sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Vida começou em Marte?

Químico americano afirma que minerais que possibilitaram a criação da vida teriam vindo à Terra em meteoritos

BBC

Nasa
Imagem do robô Opportunity mostra superfície de Marte: químico de instituto americano apresentou na Itália teoria sobre vida ter surgido no planeta.

Descoberta terceira dupla hélice no corpo humano

Descoberta terceira dupla hélice no corpo humano: O RNA de dupla hélice poderá ser usado para a construção de bionanomáquinas.
RNA de dupla hélice

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Messi, a superação de um autista.

Liderar o que parece ser deficiência, transformando potencial sofrimento em superação será cada vez mais o desafio humano no futuro. Iremos compreendendo que cada aparente ponto fraco costuma oferecer em contrapartida ângulos exclusivos e fortes em compensação.
Sabemos do fortalecimento dos demais sentidos em deficientes visuais, das canalizações de força nos atletas paraolímpicos, e em formas de inteligência superior nas pessoas que seriam tidas como mentalmente inadequadas em outros tempos.
Messi tem Síndrome de Asperger, um autismo leve que o dota de um impressionante talento de foco e de concentração na repetição do que deve ser feito para obter êxito nas jogadas do futebol. Ele tem o olhar que não olha, mas que foca no objetivo de maneira completa. Em função do autismo também busca escapar das pressões das entrevistas, das badalações sociais e mesmo na propaganda consegue pronunciar a palavra “listo” (pronto) meio sem jeito…mas com todo jeito no foco de sua arte esportiva.
Newton e Einstein também tinham níveis de autismo, assim como descobrimos cada vez mais seres humanos tidos como diferentes, e que suas diferenças podem fazer toda a diferença para a sociedade humana dos entre aspas “normais” .

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Messi

“Na escola se aprende, não se ensina”

“Na escola se aprende, não se ensina”: Quando o assunto é educação, poucas pessoas são ouvidas com tanta atenção quanto o escritor e filósofo colombiano Bernardo Toro, 68 anos, um dos mais influentes pensadores da América Latina na atualidade. Com visões abrangentes sobre o tema, que levam em ...

Seus filhos não querem estudar… E agora, o que fazer?

Você já precisou fazer malabarismos para convencer seus filhos que estudar é necessário e importante para o futuro deles? Já se sentiu estressado vendo que o dia da prova está se aproximando e seus filhos consideram tudo mais importante do que se preparar? Já teve uma crise nervosa ao ter que assinar o boletim? Se a resposta é sim, bem vindo ao clube da maioria dos pais.
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terça-feira, 27 de agosto de 2013

Biossensor brasileiro detecta pesticidas em alimentos e no solo

Biossensor brasileiro detecta pesticidas em alimentos e no solo: O biossensor de baixo custo que detecta a presença de pesticida na água, no solo e em alimentos contaminados.
Biossensor brasileiro detecta pesticidas em alimentos e no solo  


Princípio básico de sensor biológico para identificar pesticida altamente tóxico em água e alimentos também deu origem a um teste rápido de dengue.[Imagem: IFSC/USP]

Faça seu próprio experimento em um satélite de código aberto

Faça seu próprio experimento em um satélite de código aberto: Que tal controlar um satélite científico e fazer seu próprio experimento espacial?
Space station poised to launch open-source satellites

Os nanossatélites, que medem 10 cm de lado, serão lançados ao espaço por um equipamento testado pela primeira vez no ano passado. [Imagem: NASA]

Novo vírus H7N7 da gripe aviária pode ser o mais letal de todos

Novo vírus H7N7 da gripe aviária pode ser o mais letal de todos: O mais preocupante é que não há indícios de que o ser humano possua anticorpos contra o H7N7.

Curso de genética

Olá!

Informamos a todo(as) que o formulário para inscrição no Curso de Extensão em Genética Comunitária já está disponível. Acesse http://www.genetica.ufpr.br através do menu no lado esquerdo da página, ítem: Genética Comunitária.
Para realizar a sua inscrição disponibilizamos um formulário on line. Para preenche-lo basta clicar no link "Para fazer a inscrição clique aqui".

LEMBRAMOS QUE O ÍNÍCIO DO CURSO ESTÁ PREVISTO PARA DIA 16/09/2013.

Qualquer dúvida ou dificuldade é só entrar em contato por esse e-mail.

Mais uma vez agradecemos por seu interesse e paciência.

Um grande abraço,

Renato Pustilnick.
Organizador do Curso de Extensão em Genética Comunitária
Doutorando em Genética - UFPR

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Combustão, poluição e automóveis!

Posted: 24 Aug 2013 12:50 PM PDT
Por Rafael Vitorino de Oliveira


As fontes de energia que sustentam nossa sociedade são reações químicas. Por exemplo, 76% da energia para movimentar veículos e manter indústrias em funcionamento nasce da queima de combustíveis: Etanol, carvão, gás natural, gasolina, querosene, óleo diesel e GLP.

Existem vários problemas ambientais associados ao uso de tais produtos, sendo um deles diretamente relacionado à reação de combustão: a poluição atmosférica. Entretanto, é inegável a utilidade e a contribuição da combustão em nossa vida e no desenvolvimento de nossa sociedade.

