sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

2012 e o fim do mundo - parte 1523....


MÉXICO - As previsões dos maias para dezembro de 2012 não se referem ao fim do mundo, mas ao retorno do deus Bolon Yokte, que voltaria ao término de uma era e ao começo de outra, segundo uma nova interpretação divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México.


Os especialistas Sven Gronemeyer e Barbara Macleod, da Universidade da Trobe (Austrália), divulgaram uma nova interpretação das inscrições maias do sítio arqueológico de Tortuguero, durante a 7ª Mesa Redonda de Palenque, realizada no estado mexicano de Chiapas.

A data de 21 de dezembro de 2012 citada nas inscrições do povo indígena maia gerou diversas especulações sobre supostas "profecias maias do fim do mundo", versão que foi rejeitada pelos arqueólogos e epigrafistas.
Segundo os especialistas, os maias criaram um calendário com base em um período de 400 anos, denominado Baktun. Cada era é composta por 13 ciclos de 400 anos, que somavam 5.125 anos, e, segundo a conta, a era atual concluiria em dezembro de 2012.
Gronemeyer explicou que, de acordo com a visão maia, no final de cada era, completava-se um ciclo de criação e começava outro. Nesta inscrição, menciona-se que 21 de dezembro "seria investida a deidade Bolon Yokote", um deus vinculado à criação e à guerra, que participou do começo da atual era, iniciada em 13 de agosto do ano 3.114 a.C.
O epigrafista alemão indicou que essa inscrição está ligada à história da cidade maia de Tortuguero, na qual se cita o governante Bahlam Ajaw (612-679 d.C.) como futuro participante de um evento do final da era atual.
O texto de caráter narrativo, segundo Gronemeyer, mostra que os governantes maias deveriam "preparar o terreno para o retorno do deus Bolon Yokte, e que o Bahlam Ajaw seria o anfitrião de sua posse".
Conforme este prognóstico, o deus Bolon Yokte presidiria o nascimento de uma nova era, que deverá começar em 21 de dezembro de 2012, e supervisionaria o fim da era atual.
"A aritmética do calendário maia demonstra que o término do 13º Baktun representa simplesmente o fim de um período e a transição para um ciclo novo, embora essa data seja carregada de um valor simbólico, como a reflexão sobre o dia da criação", comentou Gronemeyer.
"A aritmética do calendário maia demonstra que o término do 13º Baktun representa simplesmente o fim de um período e a transição para um ciclo novo, embora essa data seja carregada de um valor simbólico, como a reflexão sobre o dia da criação", comentou Gronemeyer.
"Na antiga concepção maia, o tempo se construiu tal como as esculturas e os prédios que as continham, os períodos tinham consciência, vontade, personalidade e se comportavam como humanos", acrescentou Velásquez.
Fonte: O Estado de São Paulo.
Minha mãe diz uma coisa sobre o fim do mundo e eu concordo com ela. O mundo só acaba para que morre. Temos tantas coisas para nos preocupar, deixe as coisas acontecerem, viva.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Diplomas falsos


Policiais civis de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, descobriram nesta quarta-feira (30) um esquema de falsificação e venda de diplomas universitários. Segundo o delegado Fábio Amaro, a “fábrica clandestina” funcionava em uma residência localizada no Jardim Weissópolis.
Duas pessoas foram presas em flagrante. A polícia vai ampliar as buscas para chegar aos compradores dos diplomas falsos. “É até difícil quantificar os diplomas frios que estão circulando e é difícil dimensionar o impacto disso”, disse o delegado.
Policia Civil
Policia Civil / O casal foi preso em flagrante e vai responder por estelionato e falsificação de documentosAmpliar imagem
O casal foi preso em flagrante e vai responder por estelionato e falsificação de documentos
Depois que a polícia descobriu o esquema, a Vara Criminal de Pinhais expediu um mandado de busca e apreensão na casa onde funcionava a fábrica, na Rua Rio Paranapanema. Segundo o delegado, no local foram encontrados mais de 50 diplomas falsificados, já preenchidos com os nomes das pessoas que haviam comprado a fraude. Os acusados também mantinham mais de 30 carimbos, com nomes de diretores de universidades.
Eram produzidos diplomas de instituições comoUniversidade Federal do Paraná (UFPR) eUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de universidades públicas do Rio de Janeiro e da Bahia. “Não só diplomas de graduação eram fraudados, como também títulos de pós-graduação e mestrado”, disse o delegado.


