sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Célula solar usa moléculas de DNA para se regenerar

Os nanotubos de carbono funcionam como uma plataforma para ancorar fitas de DNA, que capturam os cromóforos.
Usando nanotubos de carbono e moléculas de DNA, cientistas estão criando uma nova geração de células solares capazes de se autoconsertar.
Imitando o sistema fotossintético das plantas, essas células solares poderão ter uma vida útil mais longa e reduzir os custos da energia solar.
"Nós criamos fotossistemas artificiais usando nanomateriais ópticos para capturar a energia solar, que é convertida em energia elétrica," resume o Dr. Jong Hyun Choi, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.
Fonte: Site Inovação Tecnológica
Leia mais

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Genômica não rende patentes ao Brasil, mostram dados da USP

De que adianta nadar e morrer na praia? Estamos gastando em pesquisas mas acabamos gerando apenas pesquisas, ninguem produz nada que se possa patentear! Pelo menos é o que parece. A falta desse costume esta deixando o Brasil para trás em relação há vários países. Isto acaba sendo como naqueles casos de invasão de terras. Alguém é dono, alguém invade se aproveita de tudo que existe e o antigo dono não pode fazer nada. Quem não registra não é dono!
Fonte: A Folha de SP
Leia mais...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Antimicrobiano feito com alecrim-pimenta é patenteado pela USP


Fotografia das micropartículas contendo o óleo essencial de alecrim-pimenta - a imagem foi obtida com aumento de 2.000 vezes, por microscópio eletrônico.

O alecrim-pimenta é uma planta muito abundante no Nordeste. É usada popularmente na forma de chá das folhas em gargarejo e bochecho para tratamento de infecções da garganta ou em lavagens vaginais para tratamento de fungos.
Também há relatos do seu uso para o tratamento de ferimentos e infecções na pele e no couro cabeludo, acne, sarna e do mau-cheiro nos pés e axilas.
"Vários estudos científicos têm comprovado a eficácia farmacológica do alecrim pimenta, demonstrando perspectivas de uso potencial como agente antimicrobiano natural", conta a pesquisadora.
Este mesmo alecrim-pimenta, tambem possui propriedades que podem ajudar na conservação de alimentos. Todo o estudo resultou no desenvolvimento de técnicas para extrair os óleos essênciais que são a chave neste processo para industrialização do produto. A obtenção da patente é importante para que nossos tesouros naturais não sejam levados daqui e estudados por outros pesquisadores, pois além dos direitos acabamos pagando mais caro por produtos nacionais. Muitas das maravilhas da medicina, tem origem no Brasil, mas foram pesquisadas  por estrangeiros, patenteadas e revendidas para nós. Muitos produtos, tinham aplicações já conhecidas em nossa "medicina popular", basta ver as feiras livres nordestinas e de produtos da amazônia. Por isso a necessidade de mais investimento e educação.
Fonte: Site Diário da Saúde
Leia mais ....

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escudo sonoro deixa submarinos invisíveis ao sonar

O escudo acústico consiste de uma placa cilíndrica, formada por 16 anéis concêntricos. Esses anéis são "circuitos acústicos", com diferentes índices de refração.

Através deste escudo, na verdade são circuitos acústicos, as ondas sonoras são forçadas a se propagar com diferentes velocidades. Para aumentar a velocidade a onda deve gastar mais energia, assim a onda acaba se concentrando nos anéis mais externos. Isso faz com que as ondas se curvem, conseguindo com que o escudo desvie o som. A mesma técnica foi testada em vários objetos que ficaram "invisíveis" ao sonar, o objetivo é testar isso com objetos grandes como os submarinos.
A mesma técnica pode ajudar a melhorar as imagens dos ultrassons afirma o pesquisador responsável.
Fonte:Site Inovação Tecnológica
Leia mais....

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exposição o Corpo Humano

---Bom Dia Caros Professores de Bio,
      Primeiramente um ótimo ano para todos nós e Boas Férias!!!

      Estou reencaminhando o email repassado pelo professor Otoniel, Equipe de Biologia/ DEB- Secretaria de Estado da Educação, referente a Exposição "O FANTÁSTICO CORPO HUMANO".


Depois de dois anos de negociação, a exposição “O Fantástico Corpo Humano” chega a Curitiba no Palladium Shopping Center a partir do dia 19 de janeiro. Mais de 10 milhões de pessoas já visitaram a exposição em todo o mundo e admiraram a mostra que ajuda a ver e compreender a anatomia humana de uma maneira completamente nova.
No Palladium serão exibidos 10 corpos reais, completos, e cerca de 150 órgãos divididos em galerias onde se pode observar os sistemas: digestivo,·circulatório, reprodutivo, múscular, esquelético, entre outros. Sob a coordenação de Maria Aparecida de Oliveira e Giuliana Gasparin, do Marketing do shopping,em parceria com a Artbhz e a 360° Eventos, o público poderá fazer um mergulho tridimensional dentro do corpo humano.
Grande sucesso em diversos países, por onde passou, finalmente chega ao Paraná.
Aquilo que as pessoas de todo o mundo tem em comum, não importando o que os define e os divide, é o intrigante e belo corpo humano em que habitamos.
A exposição permitirá aos visitantes conhecerem mais sobre seus próprios corpos e ensinará como cuidar da saúde e optar por estivos de vida mais saudáveis. A mostra traz espécies humanas reais, como as utilizadas em universidades e hospitais, preservados para fins educativos com um processo chamado: plastinação. Apenas recentemente (2007) estas espécies ficaram disponíveis para o público, proporcionando uma oportunidade única para o aprendizado visual.
A exposição O FANTÁSTICO CORPO HUMANO ajuda a ver e compreender as doenças de maneira totalmente nova, pois enfatiza problemas de saúde, como câncer de mama, câncer de cólon, cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. Ela também ilustra danos ou lesões a órgãos, como os causados por tabagismo e obesidade.
Trata-se de um mergulho tri-dimensional para dentro destes sistemas – pele e ossos, dos pés à cabeça – todos com o objetivo de ajudar as pessoas, a tomar decisões mais informadas sobre os cuidados com a saúde e o estilo de vida.
A mostra foi projetada numa grande estrutura onde estão galerias levam os visitantes através do corpo humano e corpos completos, em poses confortáveis e familiares, ilustrando os sistemas  numa forma dinâmica. Há ainda vários espécimes de órgãos que ajudam os visitantes a investigar e entender mais a fundo as estruturas de cada sistema.
Durante todo o percurso são gerados informações de forma prestativa para visitantes de todas as idades. O público receberá dicas e informações interessantes sobre os cuidados que devemos ter com a saúde.

