalhas de papel sempre disponíveis? (toalhas de papel são mais higiênicas do que as de tecido)
  • A escola tem um ambulatório com enfermeira ou médico responsável?
  • Como a escola procede em caso de emergências?
  • Como a escola procede em casos de detecção de doenças contagiosas no meio escolar?

Eu sei, a lista de exigências é grande e pode ser por isso que eu não consigo achar nenhuma escola que atenda a todos os requisitos, mas serve como um guia na hora de visitar as escolas. Porque não basta se encantar com o parquinho, lindo e colorido, com as árvores frutíferas ou a casinha de bonecas, é preciso olhar tudo, entender tudo e se sentir segura na hora de deixar os seus filhos lá.

Outra coisa que eu acho super importante e pouca gente pensa na hora de matricular os filhos é, verificar se a escola está de acordo com os valores da família. Por exemplo, de que adianta matricular seus filhos numa tradicional escola católica se você não é católica? As crianças ficarão, no mínimo, confusas sobre os valores observados na escola e em casa.

O ideal é que você visite no mínimo 3 escolas antes de escolher a sua, comece pedindo indicação da família e dando uma olhada nas escolas das redondezas. Leve as crianças com você nestas visitas e observe como elas interagem com o ambiente, como os profissionais da escola interagem com os seus filhos, pergunte tudo e anote.

O exercício final é encontrar, dentro da sua própria lista de exigências, uma escola que atenda a maioria dos requisitos e que te deixe segura. Se por acaso você perceber que a sua escolha não foi acertada, não tenha medo de mudar!

Como este post ficou muuuuito longo, vou fazer um próximo com os tipos de pedagogias existentes na educação infantil no Brasil, pra te ajudar a encontrar uma que combina mais com a sua família!

Boa sorte na escolha!

Chineses e chinesas de Curitiba

O livro permite conhecer não só as dificuldades dos chineses e das chinesas em suas terras natais, mas também sua superação e as peripécias ocorridas na capital paranaense e como foram superadas. Confira em http://t.r4.com.br/templates/notjus/www.noticiasdejussara.com.br/SUB/noticia/4042/
 
Forte abraço.
Jorge Queiroz.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Respeitado pesquisador norte-americano defende que a morte não existe


Foto: Ilustrativa

Cientista se baseia na física quântica e no biocentrismo para explicar que a ideia de fim é uma criação da mente









Não são todos os dias que vemos cientistas se lançando a explorar temas mais filosóficos como a existência da alma ou da vida após a morte, por exemplo, muito menos que venham a público defender suas teorias. Contudo, Robert Lanza, um respeitado pesquisador norte-americano, defende que a morte não existe, afirmando que esse evento não passa de uma ilusão criada pelas nossas mentes.

Segundo Lanza, a vida não passa de uma atividade do carbono e uma mistura de moléculas que dura por tempo determinado. O que morre é o nosso corpo que, então, se decompõe sob a terra. Para o cientista — que baseia suas alegações na física quântica e no biocentrismo —, a ideia de “morte” apenas existe porque ela foi sendo passada de geração para geração, ou seja, porque fomos ensinados a acreditar que morremos.

Imagem: Reprodução/Wikipédia
Múltiplos universos

Além disso, a nossa consciência associa a vida com a existência do corpo, e todos sabemos que os corpos morrem. De acordo com Lanza, a morte não deveria ser encarada como algo definitivo, como o fim de tudo, pois, seriam a biologia e a vida as responsáveis por criar a realidade do Universo, e não o contrário.  E mais: o espaço e o tempo não passam de ferramentas criadas pela mente para que a nossa realidade faça sentido.

Sendo assim, uma vez que a ideia de que o espaço e o tempo não existem é aceita, isso significa que nos encontramos em um mundo sem limites espaciais ou lineares. Essa mesma hipótese é defendida pelos físicos teóricos, que acreditam na existência de múltiplos universos nos quais diferentes situações estariam acontecendo simultaneamente.

Portanto, se o transcorrer de nossas vidas — começo, meio e fim — está acontecendo em todos esses universos simultaneamente, então a morte não pode existir. Mas e o corpo, que morre e se decompõe? Essa “mistura de moléculas e atividade do carbono” volta para o Universo, onde passa a existir como parte dele.

Por Maria Luciana Rincon em Mega Curioso, Fontes Daily Mail The Huffington Post Robert Lanza History

Alunos em exame


alunosdeexame
Todo ano é a mesma coisa: alunos brincam, não se dedicam, tratam com descaso os trabalhos a serem apresentados, não estudam e não realizam as tarefas, e então o óbvio acontece:  Reprovação ou então vários alunos de Exame ! 
Você tem alunos nesta situação? Com certeza deve ter, e muitos. Geralmente no Fundamental II e Ensino Médio o índice de alunos que ficam de Exame é muito alto. Isso porque, esses alunos praticamente não  recebem acompanhamento da família a respeito da rotina escolar, assim esses jovens ficam a mercê de si mesmos, afinal já são crescidos e a família acredita que não precisam mais serem supervisionados da mesma forma quando estavam no Fundamental I. 
Mas, será que isso é verdade ? Sei que, de tanto os Pais repetirem essa  falácia acabaram acreditando nela e por esta razão quando o filho reprova ou fica de Exame, a atitude mais óbvia desses Pais  é exigir explicações, de quem? do Professor !

