quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CRBio - informes


Projeto autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3423/12, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que autoriza o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases. Atualmente, os responsáveis técnicos por essas atividades são os engenheiros agrônomos e florestais. A proposta altera a lei de crimes ambientais, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei10.711/03).
Segundo o autor, os conteúdos para o exercício dessas atividades constam do núcleo de formação básica dos biólogos. “Vale frisar que muitos destes conteúdos são oferecidos de forma compartilhada entre os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Florestal, e que a maioria dos docentes que ministram tais conteúdos são biólogos, sendo, inclusive, autores de um grande número de trabalhos científicos e livros na área”, afirma.
Ricardo Izar argumenta ainda que se o biólogo detém habilitação técnico-científica não há porque restringir sua atuação profissional na área de tecnologia de sementes e vivericultura, que é a produção de mudas.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-3423/2012
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=537035 

OPORTUNIDADES

SELEÇÃO DE PESQUISADOR BOLSISTA – Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica /PROBIOII/MCTI/JBRJ/UFRJ

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro está selecionando candidatos à 01 (uma) Bolsa para Apoio Científico – Pesquisador, para atuação no desenvolvimento do Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica-PROBIO II/MCTI/JBRJ/UFRJ. A bolsa é para dedicação integral (40h semanais), com duração de 9 meses e valor de R$ 3.000,00 mensais. A disponibilidade para contratação é imediata. Podem se candidatar profissionais de nível superior, com mestrado concluído e, no mínimo, 3 anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa. Deve possuir formação acadêmica em área afim à diversidade vegetal (e.g., Botânica, Ecologia, Ciências Agronômicas ou Florestais), preferencialmente com especialização em anatomia da madeira. Perfil do candidato(a): experiência em projetos para caracterização e/ou monitoramento da diversidade em anatomia da madeira; produção científica qualificada; conhecimento de Inglês; habilidades para trabalho em equipe e gestão de pessoas; iniciativa e responsabilidade; disposição para se manter atualizado tecnicamente. Atribuições: 1. Contribuir para o desenvolvimento do Projeto Biodiversidade do Bioma Mata Atlântica, através de pesquisas científicas e aprimoramento de bases conceituais dos programas de pesquisa e monitoramento da biodiversidade; 2. Elaborar e implementar planos de ação junto aos coordenadores; 3. Supervisionar e implementar ações em campo e laboratório relativas a anatomia da madeira; 4. Supervisionar e realizar expedições para coleta de dados em campo em áreas selecionadas; 5. Supervisionar e participar dos processos de análises de dados; 6. Gerenciar bases de dados do projeto; 7. Aprimorar metodologias, sistemas e critérios relacionados ao estudo da anatomia da madeira; 8. Elaborar relatórios, cronogramas e avaliações sobre as atividades desenvolvidas no projeto; 9. Participar de reuniões, workshops e atividades externas; 10. Coordenar a elaboração de produtos científicos. O preenchimento deste cadastro não caracteriza qualquer compromisso de ambas as partes, e os dados serão utilizados única e exclusivamente para este propósito, não sendo, em nenhuma hipótese, repassados a terceiros. Esta chamada, e seu formulário de cadastro, estarão disponíveis até que a vaga seja preenchida. O prazo para inscrição encerra-se no dia 14 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!