sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Chip-pulmão faz revelação surpreendente sobre quimioterapia

Chip-pulmão faz revelação surpreendente sobre quimioterapia
Chip-pulmão faz revelação surpreendente sobre quimioterapia
Os "órgãos em um chip", como este chip-pulmão, podem ser melhores para o desenvolvimento de novos medicamentos do que os experimentos em cobaias, uma vez que eles são construídos com células humanas. [Imagem: Wyss Institute/Harvard University]

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Rankings de cursos, escolas, faculdades e universidades


Consulte as ferramentas do iG que apresentam avaliações e listas de melhores e piores relacionadas à educação - fonte IG

Ensino superior, Ensino médio e Ensino Básico


Veja a reportagem completa

Pesquisadores da Embrapa desenvolvem alimento do futuro


Laboratórios criam plantas fortificadas, resistentes a pragas e tolerantes a períodos de estiagem


Em um terreno atrás de uma delegacia na Asa Norte de Brasília um conjunto de prédios baixinhos e ladeados por pequenas estufas produzem soluções para problemas agrários. São sementes de feijão imune a pragas, café resistente à secas e alface com 15 vezes mais ácido fólico, uma vitamina importantíssima para grávidas, tudo isso produzido por uma empresa estatal, a Embrapa Recursos Genéticos Biotecnologia (Cenargen).
No laboratório do Professor Francisco Aragão foi criado o feijão resistente ao mosaico dourado, praga que afeta plantações em todo o Brasil. O feijão carioquinha que saiu de lá foi a primeira variedade geneticamente modificada criada em uma instituição pública de pesquisa brasileira. O fungo gera prejuízo de 90 a 290 toneladas de feijão por ano, com a produção nacional girando em torno de 1,2 milhões de toneladas por ano. As sementes do novo transgênico ainda estão em fase de teste em três regiões do país e o registro da variedade deve sair nos próximos dois anos. Futuramente as sementes serão disponibilizadas para o produtor rural sem a cobrança de royalties.
Fonte: O Último Segundo

Proteína revela risco de diabetes anos anos da doença aparecer

Proteína revela risco de diabetes anos anos da doença aparecer: Cientistas suecos descobriram uma proteína que pode indicar o surgimento do diabetes nos primeiros estágios de desenvolvimento da doença.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Confira a correção das provas do vestibular da UFPR 2012 - Vida na Universidade - Vestibular - UFPR - Gazeta do Povo

Confira a correção das provas do vestibular da UFPR 2012 - Vida na Universidade - Vestibular - UFPR - Gazeta do Povo

Feira de Ciências !! no CEEP

Faz muito tempo que não vejo uma feira de ciências tão organizada. Me lembrou muito os meus tempos da Expotec no Cefet-PR (atual UTFPR). É muito bom ver alunos mostrando o que aprenderam durante o ano, ou durante o curso.
Green Washing, o que é isso? Nunca ouviu falar? Bem você deveria ter visitado a feira do CEEP. Quantas coisas compramos com o rótulo de "amigo da natureza" e que na verdade acaba não trazendo nenhum benefício para a mesma.
As alunas do curso de técnico em meio ambiente em um dos stands mais visitados. Minha futura bióloga no centro!

Vários equipamentos e montagens também mostravam a importância do conhecimento técnico e da física. O Labiritinto eletrônico foi um bom exemplo disto.  
 As meninas do terceiro ano da química também deram um show. Ácidos, bases e tudo mais.
Outro ótimo trabalho, a areia mágica, que nada mais é do que um material hidrofóbico que pode ser utilizado para absorver manchas de petróleo. 

Além dos trabalhos aqui descritos outros tantos estavam sendo apresentados, tudo com direito a votação e escolha do melhor trabalho. Nota 10 para o CEEP (Colégio Estadual de Ensino Profissional) e é público e gratuíto.