sexta-feira, 9 de março de 2012

Khan Academy em português

Já havia indicado o site anteriormente (versão em inglês), porém apenas nem todos tem a facilidade para compreender a língua. Recentemente descobri a versão em português, vale a pena ver.
A versão em inglês tem um conteúdo mais extenso, alguns vídeos tem legenda em português. Neste site em português o conteúdo ainda é reduzido, porém apresenta vídeos de física, aritmética, química e biologia, suficientes para ajudar alunos e professores.

Para acessar click no link abaixo

KHAN ACADEMY PORTUGUES

Proposta para professores sai até o dia 20 - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Proposta para professores sai até o dia 20 - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Paraná vai fabricar plástico de milho - Economia - Gazeta do Povo

Paraná vai fabricar plástico de milho - Economia - Gazeta do Povo

Cursos SOS professor





INSCRIÇÕES ABERTAS: Programa Avançado de Gestão e Coordenação

 Estão abertas as inscrições para a 4a. Turma do Programa Avançado de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.


Requisitos para Inscrição:
   -   Público Alvo: Diretores, Gestores e Coordenadores que estejam atuando no cargo
  -   Disponibilidade: Ter  empenho e comprometimento para fazer um curso EAD

Número de Vagas Disponíveis: 100 vagas

Certificação:
-  Curso Livre de Capacitação Profissional
-  Certificado: Instituto SOS Professor
-  Carga Horária: 185 horas

Investimento:
- 10 parcelas de R$ 97,00 (boleto bancário ou pelo cartão de crédito)

Encerramento das Inscrições:
- As inscrições serão encerradas assim que atingir o limite das vagas

Início das Aulas: 16 de Abril

Programa completo e inscrição acesse o link, depois clique na figura:


Doações


Olá pessoal, tudo bom?

Bem, é o seguinte, temos uma colega de trabalho, a Gisele, uma de nossas Copeiras, que é terceirizada aqui na GD9 pela empresa Facility, que na última terça-feira, perdeu todos seus bens devido a um incêndio na sua casa (alugada) em Piraquara. Então, para ajuda-la, estamos fazendo uma campanha para arrecadar doações (roupas, calçados, móveis, utensílios domésticos, materiais escolares...). 

Ela tem 4 filhos, três meninas (14, 12 e 10 anos) e um menino de 6 anos.

Número dos calçados:
Gisele usa nº 35/36
06 anos usa nº 30
10 anos usa nº 34
12 anos usa nº 36
14 anos usa nº 37

O que puderem doar, será muito bem vindo, pois o que restou, foi apenas a roupa do corpo.

Estamos centralizando as arrecadações aqui na GD9, pois a empresa Facility comprometeu-se em transportar da GD9 ou da residência do doador (no caso de móveis) para a nova casa da Gisele (ainda sem endereço).

Desde já agradeço a atenção de todos vocês e caso não possam trazer as doações aqui, fico a disposição para pegar com vocês. 

Abraços,


Josimeiry Gonçalves Mattos
Recrutamento, Seleção e Projetos

Tel. 
Geral:              (41)2104-6300      
Tel. Direto:             (41)2104-6340      
Celular:                  (41)9251-3630      
Description:
mailbox:///C:/Documents%20and%20Settings/gerec/Dados%20de%20aplicativos/Thunderbird/Profiles/vn73cous.default/Mail/Local%20Folders/Inbox?number=50360726&part=1.2&filename=image001.jpg
GD9 Assessoria em Recursos Humanos Ltda
Rua Almirante Tamandaré, 456-Alto da XV - Curitiba, PR 80.045-110 – Brasil
Email: 
j.mattos@gd9rh.com.br    Website: www.gd9rh.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Carl Segan

Um vídeo muito interessante, que pode nos fazer pensar...

PUC - PR - CONCURSOS E CURSOS


41.º Concurso Internacional de Redação de Cartas – 2012 até 16 de março
                

                 Os Correios recebem até 16 de março inscrições para o 41.º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens de até 15 anos, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O tema desse ano é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. O vencedor em nível mundial receberá o prêmio durante o 25.º Congresso Postal Universal, em Doha, no Catar.
 
PUCPR oferece curso de extensão em Jornalismo de Moda para WEB
 

                 A Escola de Comunicação e Artes da PUCPR oferece o curso de extensão em Jornalismo de Moda, voltado exclusivamente aos meios online e mídias sociais. O curso acontece de 19 de março a 23 de abril, das 19h às 22h, no Laboratório de Comunicação Social da Universidade. As inscrições estão abertas até 15 de março pelo sitewww.pucpr.br/extensao.
                O curso Jornalismo de Moda Online será ministrado pela jornalista e consultora de moda Débora Mateus, mestre pela Universidade de Sorbonne, com sete anos de experiência profissional no segmento em Paris. Os alunos terão a possibilidade de conhecer os fundamentos conceituais da moda e seus desdobramentos em produtos específicos como catálogos e programas de televisão virtuais. A extensão é destinada a estudantes e egressos dos cursos de comunicação, moda e design, fashionistas e demais interessados no tema.