Fonte: Gazeta do Povo

E pensar que eu estudo desde os 5 anos de idade, fiz curso técnico, fiz a graduação em Física, fiz especialização, comecei a fazer Engenharia (volto no ano que vêm), estou fazendo mestrado. Faz a gente pensar que nada vale a pena. Bom trabalho da polícia. 

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atualização!

Mais uma experiência postada, agora falamos sobre o atrito!

Resposta sobre bóson de Higgs pode chegar antes do fim de 2011


Reuters
GENEBRA - Blogueiros especializados em ciência afirmam que a tão esperada resposta sobre o Bóson de Higgs pode sair até meados de dezembro de experiências realizadas pelos cientistas do Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern, em francês). 

Resposta sobre o Bóson de Higgs pode sair até meados de dezembro do LHC - Divulgação
Divulgação
Resposta sobre o Bóson de Higgs pode sair até meados de dezembro do LHC
Os físicos do centro já afirmaram que estão concentrados na busca por esta "partícula divina", o último elemento que falta no modelo padrão da física de partículas. Este modelo explica o comportamento e as interações das partículas fundamentais que constituem a matéria ordinária (que representaria apenas 4% de todo o Universo), "da qual somos feitos e da qual é feito o mundo que nos cerca", explicou o Cern.
Dados recolhidos pelos detectores gigantes de partículas Atlas e CMS, do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) devem elucidar a dúvida: o Bóson de Higgs existe (e explica como a matéria passou a ter massa no início do universo) ou é apenas uma ilusão da teoria?
Segundo James Gillies, pesquisador do Cern, "a área de maior massa já foi descartada, mas o bóson de Higgs poderia ainda estar em qualquer lugar entre 114 a 141 GeV (giga elétron-volts, termo usado na física para quantificar os campos de energia das partículas)." A maior parte dos pesquisadores acredita que o bóson de Higgs será encontrado ao redor de 120 GeV.
O conselho do Cern se encontra de 12 a 16 de dezembro e qualquer sinal concreto da partícula - cuja existência foi postulada há quatro décadas pelo cientista britânico Peter Higgs - seria apresentado durante essa reunião.
Mas o físico e blogueiro do Cern, Pauline Gagnon, afirmou na semana passada que a região de baixo espectro de massa, onde os cientistas sempre esperaram encontrar o bóson, também é a mais difícil de observar. "Pode ser que ele nem exista", afirmou. Essa possibilidade também já foi levantada pelo chefe de pesquisa do Cern, Rolf Heuer.
Isso ecoou nos comentários realizados pelo físico da Universidade de Columbia no blog Higgs Non-News. "Não parece impossível que os resultados disponíveis até meados de dezembro venham confirmar que o bóson de Higgs não existe", afirmou.
Se o bóson de Higgs não for encontrado, a Física precisará explorar outras possibilidades, pois será invalidado o Modelo Padrão da Física de Partículas, de mais de 30 anos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Identificados medicamentos capazes de combater efeitos da radiação


