quarta-feira, 6 de junho de 2012

Neandertais cresciam mais devagar




Os neandertais cresciam mais lentamente que os Homo sapiens, segundo um estudo do Grupo de Paleofisiologia do Centro Nacional Espanhol de Pesquisa sobre a Evolução Humana (Cenieh).
O trabalho, publicado na revista especializada "Journal of Human Evolution", foi realizado com dados obtidos a partir do primeiro modelo matemático do crescimento em estatura de uma espécie fóssil.
O modelo, desenvolvido por Jesús A. Martín, pesquisador ligado ao Cenieh do Departamento de Matemática e Computação da Universidade de Burgos, na Espanha, mostra as diferenças entre o crescimento, do nascimento aos cinco anos de idade, de neandertais e de sapiens.
O esquema teórico deu origem ao artigo intitulado "Diferenças entre os modelos de crescimento de crianças neandertais e humanos modernos".
Fonte. O último segundo.

Como nascem os cavalos marinhos

Muito interessante este vídeo, vale a pena assistir.
São 1800 novos cavalos marinhos num único parto!!!!!!!

veja o link http://www.snotr.com/video/9219/Male_seahorse_giving_birth_at_The_Deep_Hull

Veja em EDUCAÇÂO ESPECIAL


Ensino de geografia para deficientes visuais

Apesar de já estar muito desenvolvida em termos mundiais, a cartografia tátil - área da cartografia voltada à criação de mapas, globos terrestres e maquetes para o ensino de geografia para deficientes visuais - ainda é pouco difundida em países como o Brasil.
Veja a matéria na seção Educação Especial.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Poesia

A poesia é de longe a linguagem de maior potência de significação – “a mais condensada forma de expressão verbal”, no dizer de Pound –, e não é de espantar a variedade de leituras, de idiossincrasias, de práticas que permeiam a poética contemporânea e, evidente, a sua recepção. Tão diversas como o são os próprios seres e seus interesses.
 
O poeta e editor Edson Cruz instigou a possibilidade dessa reflexão e constatação convidando poetas de várias linhagens e calibres a refletirem sobre o fazer poético e as referências fundamentais para o trabalho de cada um deles.
 
O resultado transformou-se em livro que será o mote para os diálogos que a Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura tem o prazer de oferecer (todo o último domingo do mês) a partir de maio.
 
A cada encontro, um grande poeta em atividade falará sobre sua visão de poesia, sobre suas influências, sobre a recepção de seu trabalho e o mercado editorial, além de responder a questões do mediador e do público presente. Venha prestigiar e dialogar conosco.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 24/06, domingo, das 16h às 18h:
RICARDO CORONA



Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Pérolas


Posted: 01 Jun 2012 01:27 AM PDT
“Karlla estamos estudando sobre as pérolas, como são formadas e tal. Descobri na internet que pérolas de verdade podem ser completamente destruídas se forem colocadas no vinagre. Isso é verdade?” Maria Eduarda Napoleão – Juiz de fora/MG
Isso é verdade, Maria Eduarda. As pérolas autênticas são formadas com 90% de carbonato de cálcio em sua composição. Esse composto químico pode realmente se dissolver na presença de ácido, mesmo sendo um ácido fraco como a vinagre. Os cristais de carbonato de cálcio presentes nas pérolas são transformados em cálcio pela ação do ácido acético, presente no vinagre. Como subprodutos dessa reação ainda têm o dióxido de carbono e água.
Se pingarmos vinagre caseiro em uma pérola verdadeira, irão se formar bolhas sobre elas, se a pérola for mergulhada em vinagre pode desaparecer totalmente. Da mesma forma, uma casca do ovo também poderá se dissolver em presença de ácido acético.
As pérolas são produzidas de um material chamado nácar, que é uma combinação de carbonato de cálcio, mármore e calcário. Elas são feitas de várias placas desta substância embaladas conjuntamente por conchiolina, um complexo de proteínas sintetizadas pelos moluscos, que servem para unir cristais. E saiba que, pela composição química de pérolas, elas podem se dissolver em qualquer solução ácida, como vinagre, laranja, suco e até mesmo no vinho. O tempo de dissolução depende de diversas variáveis como a temperatura, a área de superfície da pérola, e a acidez exibida pelo vinagre.

Fonte: Blog da Biologia

Educação especial

Autismo: um problema muitas causas.


