sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Modelo matemático auxilia gestão em escola agrícola


Fonte: Agência USP de Notícias

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga, pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) desenvolveram um modelo matemático que poderá ser usado como uma ferramenta pedagógica e gerencial na produção agropecuária de uma escola agrícola. A modelagem gerou uma equação capaz de representar todas as atividades realizadas no local, auxiliando a equipe de gestores.
A médica veterinária Carina Simionato de Barros tomou como estudo de caso a Escola-fazenda Canuanã, localizada em uma área de 2.549,07 hectares no município de Formoso do Araguaia, Tocantins. É uma escola agrícola onde residem 1.173 pessoas, sendo 909 alunos que cursam do ensino fundamental ao ensino médio, em regime de internato, e que forma Técnicos em Agropecuária. A escola-fazenda produz animais, vegetais e produtos agroindustriais usados tanto para o abastecimento da fazenda como também para a aprendizagem dos alunos. “Além de acompanharem um ciclo produtivo completo, os alunos passam por todas as etapas da produção agroindustrial”, aponta a pesquisadora.
A escola mantém criações de gado de corte comercial e de corte de elite (para exposição), bovinos de leite, cavalos, ovinos, suínos, aves de corte e de postura (produção de ovos), abelhas, além de plantações de milho, sorgo, arroz, mandioca, hortaliças (alface, acelga, tomate, berinjela, cenoura, batata-doce), frutas (laranja, banana, maracujá, melancia e melão), além de pastagens (nativa, cultivada e irrigada). A produção agroindustrial é composta por laticínios (leite, queijo, sorvete, doce de leite) além de geleias e doces feitos com as frutas produzidas no local. Há cerca de 250 funcionários.
Modelo aponta o mínimo necessário de plantações e de criação de animais para a aprendizagem dos alunos

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