quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PRONATEC

AVISO!

NESTA SEGUNDA FEIRA (10/09/12),  NÃO TEREMOS AULA DE MECÂNICA APLICADA.
A AULA SERA DE DESENHO.
TEREMOS AULA NOVAMENTE NO DIA 17/09/12.
SEMANA QUE VEM DEVO POSTAR A 7° AULA E AS NOTAS, OK

OSVALDO

Quando a educação é vista pela lógica do mercado


Seja raro e valioso



Quem é mais importante para a sociedade: um professor do ensino básico ou um jogador de futebol profissional? Qual dos dois é melhor remunerado? Penso que a maioria concorda que o professor é mais importante, mas o jogador é quem ganha mais, e o motivo é simples: há muito menos futebolistas do que professores.
Em qualquer sociedade onde prevaleça a lei da oferta e procura, quanto mais raro for o talento de um profissional, melhor remunerado ele será. Nada contra o status de ter uma profissão ou cargo “importante”, mas para a carreira de qualquer pessoa, a raridade é muito mais valiosa, pois sempre haverá demanda para quem é diferenciado. Ser importante não garante muita coisa, já que muitos deixam de sê-lo quando perdem o cargo.
Mas, afinal, o significa ser valioso? Uma pessoa é valiosa quando realiza um trabalho superior a média, de forma consistente, independentemente da empresa em que estiver ou do serviço que prestar. Pense em todos os prestadores de serviço que você teve até hoje – médicos, bancários, mecânicos, secretárias, vendedores, etc. Destas centenas de pessoas, quantos foram absolutamente dedicados e usaram toda a sua competência e energia para atendê-lo de maneira impecável?
É provável que você responda que foram pouquíssimos, pois a maioria das pessoas faz o mínimo necessário, e às vezes nem isso. É raríssimo um profissional ser ao mesmo tempo tecnicamente excelente, e realmente disposto a compartilhar esta capacidade, servindo outras pessoas. Você é assim? Valemos por aquilo que entregamos, não pelo que prometemos.
Quer ser raro e valioso? Entregue mais do que esperam de você. Imagine a quantidade de pessoas que gostariam de ter o privilégio de contar com um profissional deste gabarito? Se quiser aumentar o valor de seu passe, você deve usar toda sua capacidade e seu talento para oferecer além do combinado. Ser tão competente não significa dar isso de graça. Essa energia e eficácia custam dinheiro, e você ficará surpreso ao ver como as pessoas aceitam pagar mais caro para ter os serviços de um profissional fora de série.
Quando a coisa aperta, procuramos quem faz as coisas acontecerem. Se você for assim, seus clientes, sócios ou chefes farão o possível – e talvez um pouco mais –, para mantê-lo ao lado deles. Agindo desta forma, com o passar dos anos, além de raro e valioso, se você quiser, também ficará importante!

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultoria In Company, com aplicações práticas de NeurociênciaPossui mais de 30.000 horas de experiência em empresas que precisam de diagnósticos e resultados rápidos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, da Editora Gente. Para mais informações, acesse: www.eduardoferraz.com.br

Seu filho tem problema de visão?



Passo a passo: como perceber se seu filho tem problemas de visão
Pais precisam ficar atentos aos sinais de que o filho está com algum problema de visão
Pais precisam ficar atentos aos sinais de que o filho está com algum problema de visão

Uma em cada 20 crianças em idade pré-escolar sofre de algum problema de visão. Já durante o Ensino Fundamental, essa proporção sobe de 5% para 25%.
 
