quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vazamento de material químico faz universidade evacuar prédio no PR

OSNY TAVARES - UOL EDUCAÇÃO - 15/04/2014 - SÃO PAULO, SP
Um dos prédios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi isolado no final da manhã desta terça-feira (15) após o vazamento de 250 ml de bromo, um elemento altamente tóxico. O acidente ocorreu no laboratório de pesquisa do Departamento de Química e Biologia da instituição, no bairro Ecoville, em Curitiba, durante uma atividade de estudos. Ninguém se feriu.
Após o vazamento, os Bombeiros foram acionados e evacuaram todo o bloco C, que abriga o laboratório. O produto foi neutralizado com a aplicação de reagentes, em uma operação que durou duas horas. Por ser altamente volátil e de fácil contaminação, o prédio de quatro andares permanecerá fechado até a manhã de quarta (16) e as aulas estão suspensas. Os outros blocos seguem com as atividades normais.
O bromo é um halogênio encontrado em estado líquido a temperatura ambiente. É instável, denso e altamente tóxico. Em contato com a pele ou inalado, pode causar a morte ou problemas imediatos de saúde, como inflamação severa na pele e irritação intensa nos olhos e na garganta.

Como Lobos mudam Rios

Por Marcelo Szpilman *

O título enigmático acima é um eficiente meio de atrair sua atenção para o tema de que trata esse artigo. Na verdade, ele é o título de um pequeno e extraordinário vídeo produzido pelaSustainable Man que aborda uma das grandes descobertas da biologia dos últimos 50 anos: a Cascata Trófica __ uma bela expressão para o processo que tem início no topo da cadeia alimentar e se propaga até sua base.

O filme aborda o exemplo da reintrodução dos lobos no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos, em 1995, e o quanto esse evento influenciou a vida e o comportamento das outras espécies da cadeia trófica e reconstituiu ecossistemas e nichos ecológicos que influenciaram, mais uma vez, a vida de outras espécies de níveis tróficos mais baixos até a regeneração da vegetação dos vales (base da cadeia). Então, surpreendentemente, constatou-se que os rios mudaram em resposta à volta dos lobos e passaram ter maior fluidez e estabilidade.

O vídeo nos dá a exata dimensão da importância dos animais que estão no topo de sua cadeia alimentar, como os lobos, tigres, leões, onças e tubarões, e nos faz refletir sobre o fato, inquestionável, de que todos os seres de um ecossistema estão conectados e podem manter seu equilíbrio na Natureza quando o homem decide ajudar (ou não atrapalhar).

Recomendo que você assista ao vídeo acessando o link abaixo:

quarta-feira, 16 de abril de 2014

terça-feira, 15 de abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A volta ao mundo em 13 escolas

 `Volta ao mundo em 13 escolas. Sinais do futuro no presente`. Acessível na internet por licença Creative Commons, que permite o compartilhamento de conteúdo, o livro é resultado da pesquisa de quatro autores interessados pela Educação. Eles dedicaram quase dois anos de suas vidas a viagens pelo Brasil e o mundo, em busca de modelos inspiradores de ensino.
Para viabilizar esse sonho, eles se uniram no Coletivo Educ-ação e foram atrás de patrocínio. Visitaram instituições de ensino em nove países, incluindo o Brasil, e registraram mais de 300 conversas, como eles mesmos relatam nas páginas iniciais do livro.
A `Volta ao mundo em 13 escolas` se apresenta em 293 páginas de leitura agradável, que podem ser seguidas de acordo com o interesse do leitor. Os capítulos têm vida própria, qualquer que seja a ordem da leitura. As práticas educacionais relatadas vão dos primeiros anos de escola ao aprendizado adulto e passam por assuntos muito presentes, como o empreendedorismo e a sustentabilidade.
O Brasil entrou nessa viagem com quatro exemplos. Os demais são da Argentina, África do Sul, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Índia e Indonésia.
Vale a pena ler, com calma, capítulo a capítulo, e constatar que a forma como se lida com o conhecimento faz toda a diferença no aprendizado. O mundo mudou, as pessoas mudaram, o ensino precisa mudar.