sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aulas de Física para EJA

Estou disponibilizando as aulas que estou ministrando para meus alunos do EJA. Basta acessar a sessão EJA e verificar o material. Vou tentar deixar sempre atualizado. Os links dos arquivos antigos foram removidos para evitar confusões com os novos alunos.
Use aproveite e indique as falhas, eu agradeço.

Coração é recuperado após infarto com gel injetável

Coração é recuperado após infarto com gel injetável: O hidrogel induziu não apenas o crescimento dos tecidos do músculo cardíaco, mas também dos vasos sanguíneos, recuperando o coração.
Hidrogel injetável regenera coração após infarto
A área escura (Figura A) mostra a região do coração danificada pelo ataque cardíaco. Na Figura B, a mesma área está quase totalmente recuperada após a injeção do hidrogel.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cientistas alertam sobre fragilidade diante de supertempestade solar Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/cientistas-alertam-sobre-fragilidade-diante-de-supertempestade-solar-7547720#ixzz2LX7jg3Os © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

O Globo (Email)
Atualizado:


Sol visto por um telescópio de raios X. Supertempestade ocorre a cada 200 anos, segundo especialistas
Foto: Agência O Globo

Sol visto por um telescópio de raios X. Supertempestade ocorre a cada 200 anos, segundo especialistas Agência O Globo
RIO- O mundo terá um aviso com antecedência de apenas 30 minutos quando a supertempestade solar mais forte desde 1859 atingir a Terra, revelam cientistas. Tempestades solares que mereçam esta classificação ocorrem a cada 200 anos. Como a última causou transtornos ao nosso planeta em 1859, os cientistas já se preparam para o evento, que poderia paralisar as redes de comunicações, incluindo GPS e telefones celulares.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/cientistas-alertam-sobre-fragilidade-diante-de-supertempestade-solar-7547720#ixzz2LX7atAHx
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Frequência modulada melhora percepção dos sons

Crianças com aparelhos de amplificação sonora individual ou implantes cocleares podem melhorar a percepção e compreensão dos sons por meio de um dispositivo sem fio via frequência modulada (FM), testado em pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Os experimentos realizados pela fonoaudióloga Michelle Queiroz mostraram que o sistema facilita a compreensão da voz mesmo quando a fonte está distante e há ruídos mais intensos no ambiente. O dispositivo pode ser utilizado em salas de aula para auxiliar no acompanhamento da fala dos professores e, portanto favorecer a aprendizagem.

Fonte: Agência Usp de notícias
Leia mais 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Exumação de D.Pedro I e suas mulheres reconta a História

Exames foram feitos em sigilo entre fevereiro e setembro do ano passado. Agora se sabe que o imperador tinha quatro costelas quebradas, o que quase inutilizou um dos pulmões.

Pela primeira vez em quase 180 anos foram exumados para estudos os restos mortais de Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, e de suas duas mulheres: as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia. Os exames, realizados em sigilo entre fevereiro e setembro de 2012 pela historiadora e arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, revelam fatos até então desconhecidos da família imperial brasileira e compõem um retrato jamais visto dos personagens históricos, cujos corpos estão na cripta do Parque da Independência, na zona sul da cidade, desde 1972.

Leia mais

Fonte: O Último Segundo
 

 

Doenças Raras - Evento

C O N V I T E

As entidades Paranaenses de apoio às pessoas com doenças raras,

Grupo de apoio a pessoa com Doença Rara Vida rara.

Organização Brasileira de Apoio aos Portadores de Disfunção Neuromuscular-OBADIM

Associação Brasileira de Porfiria ?ABRAPO

Associação Paranaense de Crianças Cardiopatas- CORAÇÃO DE LEÃO

Associação Niemann Pick Brasil

Associação Brasileira da Síndrome de Williams-ABSW

Associação Brasileira dos portadores de Angioedema Hereditário-ABRANGHE

G.E.D.R. ESTUDANDO RARAS

AFAG Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Doenças Graves

e demais associações, juntamente com a Presidente da Comissão Científica dos eventos no Paraná, Dra. Ana Chrystina Crippa,

tem o prazer de convidar V. Sa. para os eventos que assinalarão a passagem do ?Dia Mundial das Doenças Raras-2013?. Os eventos integram acontecimentos globais e tem como objetivo conscientizar, divulgar, avaliar ações preventivas e terapêuticas, debater, ampliar conhecimentos, orientar e proporcionar trocas de experiências nas questões relativas às doenças raras em nosso Estado. Acontecerão pela primeira vez no Paraná, e contarão com a participação de especialistas das diversas áreas, além de depoimentos de Associações de apoio, e de pacientes.

EM CURITIBA , DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2013, DAS 08H30 às 13H00
Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
Av. Sete de Setembro, 3165, Rebouças
EM PONTA GROSSA, DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2013, DAS 9H00 ÀS 12H20
Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Campus Uvaranas
Av. General Carlos Cavalcanti, 4748
EM PARANAGUÁ, DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2013, DAS 9H00 ÀS 12H20
Local: Plenário da Câmara Municipal de Paranaguá
Rua João Estavão, 361
EM LONDRINA, DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2013, ÀS 9H00
Local: Câmara Municipal de Londrina
Rua Governador Parigot de Souza, 145

Solicita-se confirmação de presença, por gentileza.
As inscrições podem ser feitas a partir do link abaixo.
https://www.facebook.com/events/433212720089387/


------------------------------
----------------------------------
Esta mensagem foi enviada pelo e-mail institucional da UTFPR.

----------------------------------------------------------------------------------
Broadcast alunos-ct
UTFPR - www.utfpr.edu.br

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O universo explicado em um minuto!

Este vídeo do minutephysics explica quais são os conceitos de universo que você pode encontrar por aí. Faz a distinção entre o Universo “tudo que existe” e o universo observável dos cientistas. Na sequência acompanhe uma história mais detalhada do universo, em outro vídeo, vale a pena conferir.

Fonte: Hipescience
Leia mais e veja o vídeo

Olho biônico é aprovado para uso em pacientes

Olho biônico é aprovado para uso em pacientes: É o primeiro olho biônico a receber aprovação das autoridades de saúde para uso em pacientes que perderam a visão.

Olho biônico é aprovado para uso em pacientes




O olho biônico não restaura uma visão normal, mas permite que o paciente implantado, antes totalmente cego, consiga localizar objetos e detectar movimentos. [Imagem: DOE/ARP]