Muitas vezes, a criança vai mal na escola não por falta de atenção ou dedicação aos estudos, mas por causa de problemas visuais não detectados. Algumas não enxergam direito o que está escrito na lousa e outras podem ter dificuldade de ler livros, cadernos e apostilas que estão sobre a mesa.
Por casos como esses, pais e até mesmo professores devem estar atentos às crianças e estimulá-las a usar óculos ou tampões sem preconceito, quando necessário. Trata-se de uma medida que pode impedir o comprometimento do rendimento escolar.
- Tive uma paciente de seis anos que enfrentava sérias dificuldades de alfabetização porque tinha 12 graus de miopia em um olho que, até então, não havia sido diagnosticada - diz Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.
Como as dificuldades visuais podem gerar impactos bastante negativos na vida dos pequenos, vale a pena prestar atenção em algumas pistas que alertam para a hora de marcar uma consulta com o oftalmologista. Entre os sinais mais comuns estão desinteresse pela leitura, cansaço, dor de cabeça ou sentar-se muito próximo à TV, por exemplo.
Na faixa etária entre os oito e 12 anos, estrabismo e ambliopia são alguns dos problemas mais comuns, explica a oftalmopediatra Carla Leite. Segundo ela, a ambliopia ocorre quando um olho não enxerga bem, a criança tenta compensar forçando o outro olho. Assim, muitos pais não percebem a disfunção. Para tratar, usa-se um tampão, para forçar o desenvolvimento do olho "preguiçoso". A médica alerta que a única forma de prevenir é levar a criança ao oftalmologista a cada seis meses.
Mãe de Isabela, de oito anos, a secretária administrativa Luciana Bettoni percebeu, há cerca de dois anos, a dificuldade que a filha apresentava na hora de jogar games no celular e ver desenhos na TV, espremendo os olhos e aproximando a tela do celular do rosto enquanto jogava. Além disso, quando ia a lojas, a pequena colidia com as araras de roupa.
A mãe não pensou duas vezes: foi ao médico, fez o exame de visão e descobriu que a filha tinha miopia e astigmatismo e passaria a usar óculos. Com tantos transtornos causados pelo problema de visão, virar uma "quatro olhos" tornou Isabela mais confiante e não foi um motivo de estresse.
- No início, a criança estranha um pouco. Mas logo se adapta, por uma questão de necessidade, e acaba gostando, porque ajuda muito no deslocamento - explica a mãe.


Fique alerta
Como perceber que seu filho tem problemas de visão:

Reclamar de dor de cabeça
Se a criança reclama com frequência de dor de cabeça quando está em aula ou durante a lição de casa, é preciso investigar. Ela pode estar fazendo um esforço extra para enxergar bem.
Sentar muito próximo à TV
Quando algumas crianças insistem em sentar bem próximas à TV, mesmo que a tela seja grande, ela pode estar sofrendo de miopia. O mesmo é válido para livros.
Apertar os olhos para ler
Quando a criança aperta um dos olhos para enxergar, pode estar querendo melhorar o foco usando o olho bom para ver bem.
Andar de cabeça baixa
Há casos em que a criança estrábica ou com desequilíbrio no músculo ocular acaba tendo dupla visão ao focar um objeto ou olhar para baixo. Para se sentir mais segura, passa a andar sempre com a cabeça baixa, na tentativa de prevenir quedas.
Lacrimejar excessivamente
Algumas crianças não fecham os olhos totalmente enquanto dormem. Essa condição leva a um ressecamento noturno e, para compensar, os olhos passam o dia lacrimejando espontaneamente - o que atrapalha muito a visão.
Coçar os olhos
Esse é um sinal clássico de fadiga ocular. Tanto pode ter origem em problemas de visão como pode estar relacionado à conjuntivite.
Dificuldade com a leitura
Quando a criança não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo ou estrabismo.
Acompanhar a leitura com o dedo
Se a criança não conseguir ler sem recorrer ao dedo indicador, pode não ser apenas uma mania, mas um caso de ambliopia - síndrome do olhinho preguiçoso - em que as letras e palavras parecem muito próximas.
Demonstrar sensibilidade à luz
Esse é outro sinal fácil de reconhecer. Quando a criança demonstra incômodo exagerado em ambiente muito iluminado ou ainda sob luz solar, pode sinalizar um tipo de estrabismo.
Tapar um olho com a mão
Há crianças que automaticamente tapam um dos olhos com a mão para enxergar melhor com o "olho bom". Pode indicar problema de ambliopia ou estrabismo.

