sexta-feira, 15 de junho de 2012

Centros e diretórios acadêmicos organizam a Campanha do Agasalho


As conhecidas baixas temperaturas curitibanas são motivo de preocupação para a população em situação de rua, que pode sofrer hipotermia e até morrer. Para tentar diminuir esse problema e oferecer mais conforto aos necessitados foi organizada em parceria entre os diretórios e centros acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Biomedicina, Engenharia Florestal e Engenharia Química a Campanha do Agasalho.
Até o dia 21 de julho os postos de arrecadação, como a Coordenação do Curso de Biomedicina, os centros e diretórios acadêmicos envolvidos na campanha, estão à disposição com caixas de coletas para aqueles que quiserem fazer suas doações. A arrecadação não está interrompida durante o período de greve. As roupas serão encaminhadas para instituições sociais e diretamente aos moradores de rua.

Coração artificial usa líquido magnético para bombear o sangue

Coração artificial usa líquido magnético para bombear o sangue: O bombeamento é feito ligando e desligando um campo magnético, que atrai e libera o ferro-fluido.

Experimento no espaço está revelando o interior da Terra

Experimento no espaço está revelando o interior da Terra: Compreender o que se passa debaixo do manto terrestre é de grande interesse para os geofísicos porque isso poderá ajudar a explicar os terremotos e os vulcões.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Experiência: Acordar cedo pode aumentar seu nível de sucesso?


Um novo estudo realizado pela jornalista Laura Vanderkam, reporta que as pessoas que são matinais têm um nível de sucesso maior do que as outras. Infelizmente o livro que descreve a pesquisa ainda não foi lançado até a presente data. Para a pesquisa ela entrevistou diversas pessoas, como por exemplo, o antigo CEO da PEPSI Steve Reinemund que ia para a esteira às 5 da manhã antes de começar seu expediente.
O interessante é que quando fiz as entrevistas para o livro livro Equilíbrio e Resultados, diversas pessoas que se encontravam no que convencionei chamar de célula 4 da Matriz (ou seja, pessoas que tem resultados e equilíbrio simultaneamente na vida), comentavam que acordavam cedo. O Jeff Taylor e o Joao Doria Jr, dois cases que utilizei como exemplos dessa célula, faziam exatamente isso. Na hora não atentei a essa coincidência.
Claro que tem uma questão de biorritmo altamente individual, onde cada pessoa sabe o seu melhor período para ser produtiva. Porém, se você realmente se propõe a acordar mais cedo para tocar suas atividades mais importantes, você tem uma série de vantagens.
Primeiro porque o período da manhã em geral contém poucas chances de você ser interrompido, de ter aquele agito do escritório ou ansiedade da equipe. É você com você.
Segundo porque se você teve uma boa noite de sono, está recuperado e isso ajuda você e seu cérebro a pensarem melhor, tomar boas decisões e ter boas ideias. O recomendado é que você utilize esse tempo da manhã para as coisas realmente importantes, que exijam um nível de esforço mental maior e não para atividades triviais que você pode fazer em qualquer horário.
505059-50029-26
Eu gosto de acordar e usar uns 30 minutos para leitura. Porém, não tenho acordado cedo para outras atividades. Como eu gosto de experimentar as coisas antes de sair falando por ai, eu vou a partir de amanhã (13/06/12) colocar meu despertador para gritar 1h antes. Nessa “hora extra” vou priorizar atividades de planejamento, dos novos cursos que estamos elaborando, atividades de estratégia da empresa, talvez jogar tênis ou correr na esteira.
Obviamente que nos dias que estiver em curso, palestra ou reunião essa experiência não irá valer. Na quinta e sexta dessa semana estarei em curso e em voo respectivamente, então não vale. A experiência será apenas para os dias que estou no escritório.

Fonte:

blogMais Tempo -- by Christian Barbosa 

Experimento

Mais um vídeo interessante do Pontociência.
Ao soprarmos a chama de uma vela, ela se apagará. E se soprarmos próximo a ela, o que acontece? Descubra neste experimento.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ComCiência

Está no ar o número 139 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência<http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é "Bibliotecas virtuais".

Cursos On line

Quer se atualizar?
Quer ter algo mais para colocar no seu currículo? Não tem tempo nem dinheiro? Bem, a internet pode ajudar.

Fundação Bradesco

On-line

São cursos rápidos, em diversas áreas do conhecimento.
Você está iniciando no mundo da informática? Busca aperfeiçoamento ou especialização? Aqui você encontrará um curso sob medida para suas necessidades!


Cursos do Youtube
Existem vários, este é sobre o Moodle (está em inglês!)
http://www.youtube.com/watch?v=vOvQ55MxF1Y&feature=related

Cursos de Inglês, Frances, Alemão, Espanhol, Turco, Chinês etc

Guerra cibernética - Tecnologia - Gazeta do Povo

Guerra cibernética - Tecnologia - Gazeta do Povo

terça-feira, 12 de junho de 2012

Gota deslizante gera eletricidade

Gota deslizante gera eletricidade: Pesquisadores noruegueses criaram um dispositivo que gera energia elétrica aproveitando o movimento de uma única gota rolando de um lado para o outro.Eletricidade é gerada pelo escorrer de uma gota

UPDATE

Você já ouviu falar no MOOC?
Massive
Open
On line
Curse.