Serviço
Curso de Extensão em Jornalismo de Moda Online
Data: 19/03 a 23/04
Horário: Segundas e terças, das 19h às 22h
Local: Laboratório de Comunicação Social
Inscrições: até 15/03/2012 pelo site http://www.pucpr.br/extensao/
Informações: 3271-2210

quarta-feira, 7 de março de 2012

Quanto vale um professor?


"Infelizmente, Educação nunca foi prioridade neste País, menos ainda nos Estados do Nordeste, onde as Escolas, em sua maioria, são sucateadas, entregues ao total abandono", afirma Aloísio Alves

Fonte: Gazeta de Alagoas (AL)
 


* ALOÍSIO ALVES - publicitário e membro da Academia Palmeirense de Letras.
O Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do PT, anunciou um aumento de pouco mais de 22% para as quarenta horas semanais trabalhadas pelos professores de nível médio. Teoricamente, o reajuste deveria beneficiar todos os Estados brasileiros, por se tratar de piso salarial nacional aprovado pelo Congresso em 2008 e convertido em lei federal. Mas a realidade não é bem assim.
Muitos Estados não cumprem a lei porque seus governantes alegam não existir recursos para remunerar os educadores com um salário digno. Alagoas é uma exceção nesse contexto, já que, no ano passado, o governador equiparou o salário da rede de ensino público estadual ao piso nacional, que agora passa para R$ 1.451, retroativo ao mês de janeiro.
É notória a carência de professores no Brasil, segundo dados coletados pelo próprio Ministério, que registra um déficit de 710 mil profissionais, dos quais 235 mil só no ensino médio. Ao que tudo indica, o prazer de ensinar já não é tão atraente.
Infelizmente, Educação nunca foi prioridade neste País, menos ainda nos Estados do Nordeste, onde as Escolas, em sua maioria, são sucateadas, entregues ao total abandono. Alunos de Estados e municípios, em geral, são tratados com desdém, mais parecendo ônus para os gestores que renegam a obrigação constitucional de estimular e oferecer condições de Educação indistintamente para todos.
Lembremos os casos recentes em Maceió onde Escolas, há anos sem assistência da Secretaria de Educação, quase chegam a provocar tragédias imperdoáveis. A Escola Municipal Floriano Peixoto, no distrito de Ipioca, de tão abandonada pela gestão pública está invadida por bichos peçonhentos, ratos, baratas, escorpiões; o mato sobe no teto e as salas são sujas, imprensadas, sem circulação de ar.
Um analista federal, sem nenhuma pós-graduação, ganha em torno de 8 a 12 mil reais. Um fiscal de renda ganha 16 mil. No Senado Federal, segundo o Correio Brasiliense, os auxiliares legislativos, como ascensoristas e motoristas – funções de nível fundamental –, podem ter o teto da carreira estipulado em quase 17 mil. Um motorista do Senado ganha mais que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata. O chefe responsável pela garagem, também do Senado, ganha mais que um oficial-general do Exército.
É muito difícil compreender tamanho disparate. Todas as profissões técnicas, intelectuais, religiosas, passam pelo professor. Qualquer que seja a atividade exercida, todas passam pelo professor. É humilhante ser professor no Brasil!

Erupção solar envia partículas na direção da Terra, diz Centro Espacial

Uma forte erupção na superfície do Sol, somada com a temporada de tempestades, enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra, conforme informou na noite desta última segunda-feira, 5, o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC).

O SWPC, operado pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, indicou que o clarão foi de classe X1.1, o que significa que se trata de uma das mais poderosas das erupções solares. O fenômeno aconteceu às 1h13 desta segunda-feira.
A expectativa é de que a onda de plasma e partículas solares alcance a Terra em dois ou três dias.
As erupções solares interferem no campo magnético da Terra e as ondas, que obrigaram a mudar a rota de alguns aviões comerciais que sobrevoavam os pólos, continuarão se intensificando, segundo os especialistas.
O Sol passa por ciclos regulares de atividade, que a cada 11 anos aproximadamente se intensificam e provocam tempestades que às vezes deformam e inclusive atravessam o campo magnético da Terra.
Fonte: O Estado de São Paulo


Educação em Pauta - Blog sobre educação, gestão educacional e dicas para professores: Instituto Votorantim recebe inscrições para concur...

Educação em Pauta - Blog sobre educação, gestão educacional e dicas para professores: Instituto Votorantim recebe inscrições para concur...: O Instituto Votorantim , em parceria com o Ministério da Educação ( MEC ) e o canal Futura , está recebendo inscrições para o concurso Te...

