sábado, 28 de janeiro de 2012

Campanha material escolar


 repassando

Queridos amigos,

Hoje iniciamos nossa campanha de material escolar.

Começamos a divulgação na palestra de ontem, que justamente abordava a questão da infância.

Já fizemos uma entrega de 48 kits completos no sábado passado 21/01/2012, com alguns materiais que tínhamos do ano passado (doação do HSBC).

Gostaria de combinar, com quem puder participar, para fazermos arrecadação, montagem de kits e entrega da seguinte forma:

arrecadar
montar kit
entregar
24/01 a 02/02/2012
02/02 e 04/02
4/2/2012
04/02 a 09/02/2012
09/02 e 11/02
11/2/2012
11/02 a 23/02/2012
23/02 e 25/02
25/2/2012

Segue material que pode ser adaptado e utilizado para divulgação em suas empresas/famílias.

As arrecadações em dinheiro podem ser centralizadas comigo, pois posso fazer a compra no atacado. Quem quiser fazer a compra favor verificar antes o que precisaremos para compor o kit da semana.



     Junior
Vice-Presidente
Diretor Social
(41) 7818-4840
ID Nextel : 114*110351


Grupo Fraternidade Espírita Irmão Bezerra de Menezes.
Reuniões semanais:
Domingo, 10h                       Domingo com Kardec
Segunda-Feira, 20h             Estudos-COEM-ESDE
Terça-Feira, 20h                   Conversa Fraterna/Cromoterapia/Evangelização infantil/Palestra Pública e Passes
Quarta-Feira, 20h                Reunião Mediúnica
Quinta-Feira, 20h                Conversa Fraterna/Fluido terapia/Evangelização infantil/Palestra Pública e Passes
Sábado, 10h                         Conversa Fraterna/Cromoterapia/Evangelização infantil/Palestra Pública e Passes


Sem fronteiras


O governo brasileiro no programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas de estudo na França e outros paises que assinarem o acordo (10.000 bolsas em 2012).


Site do Programa Ciência sem Fronteiras: http://www.cienciasemfronteiras.gov..br

Chamadas públicas para bolsas de Graduação-Sanduíche (prazo inscrição 31 de janeiro):

Chamadas abertas para bolsas de Pós-Graduação e Pós-Doutorado (prazo inscrição primeiro grupo: 17 de fevereiro):

Chamadas abertas para bolsas de Atração de cientistas para o Brasil:

Para as bolsas de Graduação-Sanduíche (Alemanha, Estados Unidos, França, Itália,  Reino Unido, em todas as áreas, e Canadá, somente para estudantes de cursos de formação de Tecnólogos) os prazos estão se esgotando: 31 de janeiro para candidatura, 17 de fevereiro para as provas de proficiência.
Áreas contempladas pelo programa:

a. Engenharias e demais áreas tecnológicas;
b. Ciências Exatas e da Terra;
c. Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
d. Computação e Tecnologias da Informação;
e. Tecnologia Aeroespacial;
f. Fármacos;
g. Produção Agrícola Sustentável;
h. Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
i. Energias Renováveis;
j. Tecnologia Mineral;
k. Biotecnologia;
l. Nanotecnologia e Novos Materiais;
m. Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
n. Biodiversidade e Bioprospecção;
o. Ciências do Mar;
p. Indústria Criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, artes, filme, vídeo, fotografia, música e artes performáticas, televisão, rádio, editoração);
q. Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
r. Formação de Tecnólogos.

Festival de filmes franceses on-line gratuito

A segunda edição do My French Film Festival vai até 1º de fevereiro e exibe filmes franceses online em diversos idiomas (entre eles, o português). Qualquer pessoa pode acessar http://www.myfrenchfilmfestival.com e assistir aos filmes gratuitamente.


colaboração Prof. Haroldo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Clima quente no espaço


RIO - A elevação da atividade do Sol, que se aproxima de novo pico previsto para 2013, está ajudando a limpar o lixo espacial que se acumula em torno da Terra, considerado um dos maiores perigos para equipamentos e astronautas em órbita. O aumento da radiação emitida pela estrela nos últimos anos está aquecendo a região mais externa da atmosfera, conhecida como termosfera, e fazendo com que ela se expanda. Com isso, os objetos em órbitas mais baixas encontram mais moléculas no seu caminho, o que gera um arrasto maior, diminuindo sua velocidade e provocando sua queda mais rapidamente do que o esperado.
Segundo o último relatório trimestral da Nasa sobre o lixo espacial, o crescimento da termosfera acelerou o ritmo de reentrada e consequente incineração na atmosfera dos detritos do satélite chinês Fengyun-1C, destruído em 2007 em um teste de armas do país, assim como dos restos da colisão entre um satélite russo Kosmos e um americano Iridium ocorrida no início de 2009. Mas essa ajuda do Sol na faxina do espaço será apenas “um breve alívio” de um problema que só faz aumentar, destaca Nicholas Johnson, cientista-chefe da área de lixo espacial da agência espacial americana, que assina o relatório. Isso porque, no longo prazo, as mudanças climáticas deverão provocar um esfriamento da termosfera, o que tem um efeito inverso do que está sendo observado agora.
— Essa ajuda só ocorre em casos muito específicos e não é por igual — explica Naelton Mendes de Araújo, astrônomo da Fundação Planetário. — A maior radiação solar modifica as camadas externas da atmosfera, mudando sua densidade. Assim, enquanto os objetos em órbitas mais baixas enfrentam um maior arrasto, o mesmo não acontece nas regiões mais altas, o que permite que os detritos fiquem lá por mais tempo. Na média, então, essa limpeza não é tão boa.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/clima-quente-no-espaco-3768991#ixzz1kewkOX9R
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Cursos à distância na área de saúde têm três mil vagas