Quem são os grandes vilões dessa história? Os principais culpados são os derivados do petróleo, substâncias chamadas de hidrocarbonetos formadas por “amigos” bem conhecidos: átomos de Carbono e Hidrogênio.

A combustão de hidrocarbonetos produz, principalmente, água e dióxido de carbono, podendo gerar, também, fuligem e/ou monóxido de carbono. Quando temos a reação de combustão ocorrendo de forma completa, acontece a produção de dióxido de carbono e água.

Exemplo de uma combustão completa:

CH4(g) + 2 O2 (g) ==> CO2 (g) + 2 H2O (g)

Metano + Oxigênio ==> Dióxido de Carbono + Água

O dióxido de carbono produzido na combustão de hidrocarbonetos é um gás incolor, inodoro e 50% mais denso que o ar. A concentração média de CO2 na atmosfera é 0,035% (0,035 g em 100 g de ar). Concentrações acima de 5% são consideradas perigosas e acima de 10% podem levar à morte por asfixia.

A combustão de hidrocarbonetos também pode ser incompleta, onde são produzidos água (H2O), monóxido de carbono (CO) e simplesmente carbono (C), também chamado de fuligem. Para que a combustão se realize de forma completa ou incompleta, um dos fatores determinantes é a quantidade de oxigênio.

Exemplo de uma combustão incompleta.

C4H10 (g) + 5/2 O2 (g) ==> 4 C (s) + 5 H2O (g)
Butano + oxigênio ==> Fuligem + Água

Podemos facilmente identificar uma queima inadequada, basta observarmos nosso fogão. Quando a coloração da chama apresentar um aspecto amarelado, que deixa preto o fundo das panelas, isto é resultante da fuligem da queima incompleta. Podemos também, observar isso em veículos: a fumaça preta que sai do escapamento de automóveis nada mais é que fuligem derivada da queima incompleta.

Veículos com combustão interna que usam como combustível etanol e gasolina não produzem fuligem, a menos que estejam desregulados. No entanto, eles geram monóxido de carbono, o que praticamente não ocorre em veículos à diesel.

Pensando em nosso cotidiano, usamos diariamente veículos com motores de combustão interna. Falaremos sobre motores que utilizam como combustível a gasolina (C7H10) e o etanol (C2H5OH).

Antes, vamos compreender como funciona um motor de combustão interna e, no próximo texto, analisaremos as características dos combustíveis citados acima. O vídeo abaixo explica o funcionamento de um motor:


Estágios do motor 4 tempos.

Funcionamento do motor.

REFERÊNCIAS:

http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mIX.gas.htm

http://quimicaemaula.blogspot.com.br/2012/01/monoxido-de-carbono-um-gas-toxico.html

QUIMICA E SOCIEDADE. Vol. Único, ensino médio/ Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mol.-São Paulo: Nova geração, 2005

Bibliotecas Digitais

Posted: 21 Aug 2013 07:59 PM PDT
Por Jeffrey Cássio de Toledo

Ao longo da História os documentos oficiais emitidos por órgãos públicos por exemplo sempre foram alvo de estudiosos, por conterem uma grande quantidade de informações importantes para a atividade de pesquisa. Entretanto, em certos casos, a organização dos arquivos, bem como sua acomodação e preservação encontram-se de forma precária, dificultando o trabalho do pesquisador que, antes de tudo, acaba por ter de organizar e, em muitos casos, criar espaços e métodos para preservar o documento.

Atualmente, algumas instituições vêm fazendo reformas em suas instalações e provendo acomodações que realmente são funcionais neste processo de conservação de documentos. E ainda, mais do que isso, novas atividades são elaboradas com o objetivo de facilitar o acesso a esses materiais. 

A Biblioteca Nacional de Portugal, uma das mais importantes da Europa, é, no que diz respeito as suas ações de promoção e divulgação, certamente uma das mas inovadoras. Segundo dados da própria BNP, entre 2002 e 2007, foram digitalizados quase 7.500 documentos, dentre as classificações de iconografia, material textual, material cartográfico e até partituras musicais manuscritas.

Alguns documentos chamam a atenção por suas particularidades. Vários arquivos do período da Inquisição por exemplo, podem ser encontrados no portal da BNP. Além disso, obras como as de Fernando Pessoa e José Saramago, bem como notas e objetos pessoais também podem ser obtidos pelo site.

Essas oportunidades são ofertadas por vários museus (com suas visitas on-line) e outras bibliotecas e arquivos espalhados pelo mundo. Com certeza, é uma grande oportunidade de acesso a informação, onde todos podem conhecer o passado sem sair de casa.

O acesso aos arquivos pode ser feito pelo próprio portal on-line da Biblioteca Nacional de Portugal: 


Seguem abaixo outros arquivos públicos com acervo digital:

Arquivo público do Estado de São Paulo: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

Biblioteca Digital Mundial: http://www.wdl.org/pt/

Museu Digital da História em Quadrinhos (em inglês): http://digitalcomicmuseum.com/

Biblioteca Nacional do Museu Nacional: http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/

Biblioteca virtual da América Latina: http://www.bvmemorial.fapesp.br.