sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mosquito da dengue ganha site na internet


Não é homenagem, mas uma forma de ajudar a informar para combater o mosquito.

Você, sabe o nome do mosquito transmissor da dengue? Provavelmente sim. Mas você sabe quais são os sintomas desta doença? Todas as informações relativas ao mosquito da dengue agora estão disponíveis num site próprio para leigos, curiosos e estudiosos sobre o assunto. Curiosidades, fatos e mitos. Além de material educativo sobre o assunto. Vale apena dar uma olha.
Fonte: site Diário da Saúde
Leia mais ....

Site brasileiro vai ao espaço em satélite da NASA


Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido!

Num programa de divulgação científica o site Inovação Tecnológica, terá seu nome colocado no espaço pelo satélite Glória. A campanha da Nasa premia o site que já está a 12 anos no ar, fazendo este trabalho. O site também já foi citado diversas vezes em vestibulares importantes pelo Brasil.
Leia mais ....

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mestrado na UFPR em Segurança Alimentar e Nutricional

Interessados em cursar o Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional na UFPR podem começar a se preparar. O primeiro edital deste novo curso está previsto para ser publicado em abril ou início de maio deste ano. O programa tem como objetivo subsidiar a formação de profissionais de nutrição e áreas afins em políticas e ações de segurança alimentar.

A temática do curso aponta para um redirecionamento das políticas de educação e de saúde trazendo elementos fundamentais para repensar a formação profissional. Tem como princípios: a promoção da saúde e prevenção de doenças e, como estratégia, a atenção primária à saúde em indivíduos e coletividades.

Serão ofertadas 10 vagas. As linhas de pesquisa são "Diagnóstico e Intervenção Nutricional em Indivíduo e Coletividade" e "Qualidade dos Alimentos e Nutrição". Todos os critérios do processo seletivo serão informados no edital a ser divulgado pela coordenação do curso. As aulas estão previstas para iniciar em agosto deste ano.


Fonte: http://www.ufpr.br/

Pesquisadores bloqueiam enzima que facilita a propagação do câncer de mama

Pare que mais uma nova esperança contra o câncer está surgindo no horizonte. Alguns cientistas da Inglaterra publicaram um artigo afirmando que bloquearam a enzima LOXL2 a qual seria responsável pela propagação do câncer pelo corpo. Quanto mais se espalha mais díficil é a chance de cura. Foi observado que esta enzima estava presente nos pacientes onde isso ocorria. O bloqueio ocorreu em uma cobaia, agora seram feitos novos testes para aperfeiçoar o método. Estas tentativas vão possibilitar o surgimento de novas drogas contra o câncer.

Fonte: O Globo on-line
leia mais....

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Impressão biológica o próximo passo da medicina.


Impressora 3D usa gel com células humanas, que pode ser montados
em formatos de órgãos e depois implantados no corpo humano


Já imaginou quantas pessoas sofrem com queimaduras, fraturas que deixam os ossos completamente destruídos? Você tem idéia de quantas próteses tem de ser utilizadas? Provavelmente não, no mundo todo, por dia, este numero deve ser assustador. Pense só nos motoboys!
Agora imagine a possibilidade de durante a cirurgia você ser scaneado e um robô construir uma nova pele ou um novo osso (ou parte dele). Parece ficção, mas já é realidade. Os pesquisadores já estão chegando neste ponto. Por enquanto apenas estruturas mais simples, mas com o tempo ... Os testes ainda estão sendo realizados para verificar se o material é absorvido pelo corpo ou integrado. Após os testes em animais vem os testes definitivos.
Fonte: O Último Segundo
Leia mais ...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UFPR convoca 194 da lista de espera do Sisu; registro acadêmico acontece na quinta (24)

Registro acadêmico dos candidatos aprovados no vestibular da UFPR em 2010/2011.

