sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Modelo matemático auxilia gestão em escola agrícola


Fonte: Agência USP de Notícias

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga, pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) desenvolveram um modelo matemático que poderá ser usado como uma ferramenta pedagógica e gerencial na produção agropecuária de uma escola agrícola. A modelagem gerou uma equação capaz de representar todas as atividades realizadas no local, auxiliando a equipe de gestores.
A médica veterinária Carina Simionato de Barros tomou como estudo de caso a Escola-fazenda Canuanã, localizada em uma área de 2.549,07 hectares no município de Formoso do Araguaia, Tocantins. É uma escola agrícola onde residem 1.173 pessoas, sendo 909 alunos que cursam do ensino fundamental ao ensino médio, em regime de internato, e que forma Técnicos em Agropecuária. A escola-fazenda produz animais, vegetais e produtos agroindustriais usados tanto para o abastecimento da fazenda como também para a aprendizagem dos alunos. “Além de acompanharem um ciclo produtivo completo, os alunos passam por todas as etapas da produção agroindustrial”, aponta a pesquisadora.
A escola mantém criações de gado de corte comercial e de corte de elite (para exposição), bovinos de leite, cavalos, ovinos, suínos, aves de corte e de postura (produção de ovos), abelhas, além de plantações de milho, sorgo, arroz, mandioca, hortaliças (alface, acelga, tomate, berinjela, cenoura, batata-doce), frutas (laranja, banana, maracujá, melancia e melão), além de pastagens (nativa, cultivada e irrigada). A produção agroindustrial é composta por laticínios (leite, queijo, sorvete, doce de leite) além de geleias e doces feitos com as frutas produzidas no local. Há cerca de 250 funcionários.
Modelo aponta o mínimo necessário de plantações e de criação de animais para a aprendizagem dos alunos

Confirmada ligação entre criatividade e doenças mentais

Confirmada ligação entre profissões criativas e doenças mentaisConfirmada ligação entre criatividade e doenças mentais: Artistas e cientistas são mais comuns em famílias com histórico de várias condições psiquiátricas.

Artistas e cientistas são mais comuns em famílias com histórico de várias condições psiquiátricas.[Imagem: Wikipedia]

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Professores da UFPR instalam estufas para secagem da madeira na África



Forno para secagem da madeira
Novos avanços acabam de ser obtidos pelos pesquisadores dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira com a instalação de um complexo de estufas solares para secagem da madeira em Moçambique, África. De acordo com o coordenador do programa, professor Dartagnan Baggio Emerenciano, na região a madeira é tradicionalmente utilizada sem um processo de secagem adequado e devido a isso a qualidade de móveis é altamente prejudicada.
A estufa solar consiste de uma estrutura coberta com lona plástica transparente em todos os lados. A madeira em forma de tábuas é empilhada possibilitando a circulação por convenção natural do ar. O ar externo entra e sobe para o topo da estufa, devido ao aquecimento das paredes duplas laterais que sofrem a insolação. Este ar quente desce através das tábuas convenientemente empilhadas provocando a gradual secagem. A energia utilizada, por ser natural, gera uma economia considerável nesse tipo de processo para secagem, além de ser ecologicamente correta.
fotografia do professor Dartagnan Baggio Emerenciano
O projeto, entre o Centro Agroflorestal de Machipanda, a Agência Brasileira de Cooperação do Brasil, a UFPR e a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, permitiu a construção de um complexo de oito estufas solares na cidade da Beira. O professor Ricardo Jorge Klitzke da UFPR foi o responsável pelo projeto e construção desse complexo, que teve ainda a participação do pós-graduando em Engenharia Florestal da UFPR Reinaldo Calçada Luis. Além de secar a madeira, um dos objetivos da nova estrutura é permitir a construção de carteiras escolares.
O professor Ricardo ministrou curso de capacitação com duração de 21 dias para técnicos moçambicanos sobre o processo de construção e de secagem da madeira com a utilização de estufas solares. Segundo Dartagnan, o projeto está com grande repercussão em Moçambique, pois além de ser inédito também está apresentando excelentes resultados na empresa de fabricação de móveis, que foi instalado em caráter experimental, além de promover a possibilidade de programas de cursos de extensão para capacitação de técnicos moçambicanos.

Uma análise de mercado foi efetuada na província de Manica, pelo professor Romano Timofeickzyk Jr., do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR. Os resultados mostraram que além dos benefícios qualitativos nos produtos finais, o valor da madeira seca em Moçambique pode alcançar valores maiores para comercialização, mas ainda depende de um programa de conscientização para a utilização no país de madeira seca. Por isso, de acordo com os pesquisadores, está sendo realizado um monitoramento contínuo da qualidade da madeira seca e do produto final acabado, para que sejam implantadas melhorias e aperfeiçoamentos nas estufas e nas técnicas de secagem.