Software possibilita maioreficiência no ensino de disléxicos


Entenda mais sobre estes problemas em nossa seção EDUCAÇÃO ESPECIAL

Você é único e raro, inclusive geneticamente

Você é único e raro, inclusive geneticamente

Pigmento azul reflete calor do Sol

Pigmento azul reflete calor do Sol

A estrutura cristalina "bipiramidal trigonal" dá ao pimento azul a capacidade para refletir até 40% da radiação infravermelha que incide sobre ele.[Imagem: Oregon State University]



Pigmento azul reflete calor do Sol

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ciência di Buteco

Na série Ciência di Buteco mostramos diversas curiosidades de bar e a ciência por trás deles. Neste episódio, como os objetos ficam frios dentro da geladeira, como ela funciona?
O que isso tem haver com expansão e compressão dos gases?
Para saber mais sobre esse e outros experimentos acesse: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=921 More



Agenda Cultural de Araucária

Escola preparatória de Cadetes do Ar


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o Ensino Médio.

A EPCAr abre anualmente 180 vagas para que jovens brasileiros, do sexo masculino, concorram às vagas do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. A concorrência tem sido, em média, de 52/vaga (52 candidatos por vaga). O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EPCAR, passa à situação de aluno da EPCAR (Praça Especial, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares), a ser mantida durante o Curso Preparatório. O Aluno do CPCAR, durante a realização de qualquer dos anos do curso, estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus a remuneração fixada em lei (tabela de soldos atualizada pela Lei 11.784/2008 em seus artigos 164 e 165), de acordo com a sua graduação, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR, terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).. Aqueles que desejarem ingressar na AFA, para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e as condições de saúde, física e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica, não sendo assegurada a matrícula de todos os concludentes.

IX Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná-FPEDER/PR


Ola pessoal.

Estamos fazendo as inscrições do Movimento Social Negro do Parana para participar do IX Encontro
do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná-FPEDER/PR que será na data
de 25 a 27 de julho no município de Maringá. Cada entidade deverá indicar três nomes que deverão vir com
numero de RG e CPF, constando o município onde reside. Detalhe importante, essas vagas são destinadas às
pessoas do Movimento Social Negro ou professores da rede de ensino privado, logo estes não devem ter nenhum
vinculo com o Estado, que participarão como convidados. Assim, pedimos encarecidamente, providenciar o envio desses
nomes até as 12h00 de sexta-feira, pois a SEED precisa montar o processo com todos os nomes destes participantes e distribuí-los em cada núcleo dos respectivos município.
Aguardo retorno de todos até sexta.

Abraço.

Nivaldo "Paulo Borges" Arruda
Diretor Fundador da ACNAP
Comissão Executiva do FPEDER/PR
Tel.             41 9693 2906      

Favor entrar em contato para mais detalhes.

Seleção para aprendiz eletromecânica


PÚBLICO ALVO: Jovens com idade entre 18 22 anos.
Para atuar em Indústrias das Regiões:
§        CIC – Masculino e Feminino
§        Portão - Masculino
§        Araucária - Masculino
§        São José dos Pinhais - Masculino

REQUISITOS:
Escolaridade: Estar estudando ou já ter concluído o ensino médio.
Disponibilidade para cursar a aprendizagem durante o dia todo, durante 12 meses.  De Segunda a Sábado.
Não pode estar trabalhando, esta é uma oportunidade de profissionalização e de ser inserido como Maior Aprendiz no mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES - INSTITUTO TIBAGI
ENDEREÇO: Rua Conselheiro Laurindo, 600 - 3º Piso – Centro – Curitiba/PR.
Shopping Capital, ao lado da Igreja do Guadalupe no terminal do Guadalupe.
Somente dia 05/06/2012 as Horário as 13:30h.
Chegar no horário para participação de palestra de informação sobre o programa.

APRESENTAR-SE COM ORIGINAIS E CÓPIAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:
Obrigatório apresentação destes documentos.
§         RG,
§         CPF,
§         TITULO DE ELEITOR
§         CARTEIRA DE TRABALHO,
§         CARTÃO TRANSPORTE,
§         COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA,
§         DECLARAÇÃO DE MATRICULA (p/quem esta Estudando) OU HISTÓRICO ESCOLAR (p/quem concluiu),
§         Boletim para os que estão cursando ensino médio.
§         Comprovante de Renda Familiar,
§        HOMENS: Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista.

CONFORME A LEI DO APRENDIZ, O ESTUDANTE TERÁ REMUNERAÇÃO E CARTEIRA ASSINADA DESDE O INÍCIO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM. Capacitação Gratuita.