quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sangue azul

“Por que sempre dizem que os nobres (reis e rainhas) têm o ‘sangue azul’? Por que isso, se todo mundo tem o sangue vermelho?” (Jeniffer Fátima)
A expressão “ele tem o sangue azul” se referindo a pessoas nobres vem sendo usado já a muito tempo. A origem da expressão tem várias hipóteses, que vem sendo discutidas durante algum tempo.
Os etimologistas (cientistas que estudam a língua) tem como principal hipótese que a expressão surgiu na Espanha no longínquo século VI. Segundo eles ela teria surgido num contexto de preconceito étnico, religioso e cultural. A expressão faria referência a cor clara da pele de pessoas de maior nível social, onde as veias e as artérias azuis se destacariam. Na pele de judeus e mouros que ficariam expostos ao sol o dia todo durante o trabalho, as veias e artérias azuis eram praticamente invisíveis.
Outra teoria diz que a expressão é ainda mais antiga e teve início no Egito antigo, onde os faraós diziam que seu sangue era azul como as águas do Rio Nilo, enquanto o de seus súditos seria vermelho. Há ainda quem diga que a expressão surgiu na Idade Média, onde os nobres para não cometer blasfêmias utilizam a palavra azul ao invés de Deus, quando proferiam a frase “Sangue de Deus”. Os criados ou plebeus que ouviam aquilo, começaram a chamar os nobres de sangue-azul.
rainhaA expressão “ele tem o sangue azul” se referindo aos nobres vem sendo usado já a muito tempo. Foto: Reprodução/viomundo
É importante lembrar que qualquer ser humano tem o sangue  vermelho, mesmo os que conseguem ver as veias e as artérias azuis sob a pele. A cor azul que enxergamos nas veias e artérias é explicado pela física. O sangue fora das veias consegue absorver todos os comprimentos de onda, menos o vermelho, que é a cor que ele reflete. Quando se encontra dentro das veias, o comprimento de onda azul não consegue penetrar da mesma forma que o vermelho, refletindo de volta para que os nossos olhos interpretem como o tom azulado que enxergamos.
veias2Segundo os etimologistas, a expressão faria referência a cor clara da pele de pessoas de maior nível social, onde as veias e as artérias azuis se destacariam. Foto: Reprodução/vcsabia

fontes: Tecmundo e guia do estudante

Como é feita a vasectomia?

Fonte: Blog da biologia

Posted: 31 Aug 2014 12:27 PM PDT
Como a vasectomia é feita? Ela é 100% segura? Quanto custa em média? ( Ricardo José) 
O seu nome técnico é deferentectomia. Vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra.  É o método mais seguro e cômodo atualmente.
O procedimento em si leva uns 20 minutos, mas com a consulta médica, a preparação e o preenchimento de papeleta leva-se cerca de uma hora até a conclusão do processo. O indivíduo não precisa estar em jejum. Na sala de cirurgia, é feita uma pequena infiltração local com anestésico e uma incisão de 1cm em cada lado do saco escrotal. O maior desconforto que o paciente experimenta é quando o médico isola digitalmente os deferentes, canais que levam os espermatozoides do epidídimo para a uretra e anestesia de novo. A seguir, corta-se o deferente, interpõe-se tecido conjuntivo entre os dois pontos para não recanalizar e fecha-se a incisão. Pronto. O indivíduo está liberado para voltar para casa. Muitos saem do hospital e vão direto para o trabalho sem problema.
incisãoDepois de esterelizar o local da cirurgia, é feita uma pequena infiltração local com anestésico. Em seguida é feita uma pequena incisão de no máximo, 1 cm, em cada lado do saco escrotal. Foto: Reprodução/youtube
O curioso é que, em 2% ou 3% dos casos, por alguma razão, a ligadura da parte que vai do testículo para o deferente, forma um granuloma espermático e vasa um pouco de esperma. Por isso, depois de um ou dois meses, quem fez vasectomia deve fazer um espermograma, já que a possibilidade de gravidez existe, uma vez que ainda pode haver espermatozoides no esperma
Esse método contraceptivo é indicado para homens que já possuem filhos, acima dos 30 anos, visando um planejamento familiar com sua companheira. Também é uma solução alternativa para as mulheres  que não podem tomar anticoncepcional ou possuem problemas de saúde.
corteO canal deferente é isolado e contado no ponto que interpõe-se tecido conjuntivo entre os dois pontos para não recanalizar. Foto: Reprodução/youtube
A reversão da vasectomia é um ato tecnicamente viável e possível. Se a reversão for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, em 90% dos casos o espermograma é bom e, em 70% existe a chance de a mulher engravidar.          A média de preços praticada no mercado por essa cirurgia é de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O valor vai depender do médico e do hospital escolhido. Mas o SUS  – Sistema Único de Saúde – disponibiliza gratuitamente esse serviço. Candidatos devem ter, no mínimo, 25 anos e dois filhos.
acabouTodas as estruturas vontam para o lugar e é feito o fechamento da incisão. Foto: Reprodução/youtube
CURIOSIDADE
Há um outro método, chamado de método chinês de vasectomia, a única diferença deste método para o método tradicional é o local e o modo de abordagem do Vaso Deferente (ao invés de duas pequenas incisões laterais no escroto, faz-se uma abordagem central com punção e alargamento da pele ao invés das incisões). Internamente o procedimento é idêntico.
 E para os que tem medo da cirurgia, há uma outra alternativa para realizar a vasectomia. Diferente do método tradicional, não usa um bisturi na sua realização. Não há incisões ou suturas (apenas uma ou duas aberturas na pele) e a cicatrização se dá espontaneamente. Este método resulta em menos desconforto no pós-operatório, com risco reduzido de sangramentos ou infecções. Não deixa cicatrizes visíveis e é tão efetivo quanto a vasectomia tradicional.
Vídeo está em inglês mas dá par entender claramente o procedimento