PUC-PR

Teatro

Estão abertas as inscrições para o Grupo de Teatro Tanahora/PUCPR, destinadas a acadêmicos, professores, colaboradores da Universidade e comunidade local. Para fazer parte do Tanahora os candidatos devem se inscrever para um teste que acontece no dia 11 de março no TUCA (Bloco Azul). As inscrições devem ser feitas pelosite [www.pucpr.br/tanahora] até o dia 9 de março. Os dados da ficha cadastral devem conter o nome completo, endereço, RG, CPF, data de nascimento e nome do curso (se for estudante). As inscrições sem estes dados serão canceladas.
São 15 vagas na 1.ª fase de testes e 7 vagas para a 2.ª fase. A avaliação na 1.ª fase é composta de entrevista com o candidato, teste de expressão vocal (leitura de textos), expressão corporal (direção de movimento), canto (preparar uma canção), habilidades (exemplo: malabares, perna de pau, dança, mímica, mágica, acrobacia, tocar instrumentos musicais, etc) e improvisação teatral (trabalhos criativos em torno de um tema sorteado).
Os aprovados na 1.ª fase passarão por uma Oficina de Trabalhos durante um mês, para uma nova seleção (2.ª fase). Os selecionados na 2.ª fase participarão oficialmente da montagem de um espetáculo teatral e de outras atividades artísticas promovidas pela Coordenadoria do Núcleo de Projetos Culturais, e contarão com uma Bolsa Estímulo.
Ensaios – Os ensaios do Grupo de Teatro Tanahora/PUCPR acontecem aos sábados e domingos, das 15h às 20h.
 
Biocombustíveis
O TECPUC está com inscrições abertas para o curso de extensão “Biocombustíveis: Aspectos Técnicos e Ambientais”. Nas aulas serão apresentados os aspectos químicos relacionados à cadeia produtiva do biodiesel e o processo para a obtenção do álcool combustível. Também serão abordados quais são as fontes renováveis e não renováveis de energia e os possíveis problemas ambientas gerados na produção dos biocombustíveis.
As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h30 às 12h10, do dia 5 ao dia 26 de maio. As inscrições devem ser feitas até o dia 1.° de maio pelo site www.tecpuc.com.br/cursos/extensao ou na secretaria da unidade Curitiba do TECPUC. Mais informações pelo telefone            (41) 3271-1395       ou tecpucpr@pucpr.br.

terça-feira, 6 de março de 2012

Cursos profissionalizantes


O Instituto Tibagi 

O Instituto Tibagi é uma instituição sem fins lucrativos que realiza a Capacitação Gratuita, na área Eletroeletrônica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva de jovens entre 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social através do Programa Jovem Aprendiz.
 
Uma alternativa de fonte de recursos é a oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade, cuja arrecadação é totalmente destinada à manutenção do Programa de Aprendizagem.
 
Estes cursos profissionalizantes também são realizados em parcerias com empresas, os chamados cursos in company. Neste caso, a empresa pode fazer um pacote com desconto para os seus colaboradores, sugerir e alterar conteúdos além de optar pela realização do curso nas dependências da própria empresa.

Solicitamos sua parceria na divulgação dos cursos a seguir para que possamos continuar a oferecer os serviços educacionais para nossos jovens.
 
** Parceiros que fazem repasse do IR, consultem-nos sobre descontos. ***
***O desconto também será repassado aos seus colaboradores e familiares. *** 
 
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento. 
 


Mais informações e conteúdos dos cursos em anexo.
(Disponível em duas versões para impressão de modo a se adequar ao espaço de murais).




Curso de Eletrônica Básica 
Próxima Turma: Início em 24 de Março de 2012.
Aulas todos os Sábados a tarde – Carga horária total de 40 horas. 
Investimento: 2x de R$ 165,00 ou R$ 330,00 à vista.

----------------
Curso de Instalações Elétricas Prediais e Residenciais
Próxima Turma: Início em 12 de Março (NOTURNO!) e 24 de Março (aos Sábados a tarde). 
Carga horária total de 32 horas. 
Investimento: 2x de R$ 130,00 ou R$ 260,00 à vista. 

-----------

Curso de Instrumentação, Calibração e Metrologia Aplicada à 
Indústria
Próxima Turma: Início em 14 de Abril de 2012.
Carga horária total de 20 horas. 
Investimento: 2x de R$ 145,00 ou R$ 290,00 à vista. 

Curso de Ligações de Motores Elétricos 
Próxima Turma: Início em 13 de Abril de 2012 (NOTURNO).
Sextas-feiras a noite. Carga horária total de 40 horas. 
Investimento: 2x de R$ 165,00 ou R$ 330,00 à vista. 
 
Curso de Manutenção Industrial 
Próxima Turma: Início em 14 de Abril
Aulas todos os Sábados de manhã. Carga horária total de 40 horas. 
Investimento: 2x de R$ 205,00 ou R$ 410,00 à vista.
 
Curso de Fundamentos da Qualidade 
Próxima Turma: Início em 14 de Abril de 2012.
Aulas todo Sábado de manhã. Carga horária total de 40 horas. 
Investimento: 2x de R$ 205,00 ou R$ 410 à vista. 




Solicite sua ficha de inscrição pelo e-mail contato@ettibagi.org.br, ou comunicacao@ettibagi.org.br ou telefone             41 3024-9848      .