Cursos à distância na área de saúde têm três mil vagas: A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) está com quase três mil vagas disponíveis para cursos na modalidade a distância.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mitos da medicina

Quando as pessoas acreditam mas os médicos desmentem, tudo bem. Mas alguns mitos sobre o corpo humano estão tão difundidos que até os profissionais da saúde passaram a acreditar neles, mesmo que não haja nenhuma comprovação....

  
fonte Hjperscience

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Laboratórios caseiros




O laboratório doméstico de Cathal Garvey, em Cook, na Irlanda, está repleto de equipamentos improvisados. Seu incubador de bactérias fica em uma antiga caixa de transporte feita de isopor, com um tapete de aquecimento e um termômetro transformado em termostato. Para fazer esterilizações, ele usa uma panela de pressão, e não um sistema de autoclave. Alguns instrumentos foram confeccionados com latas de café.
No mundo emergente da ciência cidadã, cujo espírito está mais próximo de manuais de escoteiros que de pareceres de periódicos científicos, Garvey, um geneticista de 26 anos que trabalhou em um centro de pesquisa sobre o câncer há cerca de quatro anos, após concluir a pós-graduação, é uma espécie de herói. Ele é mais conhecido por ter inventado o DremelFuge, uma centrífuga de pequeno porte que pode ser fabricada em uma impressora 3-D. Seus planos estão disponíveis para todos online, de modo que qualquer um que tenha o desejo e os recursos para levá-los adiante pode fazê-lo.
Ele e outros cientistas da improvisação, ou biohackers, são parte de um movimento chamado DIYbio, abreviação de biologia do "do-it-yourself" _ isto é, do "faça-você-mesmo" _, que foi lançado oficialmente em 2008 com o site DIYBio.org, um canal online para compartilhar ideias. O site acumulou mais de dois mil membros desde a sua criação.
"Eu quero fabricar o tipo de ferramenta que torna mais fácil fazer biologia por conta própria, em casa", contou Garvey.
Fonte. O Último Segundo

organizando os estudos


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Computadores realmente melhoram rendimento de alunos





Educação informatizada

Quase todas as escolas se vangloriam de oferecer um computador por aluno.
Mas será que a informática está realmente ajudando a melhorar a educação e o aprendizado dos alunos.
Definitivamente sim, afirmam cientistas da Universidade de Concórdia, no Canadá.
Conteúdo e assimilação
O grupo realizou a mais exaustiva pesquisa sobre o assunto já feita até hoje, fazendo uma retrospectiva de 40 anos sobre o impacto da tecnologia nas salas de aula.
Rana Tamim e seus colegas reuniram dados de 60.000 estudantes, do ensino fundamental à universidade, comparando o aproveitamento nas classes que usaram computadores com classes tradicionais, que não usaram a tecnologia.
Os resultados sugerem que a tecnologia melhora o conteúdo oferecido e dá suporte a uma melhor assimilação desse conteúdo por parte do aluno.
Nas classes onde os computadores foram usados para apoiar o ensino, a tecnologia teve um impacto positivo de pequeno a moderado, tanto sobre o aprendizado quanto sobre a atitude dos alunos.
"Nós deduzimos que o impacto será maior se observarmos durante toda a experiência educacional de um aluno," diz o professor Richard Schmid, coautor do estudo.

Pensamento crítico

Os cientistas descobriram que a tecnologia funciona melhor quando os estudantes são encorajados a pensar criticamente e a se comunicar de forma efetiva.
"Uma simples apresentação de PowerPoint provavelmente não vai melhorar a experiência do aprendizado," diz Schmid.
No prosseguimento da pesquisa, os cientistas planejam avaliar quais tecnologias funcionam melhor para quais matérias

Colaboração: Prof. Haroldo
Fonte: Diário da Saúde

Bem fora do Brasil a realdade é outra, Os computadores funcionam bem e a internet não trava toda vez que 2 alunos estão vendo um vídeo do YouTube. Os professores tem tempo e conteúdo para planejar uma aula de verdade e não apenas usar a internet para perguntar coisas ao Google. Há dois anos atras  fui num treinamento para aprender a usar um pendrive para as TV's laranjas que usamos. Tinha professor que não sabia usar o micro ainda. Enquanto isso os alunos estão anos luz dos professores. Falta tempo e investimento, mas o professor também tem que fazer sua lição de casa.

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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alunos de escolas públicas serão examinados por equipes de saúde a partir de março


As condições de saúde de 11 milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras serão avaliadas por médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de Saúde a partir de março. Os profissionais estarão em 50 mil escolas de 2 mil municípios do país.
“Muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar”, disse a presidenta Dilma Rousseff no programa de rádio Café com a Presidenta. Ela acrescentou que o governo deverá ainda envolver os pais no combate à obesidade infantil, problema que afeta um quinto das crianças brasileiras. “Reduzindo a obesidade infantil, vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e o diabetes”, explicou.Dilma Rousseff destacou também as alterações no programa de vacinação infantil, que ocorrem a partir de agosto. A vacina contra a pólio, conhecida como paralisia infantil, será injetável nas duas primeiras doses para bebês e crianças. “Há 22 anos não registramos nenhum caso de paralisia infantil transmitido no país, mas a pólio ainda existe em 24 países.

fonte: Gazeta do Povo