sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dois anos no ar!

Hoje comemoramos dois anos na www. Uma data simbólica, mas que mostra que é possível fazermos uma pequena parada no nosso dia e nos atualizarmos. A idéia inicial era justamente esta, ver o que estava acontecendo no mundo para poder transmitir aos alunos. Além disso, a web tem muito material e nem todo esse material tem utilidade, existe muita escrita por pessoas sem a menor credibilidade. Assim, poderia filtrar alguma coisa que realmente fosse interessante e repassar aos alunos. Era muito chato chegar na sala e não saber o que tinha acontecido de importante no dia. Muitos alunos me questionavam sobre coisas que apareciam na televisão ou no jornal, mas eu acabava dizendo que ignorava o assunto. O blog neste sentido tem essa função ajuda mútua.
É trabalhoso? sempre tem um pouco de trabalho, principalmente até você chegar no formato que se deseja, particularmente não gosto de ficar sempre no mesmo tipo de organização, sempre estou pensando em mudar algo. Pedras que rolam não criam limo!

Gosto de pensar que só podemos dar o que temos, então, só posso ensinar se aprender antes, transmito conhecimento se tiver conhecimento. Aprenda para poder transmitir.

Gostaria de agradecer à todos os mais de 16700 visitantes do blog e aos meus colegas que ajudam com contribuições importantes para o blog, além dos meus alunos. Meus agradecimentos em especial para:
Prof. Haroldo (Araucária) por todas as matérias que me envia.
Karen (Peru) pelo apoio.
Joana do Blog O Mundo do Lucas (Portugal)
Aos meus ex companheiros de trabalho da Flexotech, especialmente para o Paulo Borges, que sempre acompanha o Blog.
Ao Antônio B Duarte Jr (http://arthonline.com.br/informatica.htm) pelos comentários
Aos meus leitores em especial ao pessoal da África, EUA e Alemanha.

Obrigado.

Metafísica


O Departamento de Filosofia da UFPR está promovendo o quarto encontro do “Ciclo de Seminários 2012 ─ Metafísica: fundamentação e crítica”. O evento será realizado nesta sexta-feira (19), às 14 horas, no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I ─ campus Reitoria.
Na oportunidade, estará presente para ministrar palestra o professor Bento Prado Neto do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Prado é graduado em Filosofia (USP ─ 1989); mestre em Filosofia (USP ─ 1996) e doutor na área também pela Universidade de São Paulo ─ (2001). O professor é pesquisador no segmento de História da Filosofia e atua principalmente nos temas relacionados à figuração e linguagem. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail labinfo.petfilosofia@gmail.com

Simpósio Nacional sobre Educação Integral recebe inscrições até o dia 22/10



Organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Simpósio Nacional sobre Educação Integral está recebendo inscrições de estudantesprofessoresprofissionais relacionados à área até o dia 22 de outubro. O evento, por sua vez, acontece entre os dias 29 e 31 de outubro.


O evento, promovido pelos cursos de Enfermagem Psicologia, tem o objetivo de analisar a experiência de educação integral oferecida na cidade, por meio do programa Escola da Gente. O encontro irá aprofundar o debate sobre aspectos da formação de professoresgestores estudantes de graduação envolvidos em políticas de educação integral, além de trabalhar pela produção de subsídios que orientem a formação de educadores para uma atuação mais qualificada.

As experiências vivenciadas por alunos professores do projeto de extensão "Fala Sério: construindo estratégias de prevenção e promoção da saúde na escola pública" também farão parte das discussões inseridas na programação, que preveem conferências, trabalhos temáticos em grupo e plenária. As atividades também contam com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação e da Pró-reitoria de Extensão.

As inscrições custam R$ 25,00 para estudantes R$ 50,00 para professores profissionais. Elas poderão ser feitas clicando neste link. Já a programação completa você confere neste outro link (arquivo em PDF).

Bomba cardíaca nacional pode salvar vida de pacientes do SUS

Bomba cardíaca nacional pode salvar vida de pacientes do SUSBomba cardíaca nacional pode salvar vida de pacientes do SUS: Uma esperança para os pacientes que aguardam nas longas filas por um transplante de coração já começa a se tornar realidade.