Fonte: Renato Neves, cirurgião-oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro Seus Olhos

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CRBio - informes


Projeto autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3423/12, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que autoriza o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases. Atualmente, os responsáveis técnicos por essas atividades são os engenheiros agrônomos e florestais. A proposta altera a lei de crimes ambientais, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei10.711/03).
Segundo o autor, os conteúdos para o exercício dessas atividades constam do núcleo de formação básica dos biólogos. “Vale frisar que muitos destes conteúdos são oferecidos de forma compartilhada entre os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Florestal, e que a maioria dos docentes que ministram tais conteúdos são biólogos, sendo, inclusive, autores de um grande número de trabalhos científicos e livros na área”, afirma.
Ricardo Izar argumenta ainda que se o biólogo detém habilitação técnico-científica não há porque restringir sua atuação profissional na área de tecnologia de sementes e vivericultura, que é a produção de mudas.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-3423/2012
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=537035 

OPORTUNIDADES

SELEÇÃO DE PESQUISADOR BOLSISTA – Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica /PROBIOII/MCTI/JBRJ/UFRJ

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro está selecionando candidatos à 01 (uma) Bolsa para Apoio Científico – Pesquisador, para atuação no desenvolvimento do Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica-PROBIO II/MCTI/JBRJ/UFRJ. A bolsa é para dedicação integral (40h semanais), com duração de 9 meses e valor de R$ 3.000,00 mensais. A disponibilidade para contratação é imediata. Podem se candidatar profissionais de nível superior, com mestrado concluído e, no mínimo, 3 anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa. Deve possuir formação acadêmica em área afim à diversidade vegetal (e.g., Botânica, Ecologia, Ciências Agronômicas ou Florestais), preferencialmente com especialização em anatomia da madeira. Perfil do candidato(a): experiência em projetos para caracterização e/ou monitoramento da diversidade em anatomia da madeira; produção científica qualificada; conhecimento de Inglês; habilidades para trabalho em equipe e gestão de pessoas; iniciativa e responsabilidade; disposição para se manter atualizado tecnicamente. Atribuições: 1. Contribuir para o desenvolvimento do Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica, através de pesquisas científicas e aprimoramento de bases conceituais dos programas de pesquisa e monitoramento da biodiversidade; 2. Elaborar e implementar planos de ação junto aos coordenadores; 3. Supervisionar e implementar ações em campo e laboratório relativas a anatomia da madeira; 4. Supervisionar e realizar expedições para coleta de dados em campo em áreas selecionadas; 5. Supervisionar e participar dos processos de análises de dados; 6. Gerenciar bases de dados do projeto; 7. Aprimorar metodologias, sistemas e critérios relacionados ao estudo da anatomia da madeira; 8. Elaborar relatórios, cronogramas e avaliações sobre as atividades desenvolvidas no projeto; 9. Participar de reuniões, workshops e atividades externas; 10. Coordenar a elaboração de produtos científicos. O preenchimento deste cadastro não caracteriza qualquer compromisso de ambas as partes, e os dados serão utilizados única e exclusivamente para este propósito, não sendo, em nenhuma hipótese, repassados a terceiros. Esta chamada, e seu formulário de cadastro, estarão disponíveis até que a vaga seja preenchida. O prazo para inscrição encerra-se no dia 14 de setembro de 2012.

Telescópio fará mapa do Universo com alta precisão


Pesquisadores da USP participam do projeto internacional Javalambre Physics of the accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS), que produzirá mapas tridimensionais indicando com alta precisão a localização de galáxias, quasares e outros objetos no Universo. Coordenado por instituições do Brasil e da Espanha, o projeto deve concluir em dois anos a instalação de um novo observatório astronômico situado na Espanha, e dotado de telescópio com câmera de altíssima resolução, que por 5 anos fará um mapamento do Cosmos. Os investimentos são de aproximadamente US$ 40 milhões. Os mapas serão usados no estudo da estrutura da energia escura e da matéria escura, e em questões ligadas à expansão acelerada do Universo.
Quantidade de dados nas imagens equivalerá a 250 câmeras digitais comuns
“Um dos grandes problemas atuais da astrofísica e da cosmologia é que o Universo está se expandindo aceleradamente. Além disso, não sabemos do que é feita a maior fração da matéria e energia do Universo”, afirma o professor Raul Abramo, do Instituto de Física (IF) da USP, que integra o projeto. “Para que os nossos conhecimentos avancem, serão necessários grandes mapas tridimensionais do Universo, que só podem ser feitos detectando-se galáxias em um volume muito grande. Isso só é possível quando mapeamos vastas áreas do céu em telescópios dedicados como o do J-PAS.”
Fonte: Agência USP de notícias

