quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A importância da matemática para a biologia

A primeira vista pode-se até pensar que Matemática e Biologia são disciplinas absolutamente distintas, que não tem muita relação. Errado!  Sem a Matemática, a Biologia ficaria sem uma de suas principais ferramentas, afinal a Matemática é a mãe das ciências e garantir previsibilidade e a repetição de experimentos, bem como estabelecer métricas, seria impossível sem a leitura de dados matemáticos.

Leia mais direto da fonte

5 Filmes sobre Superação e Liderança que você deve assistir

Quem não gosta de uma boa história? Confesso que eu adoro e muitas vezes busco inspiração em filmes e alguns personagens que, de alguma forma, conseguiram me marcar. Seja porque enfrentaram e venceram muitas dificuldades ou simplesmente porque o filme transmitiu uma mensagem importante, dou valor a histórias bem contadas.

Muita gente que acompanha o Dinheirama nos envia mensagens pedindo sugestões de livros e filmes voltados para investidores e empreendedores. Criamos uma lista com 5 filmes que você deve assistir.

HEISENBERG – O pai da Mecânica Quântica!

Posted: 24 Sep 2014 05:24 AM PDT
Por: Claudinei Rodrigues Ferraz

Figura 01 – Heisenberg. Fonte: celinacea.com
Werner Karl Heisenberg nasceu em Würzburg na Alemanha a 5 de dezembro de 1901. Em 1920 ingressou no curso de Física da Universidade de Munique, três anos mais tarde Heisenberg concluiu seu doutorado e em 1925 desenvolveu a mecânica matricial, primeira formulação da mecânica quântica. Estudou com dois dos principais físicos quânticos da época, o dinamarquês Niels Bohr e o alemão Max Born.

Um dos criadores da primeira versão matemática para a mecânica quântica, suas pesquisas ajudaram a entender os fenômenos que ocorrem nas dimensões atômicas. Ele deixou de considerar a hipótese aceita da época, de que elétrons e outros fenômenos atômicos poderiam se comportar como partículas, propôs uma “linguagem” matemática para predizer outros fenômenos atômicos que pudessem ser averiguados, tais como frequência e luz.  No fim da década de 20, Heisenberg formulou a famosa teoria chamada de Princípio da incerteza. De acordo com a teoria, não podemos determinar com precisão e simultaneamente a posição e o momento de uma partícula. 

Seu estudo revolucionou o mundo científico, porém, alguns cientistas não concordavam com suas ideias. Albert Einstein foi um dos que não concordaram. Em 1930 no Sexto Congresso Solvay de Física, em Bruxelas, Einstein tentou mostrar que o Princípio de Heisenberg era inconsistente e, logo depois, foi obrigado a admitir que o Princípio da Incerteza era livre de contradições internas e aceito até hoje. 

Em 1932 Heisenberg recebeu o Prêmio Nobel de Física pela criação da mecânica quântica. 

Durante o período da segunda guerra mundial vários cientistas deixaram a Alemanha, mas Heisenberg permaneceu no país. Muitos historiadores acreditam que ele atrasou o desenvolvimento da criação da bomba atômica pela Alemanha. Ao final da guerra foi preso pelos aliados e permaneceu aprisionado na Inglaterra por 6 meses.

Em 1946 volta para a Alemanha e assume o cargo de diretor no conhecido Instituto Max Plank. Faleceu de câncer em 1976 deixando um grande legado para o desenvolvimento da ciência.

Figura 02 – Equação de Heisenberg. Fonte: moneyou.com.br

REFERÊNCIAS


Revista Ciência Hoje, n° 178, Dez/2001.

Site da Brasil Escola: Acesso em: 2014. Disponível em: 

Site da Ciência e Cultura: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://www.ciencia-cultura.com/leitura/texto_004.html