sexta-feira, 21 de março de 2014

Descobertos primeiros sinais de inteligência em plantas

Descobertos primeiros sinais de inteligência em plantas

Física

Posted: 20 Mar 2014 02:00 PM PDT

Os animais têm truques escondidos que vão muito além de ir buscar um graveto que alguém jogou ou esconder seus filhotes dentro da própria boca Continua...

O Facebook reconhece rostos quase tão bem quanto você

facerec
Sabe aquela história do Facebook ficar sugerindo nomes errados para os rostos que aparecem nas suas fotos? Bom, parece que isso está prestes a acabar.
Segundo uma notícia divulgada pelo MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, a rede social mais acessada do mundo teve grandes avanços no desenvolvimento de um software de reconhecimento facial. De acordo com os últimos testes, a ferramenta é quase tão eficiente quanto nós, seres humanos.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Componente magnônico armazena e processa dados

Componente magnônico armazena e processa dados: Físicos desenvolveram um novo componente capaz tanto de armazenar quanto de processar dados - tudo magneticamente.

Astrônomos descobrem primeira prova direta da expansão do Big Bang

Posted: 18 Mar 2014 07:16 AM PDT



Alguém vai ganhar um prêmio Nobel! Ao menos é o que a comunidade de físicos diz após um anúncio feito nesta segunda-feira de que uma equipe de pesquisadores de Harvard, nos EUA, encontrou a primeira evidência direta de inflação cósmica após o Big Bang. É mais uma prova de que o Big Bang foi realmente o início de tudo.

A descoberta em si é um pouco complicada de se entender – e deveria ser, considerando que ajuda a explicar o começo da existência. Astrônomos descobriram especificamente uma torção de luz chamada polarização modo-B primordial. Isso se refere ao efeito turbilhão que as enormes ondas gravitacionais tinham nos fótons que escaparam do Big Bang e serve de prova de que essas ondas gravitacionais de fato existem. Até onde chega o entendimento das origens do universo, isso é algo enorme. Alguns dizem que esta descoberta tem o mesmo impacto do bóson de Higgs, de 2012.

Einstein, sendo Einstein, previu tudo isso em 1916. Sua teoria geral da relatividade levantou a hipótese de que essas ondas gravitacionais existem como ondulações no tecido de espaço-tempo, e os cientistas desde então vêm tentando provar a sua existência. Se as ondas gravitacionais existem, isso significa que a rápida expansão do universo nos momentos pós-Big Bang de fato aconteceu. O efeito é mais ou menos como ondas que se formam na superfície quando você solta uma pedra grande em um lago. No entanto, você também precisa imaginar que o Big Bang formou o lago em si.

Independentemente de como você consegue imaginar isso, é algo bem grande. “Se for confirmado, então será a descoberta mais importante desde, eu acho, que a expansão do universo está acelerando”, explica o astrônomo de Harvard Avi Loeb, que não estava envolvido na pesquisa. Loeb continuou: “vale um Nobel.”




Claro, tudo precisa ser confirmado. Os cientistas de Harvard não revelam descobertas de forma imprudente, entretanto. Eles também usaram um dos telescópios mais avançados do mundo, o BICEP2, na Antártida, para coletar os dados. “São pessoas extremamente cuidadosas e conservadoras”, Marc Kamionowski, um teórico de Johns Hopkins que foi uma das poucas pessoas a ver os dados antes deles serem revelados ao público, explicou à Time. “Eles têm essas evidências há três anos, procuraram explicações alternativas para o que estavam vendo, e sistematicamente descartaram uma por uma.”

E não se esqueça: Einstein comentou isso há um século. E se sabemos algo sobre Einstein, é que ele era um cara muito inteligente.

Esta nova descoberta também é uma boa oportunidade de revisitar as origens da ideia origal da inflação na era pós-Big Bang de Alan Guth. Eis uma página do seu caderno de anotações de quando ele fez a descoberta. [New York Times]


Por: Adam Clark Estes
17 de março de 2014
Matéria Original [Gizmodo]

terça-feira, 18 de março de 2014

Eletricidade ajuda a cicatrizar ferimentos

Eletricidade ajuda a cicatrizar ferimentos crônicosEletricidade ajuda a cicatrizar ferimentos: A equipe desenvolveu uma antena especializada para aplicar os sinais elétricos nos pacientes.

A equipe desenvolveu uma antena especializada para aplicar a terapia de estimulação elétrica nos pacientes, e espera colocar o aparelho no mercado rapidamente. [Imagem: Dottie Stover/U. of Cincinnati]

Feira de Livros

Exibindo DIVULGACAO FEIRAO 2014.jpg

programa Missão Pedagógica no Parlamento

Prezado(a),


A Câmara dos Deputados está organizando a quarta edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Trata-se de uma capacitação em Educação para a Democracia, totalmente gratuita, exclusiva para professores de escolas públicas.  

O programa é destinado a professores dos Ensinos Fundamental e Médio que possuam interesse em conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. O lançamento do edital está previsto para o dia 19 de março e as inscrições vão de 24 de março a 16 de maio.

O Missão Pedagógica no Parlamento conta com carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que ocorrerá em Brasília no período de 1º a 5 de setembro; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância. A Câmara custeará passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Para participar, entre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em desenvolver projetos para trabalhar os temas do programa com seus alunos.

O processo seletivo para ingresso no programa consistirá em participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Para participação no processo seletivo, serão disponibilizadas 216 vagas, oito por estado e DF, por sorteio eletrônico entre os inscritos. Os 54 professores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão selecionados para fazer parte do programa. Outras informações podem ser obtidas em  www.camara.leg.br/edulegislativa.

Divulgue essa oportunidade para os professores de sua escola!

Atenciosamente,

Equipe organizadora do Missão Pedagógica no Parlamento
Núcleo de Formação para a Democracia – NUDEM
Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - CEFOR
Câmara dos Deputados
3216-7619 (Ana Paula, Maíra e Renata)