quinta-feira, 11 de abril de 2013

Brasil é o 2° em escassez de talentos - Pós-Graduação - Gazeta do Povo

Brasil é o 2° em escassez de talentos - Pós-Graduação - Gazeta do Povo

Governo libera 515 vagas para o Banco Central - Pós-Graduação - Gazeta do Povo

Governo libera 515 vagas para o Banco Central - Pós-Graduação - Gazeta do Povo

Estrangeiros podem concorrer a vagas em universidades do País


Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 8, o edital de convocação para o processo seletivo 2014 do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O programa oferece vagas gratuitas em cursos de graduação de instituições de ensino superior brasileiras para estrangeiros que desejem fazer graduação no Brasil. O período de inscrição vai de 15 de abril a 28 de junho.
O PEC-G agrupa atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes. O foco é a formação e capacitação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e seu retorno ao país de origem ao final do curso.
Podem concorrer estudantes estrangeiros, maiores de 18 anos até dia 31 de dezembro de 2013, que tenham concluído, em seus países, o equivalente ao ensino médio. Os interessados precisam apresentar termo de responsabilidade financeira de US$ 400 mensais, para custear a estadia no país, e Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), caso não venham de países lusófonos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MEC

terça-feira, 9 de abril de 2013

EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA A PARTIR DOS 4 ANOS

A educação básica tornou-se obrigatória a partir dos 4 anos de idade Foto: Getty Images 
A educação básica tornou-se obrigatória a partir dos 4 anos de idade Foto: Getty Images

Nova lei obriga matrícula de crianças a partir dos 4 anos na escola

A lei altera as diretrizes e bases do ensino no Brasil, tornando obrigatória a educação básica entre os 4 e os 17 anos de idade

 A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que determina mudanças nas diretrizes e bases do ensino (LDB), de 1996, ao determinar que a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos. Com isso, os pais precisarão matricular mais cedo seus filhos na escola. Antes, a idade mínima de ingresso era de 6 anos.

De acordo com a lei publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, a educação básica fica organizada em três etapas: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Antes, apenas o fundamental e o médio eram etapas obrigatórias. Segundo a lei, a educação infantil gratuita será disponibilizada para crianças entre 4 e 5 anos.

O Ministério da Educação (MEC) informou que foi feita uma "atualização" na LDB, reunindo as emendas aprovadas desde então. Em 2009, a emenda constitucional 59 tornou obrigatório ao governo oferecer a educação básica dos 7 aos 14 anos de idade. No entanto, a União, os Estados e os municípios têm até 2016 para se adaptar às mudanças.

A carga horária mínima para a pré-escola será de 800 horas anuais, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional, sendo que as crianças devem permanecer na escola por no mínimo quatro horas diárias, ou sete horas no caso de turno integral. A frequência mínima exigida será de 60% do total de horas anuais.

"A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade", diz a lei. O currículo deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades de cada região, o que já era válido para o ensino fundamental e o ensino médio.

Alunos com deficiência

A portaria ainda traz uma alteração em relação a um termo até então empregado pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de agora, não será mais usada a expressão educação especial, e sim atendimento especializado a educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 
A lei ainda garante o incentivo para a formação de professores em licenciatura plena. "A União, o Distrito Federal, os Estados e os municípios adotarão mecanismos facilitadores de acesso e permanência em cursos de formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública", diz a lei.
 
Fonte:Blog Classe Hospitalar Fernandes Figueira

Paciente africano mostra caminho para vacina contra AIDS

Paciente africano mostra caminho para uma vacina contra a AIDSPaciente africano mostra caminho para vacina contra AIDS: A chave para a descoberta foi um voluntário da África, cuja infecção pelo HIV foi detectada apenas quatro semanas após a exposição ao vírus.


Em artigo publicado na revista Nature, os cientistas relatam o primeiro mapeamento da evolução do vírus HIV e sua relação com anticorpos neutralizadores produzidos pelo sistema imunológico de alguns pacientes. [Imagem: CHAVI-ID

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Experimento brasileiro investigará radiações solares enigmáticas

Experimento brasileiro investigará radiações solares enigmáticasExperimento brasileiro investigará radiações solares enigmáticas: O experimento Solar-T destina-se a explorar um dos aspectos menos conhecidos e mais enigmáticos da atividade do Sol.





O Solar-T, destinado a detectar emissões com frequências superiores a 1 trilhão de Hertz (terahertz) será levado a 40 quilômetros da superfície terrestre por balões estratosféricos. [Imagem: Agência Fapesp/Divulgação]

Célula fototermossolar aproveita luz e calor do Sol

Célula fototermossolar aproveita luz e calor do Sol: O chip solar gera eletricidade usando todo o espectro da radiação solar, o que inclui os comprimentos de onda que geram calor.


Célula fototermossolar aproveita luz e calor do Sol Esquema de funcionamento da célula fototermossolar, que aproveita tanto a luz, quanto o calor do Sol. [Imagem: SLAC/Stanford]