quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Laboratórios caseiros




O laboratório doméstico de Cathal Garvey, em Cook, na Irlanda, está repleto de equipamentos improvisados. Seu incubador de bactérias fica em uma antiga caixa de transporte feita de isopor, com um tapete de aquecimento e um termômetro transformado em termostato. Para fazer esterilizações, ele usa uma panela de pressão, e não um sistema de autoclave. Alguns instrumentos foram confeccionados com latas de café.
No mundo emergente da ciência cidadã, cujo espírito está mais próximo de manuais de escoteiros que de pareceres de periódicos científicos, Garvey, um geneticista de 26 anos que trabalhou em um centro de pesquisa sobre o câncer há cerca de quatro anos, após concluir a pós-graduação, é uma espécie de herói. Ele é mais conhecido por ter inventado o DremelFuge, uma centrífuga de pequeno porte que pode ser fabricada em uma impressora 3-D. Seus planos estão disponíveis para todos online, de modo que qualquer um que tenha o desejo e os recursos para levá-los adiante pode fazê-lo.
Ele e outros cientistas da improvisação, ou biohackers, são parte de um movimento chamado DIYbio, abreviação de biologia do "do-it-yourself" _ isto é, do "faça-você-mesmo" _, que foi lançado oficialmente em 2008 com o site DIYBio.org, um canal online para compartilhar ideias. O site acumulou mais de dois mil membros desde a sua criação.
"Eu quero fabricar o tipo de ferramenta que torna mais fácil fazer biologia por conta própria, em casa", contou Garvey.
Fonte. O Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!