quinta-feira, 28 de março de 2013

Feliz Páscoa!

Bom feriado para todos!
Páscoa não é só chocolate!
Cristo vive em cada um de nós, siga seu exemplo!
Ame, compartilhe, viva! Ame por amar! Ame como se fosse o último dia de sua vida! Curta cada momento, para que tudo valha a pena!


Projeto CINE PUCPR Pensa

O curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCPR lança o projeto Cine PUCPR PENSA. A programação inicial foi desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT e a Pastoral da PUCPR.
O objetivo do ciclo de cinema é compreender e debater a crise no capitalismo, com análises e interpretações apresentadas a partir de pontos de vista distintos.
Em nome da dissolução da chamada crise econômica contemporânea, acirra-se a truculência do Mercado contra os direitos e a soberania dos povos. As contradições inerentes ao sistema dilapidam o coletivo em prol do particular. Concentração de renda, privatização, desemprego, medidas de austeridade, degradação ambiental e outros, são os reflexos de um sistema econômico, político e cultural que não consegue se justificar.
Uma vez por mês, durante quatro meses, será projetado um filme sobre a temática e um professor trará elementos acadêmicos para comentar a obra. A PUCPR está localizada na Rua Imaculada Conceição, 1155.
As próximas edições são:
27 de abril
Margin Call – O Dia Antes do Fim
J. C. Chandor / EUA, 2011, 107min.
Comentador: professor Gilberto Faggion (UNISINOS)
25 de maio
Inside Job - Trabalho Interno
Charles Ferguson / EUA, 2010, 120min.
Comentador: professor Lafaiete Santos Neves (UFPR)
15 de junho
Debtocracy
KaterinaKitidi e ArisHatzistefanou / Grécia, 2011, 74min.
Comentadora: professora Liana Maria da Frota Carleial (IMAP - UFPR)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Uma biblioteca por dia até 2020 - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Uma biblioteca por dia até 2020 - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / Biblioteca do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba: segundo informações do Censo Escolar, faltam no país 128 mil espaços de leitura adequados às instituições de ensino 
 Biblioteca do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba: segundo informações do Censo Escolar, faltam no país 128 mil espaços de leitura adequados às instituições de ensino

Resíduos de frango geram eletricidade de forma contínua

Resíduos de frango geram eletricidade de forma contínua: Usando um biodigestor de fluxo contínuo, pesquisador brasileiro criou uma técnica que pode tornar as granjas autossuficientes em energia.



Resíduos de frango geram eletricidade de forma contínua
Com o biodigestor de fluxo contínuo, a chamada "cama de frango" de cada ave produz 1,245 m3 de biogás por ave, o que equivale a 1,556 quilowatt-hora (kWh) por ave[Imagem: Airon Magno Aires]

segunda-feira, 25 de março de 2013

Jornal da Globo produz série especial sobre os avanços da neurociência

2013-03-18_1_1363648595
Via Jornal da Globo
O Jornal da Globo exibiu, entre dos dias 18 a 22 de março de 2013, a série especial Cérebro - Máquina de Aprender. Em cinco reportagens, atletas, bailarinos, músicos, professores e alunos contam como o desempenho deles melhorou depois que conheceram a neurociência, a ciência que estuda o cérebro.
Nós somos o nosso cérebro: sem ele, nada no corpo funcionaria. Para falar, andar, comer, se mexer. E é possível modificá-lo sempre, até o fim da vida. A série mostrará as descobertas dos neurocientistas.
Qualquer pessoa pode ser excelente no que faz. Mas o que é preciso pra chegar lá? Confira em Cérebro – Máquina de Aprender.