Então está na hora de ver nossa seção UPDATE.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Intolerância a Lactose


Posted: 10 Jun 2012 04:49 AM PDT
“Tenho uma intolerância muito grande a lactose. Sofro com cólicas e diarreia se me alimento com derivados de leite. Como posso ter desenvolvido essa doença?” Vanessa Lopes – Betim/MG
Bem Vanessa, no nosso intestino delgado temos milhares de células que liberam uma enzima chamada “lactase”, responsável principalmente pela digestão da lactose presentes nos derivados de leite, como queijos, requeijão, iogurte, leite, etc. Quando é mal absorvida, ela é fermentada pela flora intestinal, o que resulta na produção de gases e ácidos orgânicos que provocam a tão temida diarreia osmótica, com grande perda dos líquidos orgânicos.
Algumas pessoas, infelizmente nascem sem a capacidade de produzir lactase e por causa disso, não podem digerir a lactose e consequentemente sofrem desarranjos intestinais na presença de qualquer derivado de leite. Bebês que nascem com essa incapacidade se quer podem ser amamentados.
De qualquer forma, mesmo não nascendo com essa deficiência, a intolerância a lactose pode aparecer em qualquer época da vida, seja de forma crônica ou temporária, principalmente diante de uma intoxicação alimentar que danificou a mucosa intestinal.
Pessoas com intolerância a lactose passam por maus bocados ao ingerir derivados de leite, com um grande aumento de ruídos abdominais, a barriga inchada e que eliminação excessiva de gases. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarreia líquida, acompanhada de cólicas. A produção de ácidos orgânicos é tão grande (pH em torno de 6,0) que provoca ardência anal e assadura.
 
Pessoas com intolerância a lactose não podem ingerir nenhum derivado de leite!
fonte: Blog da Biologia

Cursos

Curso: VBA para Excel - Iniciante 
Realização: 23/07/12 à 26/07/12 
Horário: segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30min 
Informações: http://www.cursoqualificacao.ct.utfpr.edu.br/vba_para_exce_iniciante.html

Gostaria de informar que a UTFPR promoverá o curso de Gestão da Segurança da Informação 
entre os dias 25 a 29 de Junho.


Gestão da Segurança da Informação

Objetivo: Preparar o profissional para tarefas relacionadas a Gestão da Segurança da Informação, desde os aspectos técnicos até os aspectos humanos. O curso será composto por palestras abordando os conceitos da atualidade.

Data: de 25 a 29 de Junho,  segunda a sexta-feira, das 18h30min às 22h50min 
Local: UTFPR (Antigo CEFET-PR). Av. Sete de Setembro,3165  80230-901  Curitiba.
Informações:             (41) 3310-4569       ou http://www.extensao.ct.utfpr.edu.br/

Computadores para alunos em Araucária


Os alunos matriculados no 5º ano da Escola Municipal Prefeito Aleixo Grebos, no Bairro Vila Angélica, serão os primeiros a levar os computadores portáteis do programa Um Computador por Aluno em Araucária (UCAA) para estudar e realizar atividades em casa. A decisão foi tomada em reunião realizada na última quinta-feira (31). Participaram do encontro os pais, estudantes, direção da escola e os profissionais do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SMED).


O encontro realizado na Escola teve como objetivo responder as dúvidas dos pais sobre a proposta dos estudantes levarem os equipamentos para casa. A professora do Departamento de Tecnologia Educacional, Fabrícia Gomes, explicou que para a iniciativa ter sucesso é indispensável o comprometimento da escola e da família. “Será um projeto piloto. Após a utilização, será feito uma avaliação com a opinião de todos, para adequarmos e ampliarmos essa proposta”, falou.

Na oportunidade foram agendadas as datas que os alunos levarão os laptops. “Os computadores serão levados nas sextas-feiras e devolvidos sempre nas segundas-feiras”, explicou Fabrícia.

Segurança

Os computadores do programa Um Computador por Aluno em Araucária possuem um dispositivo de segurança. Ao ser programado/ativado ele monitora o equipamento, e faz com que pare de funcionar quando não retornar para a escola no tempo determinado.

Vale lembrar, que os equipamentos são modelos exclusivos e padronizados para a educação, não tendo valor mercadológico, as peças são soldadas. Possuem softwares educativos, aplicativos e são habilitados para o acesso à internet via wirelles (rede sem fio).

UCAA

Araucária é o primeiro município paranaense a investir recursos próprios para a implantação do programa UCAA, contemplando maior número de estudantes de uma única vez. É referência para outras cidades, que vem até o município conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores no uso da tecnologia na educação.

O programa na sua primeira fase, beneficiou 1.500 alunos, e na segunda chegou a outros 5.500 estudantes das escolas municipais de Araucária, totalizando 7.000 alunos beneficiados. Além dos estudantes, 429 professores também foram contemplados com os computadores. Até o fim de 2012, todos os alunos matriculados na rede municipal, no ensino fundamental, contarão com os equipamentos em sala de aula.

A implantação do UCAA segue os critérios de políticas públicas de inclusão digital do governo federal que, desde 2005, estuda a implantação de netbooks educacionais nas escolas de todo o país. O programa é uma nova forma de dimensionar a tecnologia nas escolas públicas, por meio do uso individual de laptops educacionais. A estratégia é explorar a mobilidade, a conectividade e o uso pedagógico das diferentes mídias do equipamento, possibilitando a imersão digital de alunos e professores.
Fonte: Blog da SMED

Educação Especial

Veja nossas atualizações:


Aplicativo para celular guia deficientes visuais por voz


Pesquisadores da USP desenvolveram um aplicativo para celulares que ajuda deficientes visuais locomoverem-se pela cidade.