POR QUE MEU FILHO FICOU DE EXAME ? 
Os Pais sempre acham que foi o Professor que “ deixou” o aluno de Exame. Nunca param para refletir que, quando os filhos são deixados a mercê de si próprios eles adotam outras prioridades que não são as mesmas dos Pais.  
Como não quero deixar você sem argumentos na Reunião de Pais do 4º.Bimestre, aqui estão algumas sugestões que os Pais merecem ouvir quando pedirem explicações do porque o filho está de Exame:

. Quem arruma o material escolar do João e garante que ele não esqueça de nada ?
. Quem  supervisiona o João quando há trabalhos e tarefas para   entregar?
. Quantas horas por dia o João fica no Facebook ? Skype ? etc
. O João tem rotina diária de Estudos ? Quem supervisiona  e acompanha ?
. Quando o João está em período de provas quem organiza a rotina de estudos dele ?
. A Sra. sabe quantos trabalhos  o João   não entregou ?
. Quais são as tarefas/responsabilidades do João durante o dia ?

EXAME FINAL: QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DA SUA ESCOLA?
 Você precisa ter com clareza, em mãos, e na ponta da língua quais são as regras e procedimentos para a realização do Exame Final e informar isso aos Pais na Reunião do 4º.Bimestre. Desta forma evitará mal entendidos e posteriormente até processos de recurso para averiguação de nota.  
Aqui vão algumas perguntas para você levantar as respostas: 
Até quantas disciplinas os alunos podem realizar Exames? 3? 5? Todas? Qual é a média do Exame ? Qual é o conteúdo a ser cobrado na prova de Exame ? Do ano inteiro ou apenas do 4º.Bimestre ?  Ocorrerá antes do Exame um período de revisão e/ou esclarecimento de dúvidas dos alunos ?  E quando o aluno alcança a média no Exame de outras disciplinas e apenas na sua ele não consegue, qual é o procedimento ? Há Reunião de Conselho para Exame Final ? 

COMO PREPARAR-SE PARA O RECURSO:

A prova de Exame Final é realizada, você corrige e… o aluno não alcança a nota, então o caso é debatido no Conselho e o aluno é reprovado.  
Neste caso a família pode “ concordar” ou “ discordar” com a reprovação, e a Lei permite a família entrar com pedido de Reconsideração (que é feito diretamente na Secretaria da Escola), para que o Conselho reúna-se novamente e reconsidere a decisão anterior. Os Pais tem 05 (cinco) dias , após tomarem conhecimento do resultado, para solicitar a Reconsideração. Por sua vez, a Escola tem 10 dias corridos para dar o parecer. 
Caso os Professores já estejam no recesso os mesmos não podem  ser convocados a comparecerem na Escola para  deliberarem. Por esta razão, verifique se o Regimento da sua Escola diz o contrário, pois se assim for o mesmo precisa ser revisado, pois estará em confronto com a Convenção Coletiva. 
Caso, o resultado permaneça o mesmo, a família pode entrar com pedido de Recurso (protocolado na Escola, porém endereçado ao Dirigente de Ensino).  
O Recurso funciona da seguinte maneira: A Escola encaminhará  o pedido de Recurso para o Dirigente Regional que: 
            § 3º – O Dirigente de Ensino poderá, para subsidiar sua decisão, designar supervisores para visita à escola e efetuar diligências.
            § 4º – Na análise do recurso deverá ser considerado:
            I – O cumprimento das normas regimentais no processo de retenção.
            II – A existência de atitudes discriminatórias contra o estudante.

Na diligência os Supervisores analisarão  todos os documentos que possam comprovar que a escola procedeu de forma correta em suas ações educativas e que a decisão de retenção foi apropriada. 
Como você pode observar, a etapa de Recurso requer que TODOS os documentos estejam em ordem, que os registros tenham sido realizados adequadamente durante o ano letivo. Se você Professor e Coordenador não deram conta disso o aluno será beneficiado com a aprovação, pois a Escola não conseguirá justificar a reprovação do mesmo.  
Outro dado para não esquecer é que, há prazo para que tudo isso seja feito, e geralmente como as provas de Exame Final ocorrem na primeira ou segunda semana de Dezembro, os Pais tem 05 dias, após tomarem ciência do resultado da Reconsideração, para protocolar o pedido de Recurso, e a Escola tem 3 dias para encaminhar o pedido de Recurso para a Diretoria de Ensino que em 15 dias deverá  emitir parecer. 
Meu conselho é que você  não deixe a situação chegar neste ponto, pois o Recurso é um processo desgastante tanto para o Aluno quanto para os Professores, principalmente se o mesmo ocorrer durante o recesso ou no período de Natal. 


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Legislação consultada:     Deliberação CEE-120, de 20-5-2013

Rochas ornamentais brasileiras emitem radônio?

Rochas ornamentais brasileiras emitem radônio?: O radônio é um gás nobre, produzido pelo decaimento radioativo do urânio.
Rochas ornamentais brasileiras emitem radônio?