sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sono de ondas lentas reforça aprendizagem

Sono de ondas lentas reforça aprendizagem: Você faz sua aula de piano, vai dormir e, quando acorda, seus dedos apresentam uma destreza muito maior. Agradeça ao sono.

Clube de Ciências divulga trabalhos em Congresso Nacional de Educação


Os trabalhos desenvolvidos pelo Clube de Ciências Augusto Ruschi foram divulgados no XI Congresso Nacional de Educação de 2013 (EDUCERE). O evento foi realizado entre os dias 23 e 26 de setembro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba. 

Na oportunidade, a coordenadora da Disciplina de Ciências, Thaís Jannuzzi Chaves da Secretaria Municipal de Educação de Araucária e a professora de Ciências Halina Linzmeier Heyse apresentaram os trabalhos do Clube realizados no ano de 2012. 

Na apresentação foram relatadas as ações desenvolvidas no espaço pedagógico e os resultados obtidos. “Dentre as ações estavam os relatos: Palestra itinerante - Tema: Higiene e Prevenção de Doenças; Cursos de aprofundamento: Microscopia Básica; Biologia Celular e Genética; Botânica; Zoologia; Física e Química Experimental e o Projeto: Biotecnologia para a Sustentabilidade vai à Escola em parceria com a empresa Novozymes”, contou Thaís. 

Ainda segundo a coordenadora, a professora Halina que trabalhou com os alunos em algumas oficinas divulgou as práticas realizadas, fotos, resultados, participação dos pais e responsáveis, além da experiência do trabalho extraclasse. 

Os cursos desenvolvidos no ano de 2013 também foram apresentados. “Foram divulgados os cursos de Mecatrônica, Microscopia, Experimentos Científicos I e II, Química e Física Experimental, Botânica, Zoologia, Geologia e Paleontologia e Maquetaria (Integrado à oficina de Arte)”, finalizou Thaís. 

Clube de Ciências 

O Clube de Ciências Augusto Ruschi desenvolve atividades científicas voltadas aos alunos e professores com a finalidade de instigar o interesse pela ciência pela construção de um pensamento crítico, desenvolvimento do aprendizado, experimentação e do princípio do Método Científico. 

Endereço do Clube de Ciências: Complexo Pedagógico Lucy Moreira Machado: Rua Archelau de Almeida Torres, nº 1411 - Jardim Iguaçu – Araucária. 

Telefone: 3901-5215

Curso

O curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins  “Fé na Prevenção” é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), órgão integrante do Ministério da Justiça e executado pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O curso objetiva capacitar 15.000 (quinze mil) pessoas de todo o Brasil, que desempenham papel de lideranças religiosas ou que atuam em movimentos afins, para ações de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco, bem como na abordagem de situações que requeiram encaminhamento às redes de serviço.
O curso é gratuito e oferecido na modalidade de Educação a Distância. A capacitação tem duração de 4 (quatro) meses e certificação de extensão universitária pela UNIFESP aos alunos aprovados no curso, com carga horária de  120 (cento e vinte) horas .
O conteúdo programático do curso aborda diversas temáticas relacionadas ao conceito e à classificação de drogas, além de técnicas de abordagem, intervenção breve, formas de encaminhamento e entrevista motivacional na prevenção do uso de álcool e/ou outras drogas.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Câmpus Curitiba recebe a exposição “Viva Zé”








Na foto acima Eu (no canto esquerdo com 20 anos a menos e o grande Zé Maria - A peça era O Médico à Força de Molière. Fui da última formação do grupo Tecefet dirigida pelo Zé.)

A partir do dia 01 de outubro todos os alunos e servidores da UTFPR Câmpus Curitiba poderão admirar a exposição do ator e diretor paranaense José Maria Santos. Serão exibidos fotos, documentos e registros jornalísticos sobre a vida desse ator que tanto fez pela instituição, fundando o Grupo de Teatro da UTFPR.
Zé Maria, como ficou conhecido, comemoraria 80 anos de uma bela existência neste ano.
Durante um período de 15 anos, de 1972 a 1990, Zé Maria esteve à frente do Teatro Universitário da instituição que já teve o nome de Teatro do Cefet (TECEFET), Teatro da Escola Técnica Federal (TETEF) e, atualmente, Teatro da Universidade Tecnológica (TUT).
Foram várias peças no teatro da UTFPR que, neste ano, comemora 40 anos e a exposição relembra momentos do diretor no cenário do teatro paranaense.
A exposição promovida pela Fundação Teatro Guaíra começou no final de agosto e a proposta é uma exposição itinerante. Por isso será possível ver a produção teatral até o dia 9 de novembro com entrada gratuita.
Mais informações:
http://www.ct.utfpr.edu.br
https://www.facebook.com/tutteatro?ref=hl
(Jaqueline Modesto – Ascom)

Atualizado em 03/10/2013