UPDATE

Veja na nossa seção um vídeo feito pelo AndroidPIT mostrando o novo equipamento da Samsung

Pesquisa fotográfica

Olá a todos,

Estou realizando uma pesquisa artística a partir de fotografias
descartadas por pessoas que não as querem mais em suas casas, caixas,
gavetas e álbuns. Todo e qualquer tipo de fotografia, antiga ou
recente, desde que impressa, ou em forma de slides e negativos,
interessa à minha pesquisa. Minha busca é pelo que as pessoas
pretendem ou precisam descartar, e que motivos as levam a não mais
querer conviver com essas imagens. Se você tem fotos das quais
gostaria de se desfazer, mas não gostaria de simplesmente jogá-las no
lixo comum e não sabe como descartá-las dignamente, me comprometo a
incorporá-las a este trabalho de arte. O trabalho deverá ser concluído
em 2013 e todos serão notificados para que aprovem as obras
previamente. Nenhuma parte reconhecível da imagem será exposta
publicamente.

Assim que tiver um trabalho mais elaborado pretendo inaugurar um blog
para que os participantes acompanhem o desenvolvimento do trabalho.

Para participar, basta enviar um e-mail para niwonderland@gmail.com
com o seu contato para que eu possa buscá-las. No corpo da mensagem
deve constar.

1) o motivo do descarte (ex: morreu, se divorciou, acha que não ficou
bem na foto ou simplesmente se desinteressa, ama, odeia, ou desconhece
as pessoas que integram a imagem)
2) como gostaria que a imagem fosse destruída (ou preservada):
guardada em uma caixa hermeticamente fechada, rasgada, cortada,
triturada, queimada, perfurada, quimicamente alvejada (a imagem é
branqueada até desaparecer) e de que forma: dignamente, humanamente,
com ou sem requintes de crueldade, etc. *este item é opcional.

Sintam-se a vontade para repassar esta mensagem.
Obrigada desde já pelo seu interesse,
Nicole Lima.

Mestre em Artes Visuais,
Professora do Curso Superior de Fotografia na Universidade Positivo.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Por que e como ouvir som alto prejudica a audição?

Por que e como ouvir som alto prejudica a audição?Por que e como ouvir som alto prejudica a audição?: São questões que só agora os cientistas começam a resolver com precisão. E a resposta veio acompanhada de uma boa notícia.
Os ruídos muito elevados têm um efeito mecânico sobre o revestimento de mielina das células nervosas, danificando a transmissão dos sinais elétricos do ouvido até o cérebro.[Imagem: Martine Hamann]

Vídeo procura facilitar ensino de astronomia e química


Personagem da animação, jovem guitarrista deseja entender o surgimento do ferro


Aproximar jovens do ensino médio de temas tão complexos como a astronomia, a astrofísica ou a química nem sempre é uma tarefa fácil. Para contornar essa dificuldade, uma das alternativas é o uso de material audiovisual, em particular aquele que se relaciona com a linguagem e o mundo dos adolescentes desta geração. A professora Jane Gregorio-Hetem, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, lançou o vídeo de animação Rockstar e a origem do metal para esse fim.

Fonte: Agência USP de notícias
Leia mais

Bigsup2/sup: teria sido o Big Bang seguido por um Big Chill?


Big<sup>2</sup>: teria sido o Big Bang seguido por um Big Chill?
Bigsup2/sup: teria sido o Big Bang seguido por um Big Chill?: Se o Universo é formado por pontos discretos, então seu resfriamento inicial pode ter produzido trincas, que influenciariam a propagação da luz em termos cósmicos.