Fonte: Site da UFPR

Melhoramento genético

Alimentos agrícolas mais ricos em vitaminas e nutrientes dos que os consumidos atualmente, como uma mandioca com 40 vezes mais vitamina A do que as comuns, por exemplo, já estão em testes finais de campo no Instituto Agronômico (IAC) de Campinas. Também variedades de oito espécies alimentícias – abóbora, arroz, batata-doce, feijão, feijão-fradinho, milho, mandioca e trigo – mais ricas em ferro e zinco e com maior resistência a doenças e mudanças climáticas já estão no mercado ou em fase final de desenvolvimento na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Trata-se de um processo chamado biofortificação de alimentos, realizado por meio do método de melhoramento genético clássico, em que se buscam, cruzando diferentes variedades, plantas com, por exemplo, resistência a doenças, alta produção e boas características nutricionais com mais vitaminas e minerais. É um trabalho lento e demorado, que pode se estender por 10 a 15 anos.

Leia mais
Fonte: Site Pesquisa Fapesp

Para universitários

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cotas na UFPR


Nesta quarta-feira às 14 horas o reitor Zaki Akel Sobrinho e o coordenador do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, Raul Von Der Heyde, concedem entrevista coletiva para explicar as mudanças que serão adotadas no sistema de cotas do vestibular.
A UFPR teve de fazer algumas modificações em função da nova política nacional de cotas. A entrevista será na Sala dos Conselhos, 2º andar da Reitoria.

Butantan testa com sucesso toxina do veneno da cascavel contra câncer de pele

Butantan testa com sucesso toxina do veneno da cascavel contra câncer de pele: A pesquisa inédita permitiu a identificação e a extração de uma substância contida no veneno da cobra, uma toxina chamada crotamina.

Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora

Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora: Mesmo longe da graça e do design do Google Glass, estes óculos já nascem com características que poderão influenciar seu similar mais famoso.
Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora




Fotodetectores embutidos no chip permitem que o mesmo componente mostre as imagens e filme os movimentos dos olhos. [Imagem: COMEDD]

Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora

Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora: Mesmo longe da graça e do design do Google Glass, estes óculos já nascem com características que poderão influenciar seu similar mais famoso.
Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora




Fotodetectores embutidos no chip permitem que o mesmo componente mostre as imagens e filme os movimentos dos olhos. [Imagem: COMEDD]

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Intolerância ao glúten


Próxima Reunião ACELPAR
Dia: 06/11/12

Horário: 19h
Local: Na Sociedade Paranaense de Pediatria, Rua Des.Vieira Cavalcanti, 550, Mercês, Curitiba


Pauta:

INTEGRAÇÃO DOS NOVOS ASSOCIADOS: Os novos associados são convidados para contar como foi seu processo de diagnóstico da Doença Celíaca. Os demais associados participam dando apoio e compartilhando
suas experiências.

DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS: degustação de pratos feitos pelos celíacos e novos fornecedores que estarão demonstrando seus produtos sem glúten.

NOTICIAS: novidades sobre a doença celíaca.

ENCERRAMENTO DE ANO: definição da atividade de encerramento de 2012.


Rota de Ônibus

Da Pça Tiradentes: Sta Felicidade / Jd Itália / Jd Mercês / Guanabara – desce um ponto depois da Telepar, em frente ao Posto Esso. A Des. Vieira Cavalcanti é a rua de trás, paralela à Manoel Ribas;

Rodoviária / PUC / Centro Cívico e Batel – Interbairros I – desce na Manoel Ribas, próximo à Telepar;

Terminal Campina do Siqueira - Inter II;
Pça das Mercês – vai pela Manoel Ribas até a Droga Raia, vira à esquerda e 1ª à Direita. (+ ou - 20 minutos de caminhada )

Peneirada Esportiva Expoente


O Colégio Expoente está convidando jovens de 12 a 16 anos (nascidos nos anos de 1996 e 2000) para participar da peneirada esportiva de handebol e voleibol com o intuito de reforçar as equipes para 2013.
Os jogadores serão selecionados dias 10 de novembro (unidade Boa Vista), das 8h30 às 11h30, e 24 de novembro, no mesmo horário, na unidade Água Verde. Quem quiser participar deve comparecer com roupa esportiva e apresentar o último boletim escolar.
Os escolhidos, além de fazerem parte de um time de campeões, que vem colecionando troféus em campeonatos locais e nacionais, poderão ainda ganhar bolsas de estudo no Colégio, a partir do início das atividades do ano vem.

Serviço
Peneirada Esportiva
Data: 10 de novembro
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Expoente Boa Vista
Data: 24 de novembro
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Expoente Água Verde
Para mais informações entre em contato diretamente com a Coordenação de Esportes do Expoente, através dos telefones: 3312-4100 (Expoente Boa Vista) e 3312-4200 (Expoente Água Verde).

Atividade física melhora funções cognitivas

Atividade física melhora funções cognitivas: Uma rotina regular de exercícios físicos pode deixar você mais em forma do que nunca - também mentalmente.