A bomba cardíaca baixo custo desenvolvida por pesquisadores brasileiros pode até mesmo substituir o transplante.[Imagem: Instituto Dante Pazzanese/Antônio Scarpinetti]

Chip que emite luz torcida multiplica transmissão de dados

Chip que emite luz torcida multiplica transmissão de dados: A descoberta acelera a viabilização da tecnologia, que já se mostrou extremamente eficiente em condições de laboratório.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/10/2012
Chip que emite luz trançada multiplica transmissão de dados
O segredo para torcer a luz no interior de um chip está em minúsculos anéis com ranhuras internas cuidadosamente espaçadas. [Imagem: Miss Yue Zhang]

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Colégio Estadual recebe inscrições para os cursos técnicos - Ensino - Gazeta do Povo

Colégio Estadual recebe inscrições para os cursos técnicos - Ensino - Gazeta do Povo

Procura por curso superior de tecnologia cresce 11% no país - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Procura por curso superior de tecnologia cresce 11% no país - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Programas capacitam jovens carentes para o mercado de trabalho - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Trabalho voluntário, quer ajudar alguém? Divida o que você sabe!


Voluntários (as) para ministrar aulas de Office/Excel.

Onde: Instituto Tibagi
Bairro: Centro
Dia/horário: quartas-feira, pela manhã (horário a combinar)
Contato: Juciléia Meirelles (Pedagoga) jucileia@ettibagi.org.br
Rua Cons. Laurindo, 600 - 3º Piso - Centro – Curitiba - PR
Tel: (41) 3024-9848 - 9651-8878.

 Obs.: As aulas são para alunos de manutenção automotiva, de 18 anos, turma com 23 alunos, dividida em duas de 11 a 12 alunos por aula. Os conteúdos ministrados são da parte de Office, principalmente a parte de Excel.



Revista Pré-Univesp

O número 25 da revista Pré-Univesp traz como tema a aprendizagem lúdica. A motivação para tratar desse assunto é a realização, no Brasil, da Empírika – Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação – um evento internacional, bienal e itinerante, que foi inaugurado em 2010, na Espanha. A próxima edição vai acontecer em São Paulo, Campinas e Vinhedo, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2012. As atividades da Empírika são dirigidas a um público amplo, mas podem despertar especial interesse em alunos do ensino fundamental e médio. Serão instalações, palestras, oficinas e apresentações de teatro, música e vídeos, configurando um espaço no qual o aluno tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, consolidando conceitos de vários campos da ciência. Neste contexto, o conteúdo desta edição da Pré-Univesp busca mostrar como acontecem os processos de educação que envolvem brincadeiras, jogos e outras atividades lúdicas.

Na revista e na Empírika, brinque, jogue, divirta-se e aprenda!

EditorialEmpirika 2012Carlos Vogt 

EntrevistasLuciano Maia Lemos 
Muitas possibilidades de aprendizagem lúdica são contempladas pelo vasto mundo das TICs, com benefícios para a formação e o desenvolvimento humano.
Por Flavia Gouveia

Fernanda FreirePara a pesquisadora da Unicamp, o uso lúdico da tecnologia pode ajudar a enfrentar desafios da escola de hoje.
Por Mariana Castro Alves 

ReportagensFeiras de ciências: incentivando a curiosidade, a pesquisa e a criatividadePor Carolina Toneloto

Brincar educa?Por Christiane Bueno

Olimpíadas Científicas, jogos sem perdedoresPor Enio Rodrigo 

Aprendizagem também é coisa de museuPor Maria Teresa Manfredo 

ArtigosJogos eletrônicos, aprendizagem e outras coisasPor Cláudio Lúcio Mendes 

Ciência na música popular brasileiraPor Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani

Desafios Empírikos: desafiando a curiosidade científicaPor Sylla John Lerro Taves*

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Eventos





Seminário Eficiência Energética

Queremos contar com sua presença no Seminário Eficiência Energética - rota
estratégica do século XXI que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro de
2012, no Auditório da UTFPR Curitiba Câmpus sede.