Plástico autolimpante é esterilizado com luz do Sol

Plástico autolimpante é esterilizado com luz do Sol: Os cientistas já falam em utilizar a técnica nos plásticos usados em computadores e telefones celulares, sempre repletos de bactérias.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Feira do Livro


A Editora UFPR promove, de 10 a 15 de setembro de 2012, a X Feira Universitária do Livro de Curitiba, na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da UFPR. A edição deste ano conta com uma novidade: a Feira será realizada em parceria com a Semana Literária & Feira do Livro SESC.
A Editora da UFPR promove de 10 a 15 de setembro, a X Feira Universitária do Livro de Curitiba, na Praça Santos Andrade. Este ano a feira será realizada em parceria com a Semana Literária e Feira do Livro do Sesc. Além das editoras universitárias, participarão livrarias e expositores literários. São 31 empresas com obras nas mais variadas áreas.
A Editora da UFPR vai levar 300 títulos que serão vendidos com desconto de no mínimo 20%. Também estão programados três lançamentos durante a feira, que terá horários diferentes. No primeiro dia (10) o funcionamento será das 18 às 21 horas; de 11 a 14 de setembro, das 09 às 20 horas; e no dia 15, das 9 às 14 horas.

Doação de Córneas


O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre - HBO - lança neste sábado (01.09) a terceira edição da Campanha de Conscientização para a Doação de Córneas "Todo mundo merece ver a vida". Com o slogan "Muito já foi feito.
 
Mas ainda há muito a se fazer", a instituição assumiu como desafio a meta de zerar a lista de espera, até 2014, de pacientes no Rio Grande do Sul que necessitam de uma cirurgia de transplante de córneas. Nos últimos dois anos, o Hospital Banco de Olhos, através da campanha, contribuiu para a diminuição em 50% na lista, passando de 930 pacientes em 2009, para 465 em 2012.
Fonte: Portal Opticanet
Leia mais

Pra pensar - A Fantástica tomada elétrica do Brasil!


Estamos no passo certo... e o mundo todo está errado!!!
A seguir apresentamos a espetacular tomada elétrica brasileira...
Description: Descrição: cid:DB4EF543-8A05-4AED-890C-43480A53F063Description: Descrição: cid:F9C0AD9F-1722-4D86-AF8B-92249158EFCC
Como os TURISTAS irão se virar durante a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?
Description: Descrição: cid:F66A1A49-2F8E-4E41-B1A6-8F35F75EF34B
Description: Descrição: cid:4FB1435C-9EC4-4868-A111-5106A0D0E0E1
De uma hora para outra, todas as nossas tranqueiras elétricas egadgets, que usam plugues com o modelo universal, simplesmente ficaram imprestáveis.
Como somos brasileiros e não desistimos nunca, é chegada a hora de invocarmos a Santa Gambiarra, a santa protetora de todos os brasileiros.

Pesquisa entre professores!


Olá pessoal!
Precisamos da ajuda de todos!

O Marcos é professor de Ciências e Física da rede estadual e trabalhou na Equipe de Ciências do Departamento de Educação Básica da SEED de 2006 a 2010.
Hoje ele está afastado para o PDE, no qual desenvolve um trabalho sobre a Astronomia no Ensino de Física e, também, para o Doutorado em Educação na UFPR.

Ele nos solicitou auxílio para o repasse das informações referentes a sua pesquisa de DoutoradoCom esta pesquisa, ele procura investigar as práticas pedagógicas dos professores de Ciências e suas possíveis aproximações com o documento Diretrizes Curriculares de Ciências.

Sua pesquisa está direcionada aos professores de Ciências da rede estadual.

Segue anexo dois arquivos com o link de onde está a pesquisa e as informações necessárias para o preenchimento. O link é o mesmo que segue abaixo. Caso nao consigam clicar diretamente na frase, você pode copiar toda ela e colar na barra de endereços do navegador que você usa (IE, Firefox, Opera, GChrome, entre outros ...).


Para facilitar, vou deixar o hiperlink a seguir, caso você consiga clicar. Se não der certo, copie e cole o endereço acima, ok!


Se possível, repasse este email para outros(as) professores(as) de Ciências que vocês conhecem e atuam na rede estadual.

Obrigado.

Abraços!

Prof. Danislei Bertoni
Departamento de Educação Básica
Secretaria de Estado da Educação
Telefone: (41) 3340-1719