O número 25 da revista Pré-Univesp traz como tema a aprendizagem lúdica. A motivação para tratar desse assunto é a realização, no Brasil, da Empírika – Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação – um evento internacional, bienal e itinerante, que foi inaugurado em 2010, na Espanha. A próxima edição vai acontecer em São Paulo, Campinas e Vinhedo, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2012. As atividades da Empírika são dirigidas a um público amplo, mas podem despertar especial interesse em alunos do ensino fundamental e médio. Serão instalações, palestras, oficinas e apresentações de teatro, música e vídeos, configurando um espaço no qual o aluno tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, consolidando conceitos de vários campos da ciência. Neste contexto, o conteúdo desta edição da Pré-Univesp busca mostrar como acontecem os processos de educação que envolvem brincadeiras, jogos e outras atividades lúdicas.
Na revista e na Empírika, brinque, jogue, divirta-se e aprenda!
EditorialEmpirika 2012Carlos Vogt
EntrevistasLuciano Maia Lemos
Muitas possibilidades de aprendizagem lúdica são contempladas pelo vasto mundo das TICs, com benefícios para a formação e o desenvolvimento humano.
Por Flavia Gouveia
Fernanda FreirePara a pesquisadora da Unicamp, o uso lúdico da tecnologia pode ajudar a enfrentar desafios da escola de hoje.
Por Mariana Castro Alves
ReportagensFeiras de ciências: incentivando a curiosidade, a pesquisa e a criatividadePor Carolina Toneloto
Brincar educa?Por Christiane Bueno
Olimpíadas Científicas, jogos sem perdedoresPor Enio Rodrigo
Aprendizagem também é coisa de museuPor Maria Teresa Manfredo
ArtigosJogos eletrônicos, aprendizagem e outras coisasPor Cláudio Lúcio Mendes
Ciência na música popular brasileiraPor Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani
Desafios Empírikos: desafiando a curiosidade científicaPor Sylla John Lerro Taves*
Na revista e na Empírika, brinque, jogue, divirta-se e aprenda!
EditorialEmpirika 2012Carlos Vogt
EntrevistasLuciano Maia Lemos
Muitas possibilidades de aprendizagem lúdica são contempladas pelo vasto mundo das TICs, com benefícios para a formação e o desenvolvimento humano.
Por Flavia Gouveia
Fernanda FreirePara a pesquisadora da Unicamp, o uso lúdico da tecnologia pode ajudar a enfrentar desafios da escola de hoje.
Por Mariana Castro Alves
ReportagensFeiras de ciências: incentivando a curiosidade, a pesquisa e a criatividadePor Carolina Toneloto
Brincar educa?Por Christiane Bueno
Olimpíadas Científicas, jogos sem perdedoresPor Enio Rodrigo
Aprendizagem também é coisa de museuPor Maria Teresa Manfredo
ArtigosJogos eletrônicos, aprendizagem e outras coisasPor Cláudio Lúcio Mendes
Ciência na música popular brasileiraPor Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani
Desafios Empírikos: desafiando a curiosidade científicaPor Sylla John Lerro Taves*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião!