sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pessoas totalmente cegas detectam luz azul, que melhora seu cérebro

Pessoas totalmente cegas detectam luz azul, que melhora seu cérebro

5 conselhos de Abílio Diniz para uma vida de sucesso


Posted: 07 Nov 2013 04:20 AM PST
super_abilio2

“Longe de mim querer ser uma referência para alguém” disse Abílio Diniz no Global Entrepreneurship Congress 2013, realizado no Rio de Janeiro. Tarde demais, senhor; você já é uma referência e deveria ser para muitos outros profissionais deste país. Como o senhor mesmo disse, o grande problema dos jovens hoje é a falta de referência, e o senhor é um dos mais sábios homens de negócios que o Brasil já teve.
Desde que ouvi falar do Abílio Diniz pela primeira vez, ele tem sido a minha referência de homem de sucesso. Isso foi há uns 8 anos e ele, então beirando os 70 anos de idade, apresentava um físico de marombeiro enquanto administrava o maior grupo varejista do país. Eu pensei: “quero envelhecer como esse cara“, e desde então sempre que penso em envelhecer (não é muito frequente), lembro do Abílio. Prestes a completar 77 anos, Abílio tem duas filhas pequenas, faz musculação, pratica squash e recentemente deixou a direção da empresa onde trabalhou durante 65 anos para encarar um desafio completamente novo a frente do conselho da BRF, um setor que ele não domina. Considero o Abílio uma representação da essência do Pequeno Guru: sucesso profissional com uma vida pessoal equilibrada e completa. Abílio fala tanto de saúde e bem-estar como fala de liderança e resultados, mantendo um site próprio para abordar tais assuntos.
Foi em casa que ele aprendeu boa parte dos ensinamentos que compartilhou no evento da Endeavor (assista o vídeo). Da educação do seu pai, Abílio desenvolveu 4 valores básicos; e entenda por básico, algo que você nunca irá aprender na faculdade, livro ou palestra. Eles podem até mencionar, mas dificilmente penetrarão na sua personalidade se não vier de alguém que você respeite, e pais têm autoridade única para transmitir valores e princípios que muitas vezes levamos anos para perceber. Como o executivo disse, seus pais plantaram as sementinhas, ele as desenvolveu.
  • Humildade
  • Determinação
  • Disciplina
  • Equilíbrio emocional
Simples, mas incrivelmente difícil de se cultivar todos os quatro. Princípios não são algo ensinados em quadro negro ou absorvidos em uma sessão de coaching. Princípios são vividos e aprendidos através de exemplos e muita prática. Você pode ser humilde e disciplinado, mas desistir no primeiro obstáculo ou crítica do colega. Você pode ser competente, determinado e altamente equilibrado, mas lhe faltar humildade (hum… essa é popular!).  Humildade, Abílio deixa bem claro, não é andar de roupa velha ou fazer voto de pobreza. Ser humilde é assumir que “qualquer pessoa sentada perto pode saber mais que você. Se há uma pessoa que você não consegue ouvir por estar embaixo de você, abaixe-se para ouvi-la”.
Qualquer pessoa sentada perto pode saber mais que você.
Para mim, humildade é o mais importante valor que você pode cultivar na sua vida. Humildade leva a uma constante busca pelo conhecimento, a um melhor relacionamento interpessoal e a maior satisfação pessoal. Sendo humilde o bastante para ouvir os outros, você pode obter disciplina, determinação e equilíbrio emocional. No entanto, podemos dizer que esses valores são universais em qualquer campo da vida. Quais as lições que o próprio Abílio aprendeu na sua carreira, quais conselhos ele daria para suas filhas se elas hoje elas tivessem a sua ou a minha idade?

Ame o hoje, mas lute pelo amanhã

“Eu quero ser hoje, melhor do que fui ontem. E quero ser amanhã, melhor do que sou hoje.”
Todo dia é uma oportunidade de aprender algo que você não sabe. De conquistar o que você ainda não tem. Mas saiba quando tirar o pé do acelerador para admirar a paisagem. Se o ser humano é um eterno insatisfeito, então seja como o leão que após uma grande caçada descansa por vários dias. Busque crescer em tudo, na carreira, em conhecimento, na vida pessoal. Se você toca violão, experimente um gênero novo. Se pratica esporte, melhore 1cm, 1s ou 1 ponto todo dia. Aprenda uma técnica nova e domine-a. O senso do progresso nos faz sentir vivo, mas excesso de cobrança e insatisfação é capaz de estragar o que a vida tem de bom.

Gestão é gente e processo

“Deu certo? Elogia gente e diz que o processo é bacana. Deu errado? Procura em gente ou processo.”
Não invente o que não requer reinvenção. Gestores devem ser especialistas em pessoas e não técnicos especialistas. Precisam ser bons formadores de equipes, ter visão holística e saber tomar a decisão certa. Por incrível que pareça, encontrar alguém bom nisso é mais difícil do que encontrar alguém que domine todo o processo.

Conheça os outros

“A medida que você conhece as pessoas, você conhece mais a si mesmo”
Busque conhecer as pessoas com quem convive, mas conheça de verdade, não apenas a parte que lhe convém. Como se pode esperar ter sucesso com uma equipe de desconhecidos? Como se pode esperar ter amigos se só você fala? Ouvir e se interessar pelo outro fortalece relações e é a maneira mais eficiente de motivar pessoas. Quanto mais pessoas diferentes você conhecer (de verdade), melhor e mais feliz você se tornará. É uma relação ganha-ganha.

Tenha uma referência para ser uma referência

“Se eu puder fazer as pessoas pensarem na responsabilidade dos líderes para que elas sejam o que se chama de ‘walk the talk’…”
Abílio Diniz não seguiu a carreira acadêmica que ele imaginou quando jovem, mas ele pode saciar um pouco desse desejo através do curso de liderança que ministra na FGV. Um dos seus objetivos é redefinir o papel do líder e trabalhar a capacidade de influenciar outros. Isso passa por ser coerente no discurso, “walk the talk” é a expressão americana que se refere a viver o que você defende. Como disse Einstein, o exemplo não é o melhor jeito de educar, é o único jeito. E é o único jeito para inspirar outros também. O “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” simplesmente não funciona em um mundo movido a pessoas. Quando você se espelha em alguém, você tenta simular os passos que essa pessoa daria e pensa “o que ele faria se estivesse no meu lugar?”. Tenha alguém com bons exemplos para se espelhar e fazer esse tipo de exercício. Ter uma referência é importante para chegar lá e quem sabe ser uma referência para os outros. Ninguém nunca se tornou mestre sem ter sido aprendiz.

Cuide do seu corpo

“A essa altura, eu tenho que acreditar que eu sou eterno.”
Meu filósofo favorito dizia que cada homem é construtor de um templo chamado corpo. Até a Bíblia defende que devemos cuidar da nossa saúde e tratar nosso corpo bem. Mente sã, corpo são, saca? Abílio defende a prática de esporte e o cuidado com o corpo são mais do que um artifício para longevidade, mas como um compromisso com sua própria família. Ele tem uma esposa 30 anos mais nova, duas crianças pequenas, e nenhuma delas gostaria de vê-lo ser tratado como um velhinho. Esse é um dos traços que mais admiro no Abílio, ele nunca fez da sua agenda lotada uma desculpa para o sedentarismo e o colesterol alto. Cuidar da saúde é um ato de amor próprio, consideração com quem você ama e até obediência a Deus.
“Tenha alguma coisa a mais que o lucro. Tem o lucro em 1º lugar, mas tenha alguma coisa a mais que o lucro, que dê orgulho, isso é capitalismo consciente.” (Abílio Diniz)

Dia da Consciência Negra

O feriado do dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - está suspenso, pelo menos até o julgamento do mérito da ADIN.
As escolas e as faculdades combatem intensamente toda a discriminação e segregação. Domênico de Masi, em recente palestra que assistimos, afirmou que o "Brasil é o país de maior miscigenação do mundo, um exemplo de convivência". Seria salutar manter nossas salas de aulas abertas nesse dia 20 de novembro, com o compromisso de ampliar uma cultura de respeito a todas as raças e etnias, através dos professores de História, Ética, Português, Filosofia, Educação Física, etc.
Admitindo a possibilidade de feriado nesse dia, onde estarão nossas crianças, adolescentes e jovens? A maior parte, nos shoppings, ruas, passeios com a família, em frente às telas de TV ou computadores ou seja alheios à História, Geografia, costumes, religiosidade, culinária e danças dos nossos afrodescendentes.
Abaixo, transcrevemos o parecer de nossa Assessoria Jurídica.