O evento faz parte das atividades do Curso de Especialização em Eficiência
Energética - CEEE, o qual conta com profissionais de diversas áreas da
Engenharia.

O evento será aberto ao público e não há custos para o participante,
solicitando apenas sua inscrição prévia para melhor organização.

A inscrição pode ser efetuada junto a Organização do Seminário, pelos  
e-mails luizpepplow@utfpr.edu.br; denizebarao@utfpr.edu.br ;  
anapaula@utfpr.edu.br ; rodrigomungo@utfpr.edu.br


Informações pelos telefones (41) 3310-4626/3310-4536/3310-4466.

Segue em anexo o panfleto eletrônico com a programação do evento para seu
conhecimento e divulgação em sua rede de contatos.

Você pode acessar o link abaixo para visualizar o folder eletrônico.

http://www.pessoal.utfpr.edu.br/luizpepplow/?id=5

Emitiremos certificado de participação para quem participar de toda a
edição do evento.

Com criatividade e tecnologia, professor desperta interesse de alunos pela física e matemática


Jogos eletrônicos, filmes em 3D e realidade aumentada, tecnologias que ainda são desconhecidas por parte dos jovens brasileiros. Ao perceber que seus alunos, de Petrópolis, não entendiam o que é um filme em 3D por nunca terem assistido a uma produção com essa tecnologia, o professor de matemática Guilherme Erwin Hartung decidiu mostrar a eles O Fantástico Mundo 3D.

O projeto deu tão certo que Hartung recebeu, no ano passado, o Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Durante as atividades oferecidas fora do horário das aulas, sem valer nota, 15 estudantes montaram um site com imagens em 3D produzidas por eles mesmos.

Antes tiveram oficinas de biologia, para saber como funciona o olho humano, de física, sobre polarização da luz, e, claro, de matemática, para entender e calcular a geometria envolvida na produção das imagens com a sensação de profundidade. Também foram feitas visitas a institutos de pesquisa e a um laboratório de computação, além de participarem de uma videoconferência com especialista em 3D de Hollywood. 

Tudo graças ao empenho do professor, que também é orientador tecnológico no Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de ensino médio.“Os alunos gostaram, alguns disseram que a questão da física mudou, tem muito aluno que diz que odeia física, mas, quando vê a física aplicada, uma coisa interessante, palpável, passa a ver a física com outros olhos. A professora de biologia também comentou que os alunos realmente aprenderam o sistema de 
visão. Em matemática, os 15 que frequentaram o projeto todo realmente aprenderam as razões trigonométricas”, contou Hartung.

Para ele, o incentivo de um professor é suficiente para mudar o destino de um aluno. “Com certeza ...

Saiba mais 

O trabalho do professor Guilherme Erwin Hartung com os alunos do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio podem ser conferidos nos sites

http://www.guilhermeeh.blogspot.com.br/,http://petropolis3d.webnode.com.br/ e

http://www.fractalmultimidia.blogspot.com.br/, que oferece os jogos desenvolvidos para download.

Fonte: Agência Brasil

Palestra gratuíta

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Enfermeira brasileira inventa maca para banhos em pacientes

Enfermeira brasileira inventa maca para banhos em pacientes: A enfermeira desenvolveu uma maca higienizadora, onde o paciente pode ter um banho quase igual ao que se toma no chuveiro, só que na posição horizontal e com água morna.
Enfermeira brasileira inventa maca para banhos em pacientes
Com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Nilmar batizou sua maca higienizadora de Confort Care e agora está estreando como empresária. [Imagem: Faperj]

TransOS: primeiro sistema operacional em nuvem

TransOS: primeiro sistema operacional em nuvemTransOS: primeiro sistema operacional em nuvem: Pesquisadores chineses estão criando o primeiro sistema operacional para a era da computação em nuvem.




Sistemas operacionais tradicionais, como Windows, Linux, Apple OS e outros rodariam como "janelas" do TransOS.[Imagem: Zhang/Zhou]

Vulcão gigante nos Andes está se mexendo

Vulcão gigante nos Andes está se mexendo
Vulcão gigante nos Andes está se mexendo: A movimentação está ocorrendo no centro da Cordilheira dos Andes.