Neurociência e SuperCérebro

Essa série é um exemplo claro de como a neurociência é um assunto importante e que deve ser de conhecimento de todos, pois é através dela que podemos melhorar nossa qualidade de vida e atingir nossos objetivos. O SuperCérebro acredita que todos, independente da idade, podem melhorar o cérebro e trabalhamos diariamente para oferecer aos nossos alunos novos desafios e aprendizados que eles levarão para a vida inteira.
O SuperCérebro é um método inovador de desenvolvimento cognitivo (inteligência que se constrói progressivamente ao longo do tempo – segundo Piaget), que utiliza ferramentas como matemática, interpretação de texto, Soroban (ábaco japonês), desafios de lógica e jogos criativos. Com o conceito de “academia”, ao invés de “escola”, o aluno tem uma série personalizada de atividades que o colocam fora da zona de conforto mental, estimulando competências como raciocínio lógico, leitura crítica, cálculo mental, memória e concentração.

Assista aos episódios da série Cérebro – Máquina de Aprender

Cérebro molda suas funções e capacidade pelo constante uso
Exercício cerebral constante pode levar à excelência no que se faz
Trabalho de neurocientistas melhora desempenho de estudantes e atletas
Projeto pioneiro une neurociência à educação em escolas no Brasil

Open Culture: cultura para todos

Quando entrei na faculdade, uma palavra que não saía da boca dos professores era “repertório”. Eles diziam que “se quiserem ser bons profissionais de comunicação, vocês precisam muito disso”. Ver muitos filmes, ler muitos livros, atualizados nas notícias.
Confesso que essa era a parte que mais me empolgava e ainda empolga.
Ver um filme ou ler um livro está longe de ser uma perda de tempo. Quanto mais aprendemos e vemos coisas novas, nos tornamos mais críticos, exigentes, cultos e por aí vai.
Nesse fervor, temos o Open Culture: um site gringo cujo foco é divulgar cultura e mídia educacional de graça, além de um monte de cursos online sobre temas como biologia, física, etc.
Eles preparam listas bem interessantes pra facilitar o processo:

Livros que vão mudar sua vida


Se você está querendo algum livro foda, eles te mostram alguns livros que vão mudar sua vida.

33 filmes que já ganharam um Oscar


Link Vimeo
Se você ainda não desencanou do Oscar nem do musical, você pode ver a lista de 33 filmes que já ganharam o Oscar que eles disponibilizaram inteiros.

Filmes categorizados


Se você começou com a mania de cinéfilo, eles também mostram filmes noir, filmes do Hitchcock ou do Tarkovsky e filmes clássicos do Sci-fi.

Livros pra ouvir


Se você não tem tempo de ficar lendo os livros, eles também te dão a opção de baixar 500 Audio Books pra você ouvir.

Neil Gaiman de vários jeitos


Como fã das histórias do Neil Gaiman, pirei em descobrir que eles disponibilizam áudios, vídeos e textos do gênio da literatura fantástica.

Cursos diversos


Existem 700 cursos online sobre temas como arqueologia, design, economia, história, etc.

YouTube produtivo


Link YouTube
Se você acha que só tem besteira no Youtube, eles separaram canais que dizem o contrário.

Conteúdo com esmero


Link YouTube | Filme A Day at the beach, do acervo australiano de filmes
Se você procura vídeos com conteúdos bem trabalhados, eles têm também.

Dá pra falar outras línguas

Hiragana: um dos alfabetos japoneses
Se você gostaria de aprofundar seus conhecimentos em alguma língua específica, eles te ajudam nisso também com 40 línguas diferentes para você aprender.

Clássicos gigantes pra “preguiçosos”

Se você tem preguiça de ler o Ulysses do James Jouce, eles também disponibilizaram o áudio do livro.
John William Waterhouse | Ulysses and the Sirens (1891)
São sites como esse que fazem entender como pode ser importante investirmos nosso tempo para estudar inglês e outras línguas.
Hoje em dia, existem muitos jeitos de aprender inglês que não seja pagar caro por um curso que dura anos. Podemos ampliar nossos conhecimentos sem gastar com cursos em workshops, é só saber inglês para entender os vários tutoriais, sites e livros internacionais que carregam muitas informações e fatos não tão populares no Brasil.
Inclusive, eles podem nos servir de referências para nosso trabalho, lazer, entretenimento, etc.
Vai lá, aproveita!
 
 
 
 
 
 
 
YouTube - Vídeos desse e-mail