Urânio, césio e etc.
Não é à toa que existe um temor geral com acidentes envolvendo radiação, seja em uma usina nuclear, seja com um aparelho médico usado, como aconteceu em Goiânia com uma cápsula de césio 137.
Nesses eventos, tem sido padrão dar maior importância a resguardar as pessoas que ainda não foram contaminadas do que realmente tratar os pacientes, que são isolados rapidamente.
Pior do que isso, há pouco a se fazer hoje para ajudá-los.
Remédios contra radiação
Agora, pela primeira vez, médicos descobriram que dois medicamentos já disponíveis no mercado podem ser usados para ajudar no tratamento de pessoas afetadas por radiação.
A Dra. Evan Guinan e seus colegas do Hospital Infantil de Boston (EUA) demonstraram que a combinação de dois remédios consegue aliviar a doença da radiação, ou síndrome aguda da radiação.
Os cientistas testaram uma combinação de ciprofloxacina e uma versão sintética de uma proteína humana de defesa contra infecções, chamada BPI - a versão sintética chama-se rBPI21.
As cobaias que receberam a combinação dos dois remédios até 24 horas depois de serem expostos a uma dose letal de radiação conseguiram se recuperar. Cada um dos medicamentos isoladamente não produziu efeitos.
Eficaz e prática
As terapias sugeridas até hoje não foram tão eficazes quanto a combinação dos dois medicamentos, além de precisarem ser aplicadas minutos após a exposição à radiação, o que não é possível no caso de acidentes reais.
Agora os pesquisadores vão testar a combinação em humanos, o que não deverá demorar, por se tratar de medicamentos já aprovados.
Governos de todo o mundo têm demonstrado interesse em manter estoques de segurança de medicamentos anti-radiação principalmente depois do acidente da Usina de Fukushima, no Japão, que mostrou que os efeitos não se restringem às imediações do acidente.
Efeitos da radiação sobre o corpo humano
A doença da radiação, também conhecida como síndrome aguda de radiação, varia com a quantidade de radiação que um indivíduo recebe.
Os primeiros sinais da doença são geralmente náuseas e vômitos, que podem ser seguidos por febre, fraqueza, tonturas, sangramento nos vômitos e fezes, dificuldade respiratória e infecções.
Os tecidos do corpo que produzem o sangue, sistema nervoso, aparelho digestivo, pulmões, sistema cardiovascular, tudo pode ser afetado.
Em doses muito elevadas, a radiação é geralmente fatal.
Dentro do corpo, os efeitos da radiação pesada podem incluir o "vazamento" de bactérias, e das toxinas que elas produzem, do trato digestivo, ou através de danos na pele, para a corrente sanguínea.
Os efeitos da radiação são devastadores sobre as funções do coração e dos pulmões, interrompendo o processo de coagulação do sangue, e levando à inflamação dos tecidos em todo o corpo.
Quando bactérias ou toxinas entram no sangue em condições normais, osistema imunológico responde enviando neutrófilos - células brancas do sangue - para destruir os invasores.
Mas quando uma pessoa foi exposta a níveis elevados de radiação, a capacidade de gerar neutrófilos é quase totalmente destruída.
"É uma tempestade perfeita de eventos causadores de doenças," observa Guinan. "A radiação resulta em bactérias e endotoxinas entrando na corrente sanguínea ao mesmo tempo que as defesas do corpo são reduzidas."
Não é sem razão que os cientistas estão tão entusiasmados com a descoberta de que dois medicamentos conhecidos podem ser usados para tratar toda essa cascata de eventos danosos com grande eficácia.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Robô Curiosity é lançado

A agência espacial americana lançou, neste sábado (27), o Laboratório Científico de Marte, veículo mais avançado para estudar o planeta vermelho. 

O foguete Atlas 5, construído pela United Launch Alliance decolou da plataforma de lançamento 41 na Estação da Força Aérea na Flórida às das 13h02 (horário de Brasília). O Laboratório Científico de Marte chegará ao planeta vermelho em agosto de 2012, depois de uma viagem de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio, ele se aproximará da cratera Gale de Marte. Onde vai analisar o planeta por dois anos.

Dois minutos depois da partida, em uma manhã nublada sobre Cabo Canaveral, e quando o projétil alcançava 7.778 km/h, se desprendeu o primeiro segmento do foguete propulsor. Depois que se desprendeu o segundo segmento, a cápsula que contém a sonda "Curiosity" disparou a mais de 24.000 km/h para sua travessia de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio com destino à cratera de Gale, em Marte. 

"Estamos muito animados em lançar o mais avançado laboratório científico para Marte", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden. "Ele nos dirá informações criciais que precisamos saber sobre Marte. Enquanto avançamos em conhecimento científico, vamos nos preparando para missões tripuladas para o planeta vermelho e para lugares que nunca estivemos antes".

Também chamado de Curiosity, o jipe-robô custou 2,5 bilhões de dólares e vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas. O equipamento, projetado para durar dois anos. Ele possui 17 câmeras e 10 instrumentos científicos, incluindo laboratórios químicos para identificar os elementos em amostras de solo e rocha a serem escavadas pelo braço robótico da sonda de perfuração.






Imagem do jipe-robô.
Fonte: Site o Último Segundo.


leia mais