O gigantesco vulcão Uturuncu, quando acordar de seu sono de 270.000 anos, pode produzir uma erupção catastrófica.[Imagem: Y. Fialko/SIO/UCSD]

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Astrônomo brasileiro descobre satélite da Via Láctea

Astrônomo brasileiro descobre satélite da Via-LácteaAstrônomo brasileiro descobre satélite da Via Láctea: Trata-se de um aglomerado de estrelas situado no halo da nossa galáxia, a uma distância de 108.000 anos-luz do Sistema Solar.








O pequeno aglomerado de estrelas Balbinot 1 pode ser visto no centro da imagem. [Imagem: Eduardo Balbinot]

Descoberta enzima que combate doença de Alzheimer

Descoberta enzima que combate doença de Alzheimer: A enzima destrói a proteína beta-amiloide, um fragmento tóxico de outra proteína que forma placas nos cérebros de pacientes com a doença.

Brincar é importante para o cérebro


Brincar é importante para o cérebroBrincar não é só coisa de humanos. Na natureza, a brincadeira é comum entre os mais variados animais, sejam mamíferos, aves, répteis, até alguns animais invertebrados, como o polvo e a abelha. O fato de a brincadeira ser tão difundida sugere que ela surgiu há muito tempo na história da evolução.
Apesar de associarmos o ato de brincar à simples diversão, se a natureza manteve essa característica ao longo do processo evolutivo das espécies, ela deve também servir a algum propósito vital. Cientistas estão descobrindo que quando seu filho está brincando, ele está fazendo algo crucial para a sua vida, pois a brincadeira auxilia no desenvolvimento dos cérebros das crianças.
Mas como podemos saber quando uma pessoa, ou um animal qualquer, está brincando? Pesquisadores utilizam três critérios. Primeiro, a brincadeira se assemelha a um comportamento sério, como caçar ou fugir, mas é feito por um animal jovem ou é feito de maneira exagerada, desengonçada, ou até modificada. Segundo, a brincadeira não possui nenhum propósito imediato de sobrevivência, sendo feita de maneira voluntária e prazerosa. Terceiro, a brincadeira acontece quando um animal não está sob estresse e não tem algo mais urgente para fazer.
Além de definir o que é brincadeira, os cientistas também identificaram três principais tipos de brincadeira. A mais comum é a brincadeira com objetos, o que geralmente é feito por espécies que caçam ou se alimentam de uma grande variedade de comidas. Quase tão comum quanto é a brincadeira locomotora, como ficar pulando sem motivo aparente, e é feita por animais que se movem bastante e geralmente têm que fugir de predadores. O terceiro e mais sofisticado tipo de brincadeira é a social. A brincadeira social pode ter várias formas, incluindo simulação de luta ou corrida, onde o principal componente é o fingimento.
O grande motivo pelo qual os animais brincam é porque é divertido. A razão parece ser simples, porém a habilidade de se divertir com uma atividade é uma característica de sobrevivência. Nosso cérebro já vem programado, através dos nossos instintos básicos, para gostarmos de atividades que nos ajudam a garantir nossa sobrevivência, como comer, fazer sexo etc. Isso porque quando fazemos algo divertido o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor que ativa o circuito de recompensa do cérebro e nos dá a sensação de querer mais.
A brincadeira também ativa outros sistemas do cérebro, fazendo com que se libere noradrenalina, um neurotransmissor que nos deixa atentos e prontos para ação. A noradrenalina facilita o aprendizado e até melhora a plasticidade cerebral. E o mesmo vale para a dopamina, pois os mecanismos de plasticidade são fortemente facilitados quando ocorre uma recompensa.
Quando um animal está sob estresse, seu cérebro libera cortisol, porém foi comprovado que a brincadeira não promove a liberação de cortisol. Portanto, é seguro afirmar que se você está sentindo que a brincadeira é uma fonte de estresse, é você que não está sabendo brincar. Até quando se joga videogames violentos, ficou provado que o nível de cortisol não aumenta.
Sob o ponto da neurociência, as condições necessárias para se ter uma brincadeira – a liberação de transmissores que elevam o aprendizado sem provocar estresse – permitem ao cérebro explorar possibilidades e aprender com elas. Assim, uma das principais funções da brincadeira pode muito bem ser a de oferecer treinamento para a vida real, preparando a pessoa (ou outro animal) para quando as habilidades aprendidas forem realmente necessárias.
Para muitas pessoas, a brincadeira continua na vida adulta e é um dos principais responsáveis pelo sucesso na solução de problemas. Engenheiros geralmente relatam que gostavam de montar e desmontar coisas quando eram crianças. E o trabalho na vida adulta é geralmente mais efetivo quando ele se assemelha a uma brincadeira.
É por esse motivo que o Cérebro Melhor utiliza jogos desenvolvidos especialmente para exercitar suas habilidades cerebrais. Crianças, adultos e idosos podem se divertir enquanto melhoram sua memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial. Experimente você também!