Prof. Jacir J. Venturi
Presidente do Sinepe/PR

O FERIADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO: DISCUSSÃO JUDICIAL
Conforme anteriormente noticiado, a Associação Comercial do Paraná interpôs medida judicial visando debater a constitucionalidade da lei municipal n.º 14.224/2013 que, no âmbito de Curitiba, institui no dia 20 de novembro o Feriado do Dia da Consciência Negra. Em síntese, a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 1011923-6, ajuizada coloca em discussão a legalidade do ato legislativo em questão, argumentando acerca da possível usurpação de competência outorgada por lei federal aos municípios para o estabelecimento de feriados locais, os quais seriam em número máximo de 4 (quatro) por ano, sempre religiosos. Em sede de LIMINAR, o relator da ação entendeu por NEGAR o pedido de suspensão imediata do feriado, fazendo com que a ACP interpusesse, então, o recurso de Agravo Regimental, por intermédio do qual se reiterou a necessidade de que o feriado fosse suspenso imediatamente.
Desta forma, em sessão de julgamento realizada em 04/11/2013, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, em decisão não unânime, entendeu por conceder a medida para determinar a suspensão, neste momento, do feriado em questão.
Referida decisão poderá ser alvo de recurso, bem como revista quando do julgamento do mérito da ADIn.
Contudo, neste momento, o posicionamento judicial vigente ventila no sentido de suspender o feriado, mantendo-se normais as atividades comerciais no dia 20/11/2013.
________________________________________
ESMANHOTTO E ADVOGADOS ASSOCIADOS
Juliano Siqueira de Oliveira
Rua XV de novembro, 551, 1.º andar
(41) 3777-1800 - Curitiba - PR
CEP 80020-310
Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2009. Todos os direitos reservados

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas

Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas: As inscrições para quem quer concorrer a uma bolsa para graduação sanduíche do programa Ciência sem Fronteiras estão abertas até 29 de novembro. Há oportunidades em 20 países. O edital de cada país está no site do programa. As inscrições estão abertas...

Dinheiro não faz a educação melhorar automaticamente

Dinheiro não faz a educação melhorar automaticamente: Para o economis­ta Richard Murna­ne, professor da Universidade de Har­vard, melhorar a Edu­ca­ção não é uma questão apenas de ter dinheiro, mas de saber como usá-lo. Se os professores não dispõem do conhecimento necessário, dar incentivos financeiros a el...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Fóton e elétron unem matéria e energia dançando valsa

Fóton e elétron unem matéria e energia dançando valsa: Um estado até agora desconhecido de acoplamento entre fótons e elétrons promete nada menos do que alterar a matéria usando luz.

Fóton e elétron unem matéria e energia dançando valsa
Quando fótons e elétrons ficam inteiramente conectados, o que se vê é um estado que é periódico tanto no tempo quanto no espaço.[Imagem: Gedik Group/MIT]

Simuladores tentam levar pesquisas do laboratório para a indústria

Simuladores tentam levar pesquisas do laboratório para a indústria: No caminho de uma substância do laboratório até a indústria, muita coisa precisa ser entendida.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Maravilha de iniciativa!!

Enquanto algumas escolas, lamentavelmente, festejaram o descontextualizado halloween, alguns professores vocacionados estimularam o evento do Dia do Saci, o maior mito brasileiro, aos 31 de outubro, mesmo dia em que se comemora o alienante halloween. Por exemplo, cito a louvável iniciativa de Maria Alzira, Professora de História do Colégio Ayrton Senna, em Almirante Tamandaré-PR. Acessar: 

 
Abraço.
Jorge Queiroz.

Confira aqui a correção da prova da 1.ª fase da UFPR

Confira aqui a correção da prova da 1.ª fase da UFPR: Atenção: os números das questões correspondem ao gabarito provisório divulgado pela UFPR na noite deste domingo (3). Clique na caixa abaixo para ver a prova completa. Para ter acesso às respostas na ordem da sua prova, acesse o site do Núcleo de Concursos...