Patrícia Acioli Carvalho
Equipe Disciplinar - Biologia/NREAMSUL
Fone: 3901 2899 ou 3901 2819

A difícil tarefa de ser professor

Hoje olhando o jornal pela manhã, vi que meus argumentos para incentivar os alunos estão ficando mais fracos todos os dias. Sempre recebi o incentivo de que se estudasse, conseguiria ganhar mais, poderia ter sucesso e conquistar várias coisas para minha vida. Sempre ouvi isso de meus pais, sempre repito isso para meus alunos. Voltando ao jornal, olhei os classificados, apenas 28 anúncios de emprego. É conseguir emprego, depende de ter experiência, de ter estudo, de ter tempo disponível, de sair atrás etc Pelo menos nisso, tudo ok. Por curiosidade olhei todas as ofertas. Apenas quatro, necessitavam de conhecimentos prévios, tinha que ter experiência. E se você não trabalha, como vai ganhar experiência? Outras vagas eram para motoboy, mas tinha que ter moto. Se o sujeito não trabalha, não consegue comprar a moto e não consegue o emprego de motoboy e ficamos na mesma. Se o sujeito já tem a moto, pode se arriscar para ganhar 1300 por mês. Já quebrei a perna, num acidente com moto, sem fazer todos os zig-zags e loucuras que os motoboys fazem, 1300 é pouco por se arriscar todos os dias. Olhe que os acidêntes com moto, ocorrem as centenas por dia no Brasil. E do restante das vagas, eram para garotas com ou sem experiência, que davam direito até a moradia, spa, acadêmia, salão de beleza e 5000 mensais no mínimo, fora as comissões. Como fazer alguém estudar dizendo que com os estudos se pode ter um bom salário? Se sem qualquer qualificação, sem estudar, sem cursos e "trabalhando" apenas 5 horas diárias, estas profissionais ganham mais do que algum aluno altamente capacitado, que trabalha 8 horas diárias durante o mês todo. Sem falar que muitas vezes, são horas em ônibus, com marmita, com horas extras, pressões, sem planos de saúde ou possibilidades de crescimento. Ô Vida Tirana!

Mortalidade de peixes no litoral do Paraná

 CEM cogita 4 hipóteses para morte de sardinhas no litoral
Pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR divulgaram no começo da noite desta quarta-feira (5) uma primeira nota técnica a respeito dos peixes encontrados mortos na última semana de 2010 nas baías de Paranaguá e Antonina, no litoral do Paraná.

Conforme o documento, 99% dos peixes mortos são da espécie Cetengraulis edentulus (Engraulidae), conhecida como sardinha-xingó, manjubão ou manjuvão.

O CEM cogita quatro hipóteses para o caso: 1) alguma doença; 2) toxinas de microalgas; 3) efeito de despejo químico; e 4) um possível descarte pesqueiro.

Os pesquisadores descartam como causas da morte a alteração de salinidade ou da temperatura, uma vez que a sardinha-xingó tolera uma ampla variação de ambos os parâmetros.

As primeiras análises não revelaram sinais indicativos de patologia. No entanto, o grau de decomposição dos peixes coletados não permitiu análises mais detalhadas. Novas análises, inclusive de animais vivos, ainda estão sendo feitas.

Amostras de água coletadas nesta quarta-feira em diferentes pontos da baía de Paranaguá revelaram a presença de duas espécies de microalgas potencialmente tóxicas, dos gêneros Dinophysis e Prorocentrum, em concentrações relativamente elevadas.

Algumas espécies de microalgas produzem substâncias tóxicas que podem levar a eventos de mortalidade massiva de peixes, moluscos e outros organismos marinhos.

O CEM investiga ainda a possibilidade de uma contaminação por vazamento de amônia. A quarta e última hipótese, relativa a um eventual descarte pesqueiro, seria amparada, entre outros motivos, pelo fato de a sardinha-xingó ser uma espécie de baixo interesse comercial.

A nota do CEM observa ainda que a espécie não é boa indicadora do provável local de origem do fenômeno, por ocorrer em grandes cardumes, tanto na costa, a distâncias de até 15 km além da zona de arrebentação, quanto dentro do estuário (manguezais e gamboas), inclusive subindo os rios.

Cinco laboratórios da UFPR estão envolvidos no trabalho. Segundo a bióloga Camila Domit, responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação, uma nova nota técnica deve ser divulgada na próxima segunda-feira (10).

Entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro, dois botos e cinco tartarugas marinhas também foram encontrados mortos na região. "Ao contrário do que a imprensa divulgou, a causa mortis destes animais não pode ser conclusivamente relacionada ao evento de mortandade dos peixes", adverte a nota emitida pelo CEM.