Colaboração prof. Haroldo

Labjor

Prezados leitores,

Está no ar o número 142 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência <http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. 
Trazemos neste dossiê, o tema Empírika 2012, referente à Feira Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Inovação que será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro, em três cidades: São Paulo, Campinas e Vinhedo. O evento inclui uma exposição física, no Expo Barra Funda, em São Paulo, nos dias 23, 24 e 25; um evento científico, em Campinas, na Universidade Estadual de Campinas, nos dias 26 e 27 e, para finalizar as atividades, o público ainda terá a oportunidade de participar da feira em Vinhedo, que terá lugar no Centro de Convivência anexo ao teatro, e ainda da programação elaborada pelo Observatório Abrahão de Moraes. Uma semana depois o público ainda poderá se envolver com a feira, nas apresentações teatrais sobre temas científicos que serão apresentadas em Vinhedo.
Além das informações que constam no dossiê, o leitor encontra no site do evento (www.empirika.org), mais detalhes sobre a programação e maneiras de participar. Convidamos a todos para participarem desse verdadeiro festival de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e lembramos que todas as atividades serão gratuitas.



Editorial

- Empírika 2012
Carlos Vogt
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&tipo=1011



Artigos

- Feiras de ciências e programas de pré-iniciação científica: oportunidade de aprendizado e contribuição para cultura científica
João Freitas da Silva
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1017

- Trabalho, tecnologia e educação profissional
Almério Melquíades de Araújo
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1018

- O papel dos centros e museus de ciência na cultura científica no Brasil: a experiência da Estação Ciência
Michel Sitnik, Patrícia Mourad e José Antonio Visintin
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1009

- Bariloche: um ano embaixo das cinzas
Sandra Murriello
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1015



Reportagens

- Brasil recebe feira internacional de ciência, tecnologia e inovação
Por Romulo Augusto Orlandini
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1006

- Seminário internacional em Campinas analisa ciência e sociedade
Por Rômulo Orlandini e Monique Lopes
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1013

- Desafios em ciência e tecnologia e olimpíadas como meio de motivar o pensamento científico na educação
Por Marcela Marrafon de Oliveira e Monique Lopes
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1016

- Cultura científica: alguns caminhos (e descaminhos) de dentro dos portões da escola
Por Meghie Rodrigues
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1014

- O despertar de talentos em ciência e tecnologia
Por Andréia Hisi e Cristiane Paião
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1008

- As experiências da Febrace e da Mostratec
Por Andréia Hisi e Cristiane Paião
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&id=1010



Entrevista
- Ana Victoria Pérez Rodriguez
Diretora da Fundação 3CIN e da Agência Dicyt, trata da cultura científica como elemento chave para o desenvolvimento sustentável das sociedades.
Entrevistada por Romulo Augusto Orlandini
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=82&tipo=entrevista


Resenha
- O preço da solidão
A pequena Matilda encontra na ciência e em seus experimentos uma válvula de escape para seus dramas pessoais, nessa história de uma família estereotipada, infeliz e solitária.
Por Carolina Octaviano
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&tipo=resenha&edicao=82



Poema
- Soleira
Carlos Vogt
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&id=1012&edicao=82



Notícias
<http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?module=comciencia&action=view&section=3>