 
A UFPR divulgou nesta segunda-feira (21) a relação dos candidatos aprovados na quarta chamada complementar do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

A lista, por curso, está disponível aqui.

Nesta segunda, foram chamados mais 194 candidatos, que compunham a lista de espera do Sisu. O registro acadêmico dos novos convocados acontece na quinta-feira (24 de fevereiro). Em Curitiba, as matrículas serão realizadas no Núcleo de Assuntos Acadêmicos, na Praça Santos Andrade, das 15h30 às 16h30. O local vale tanto para os cursos da capital quanto para os de Pontal do Paraná. Já para os cursos do campus avançado em Palotina, o registro acontece na própria cidade, na sede da Universidade (Rua Pioneiro, 2153), das 10 às 11 horas. Os documentos necessários estão disponíveis aqui.

Das 194 vagas disponibilizadas pela UFPR nesta quarta chamada, 167 são oriundas do próprio Sisu. As outras 27 pertenciam ao vestibular da UFPR, que acabou por não preenchê-las em três cursos: Ciências Biológicas (Palotina) e Tecnologia em Aquicultura (Pontal do Paraná e Palotina).

Ao todo, a UFPR ofertou 524 vagas via Sisu. Dessas, 327 (68,2%) foram preenchidas até a terceira chamada complementar.


Fonte: Site da UFPR

Descoberta a primeira jazida de Tálio do Brasil

O tálio tem diversas aplicações de alta tecnologia, embora seja um elemento extremamente tóxico.
Na foto, amostras do metal dentro de um recipiente de vidro.[Imagem: Wikimedia]
 
É um metal tóxico, raro mais fundamental para as tecnologias mais recentes. O potencial da jazida localizada na Bahia é muito promissor. Em apenas uma parte da área explorada, estimamos encontrar aproximadamente 10 toneladas (o consumo total do planeta pelos próximos 6 anos). Existem outras áreas sendo pesquisadas, isso pode representar uma grande oportunidade para o Brasil se destacar no uso deste metal e desenvolver tecnologia.
Fonte: Site Inovação Tecnológica

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Concluindo o Ensino Médio usando o Enem



Contrastes - enquanto muitos alunos abandonam a universidade, pessoas tentam conseguir uma vaga. No Ensino médio, enquanto muitos deixam a oportunidade passar, outros correm atrás através do EJA e do ENEM. Os motivos são muitos, trabalho, melhores condições de vida ou um simples desejo de ler e escrever. 

Para quem já observou as regras do ENEM, existe um tópico bem interessante. O aluno pode utilizar a prova como um certificado de conclusão do ensino médio. Aparentemente poderia ser algo injusto, afinal várias pessoas estudam durante 8 anos, agora serão 9 anos, para concluir os estudos. Porque uma simples prova pode eliminar isso?
Bem, as chances não são iguais para todos. Alguns começaram a trabalhar muito cedo, outros não tiveram as oportunidades devidas, outros os pais simplismente não viam utilidade no ensino. Hoje os tempos são outros, as leis mudaram mas entre teoria e prática as coisas não mudaram para todos infelizmente. Mesmo assim, várias pessoas deixam de estudar para se entregar as drogas, namoros, roubos, preguiça etc Não aproveitando as chances que a vida dá.
Em Curitiba esta opção de buscar a certificação pelo Enem vem crescendo, conforme mostra a reportagem da Gazeta do Povo. Veja abaixo um trecho que fala sobre as condições para conseguir o certificado pelo Enem:

Para obter o certificado, o candidato precisa ter 18 anos de idade até a data do exame, pré-requisito que desestimularia a procura por quem deseja simplesmente pular o ensino médio, afirma a professora. Os interessados também devem atingir pelo menos 400 pontos em cada uma das quatro provas do Enem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e 500 pontos na redação. Por outro lado, não é preciso comprovar escolaridade anterior, nem mesmo a conclusão do ensino fundamental.
Fonte: Gazeta do Povo
leia mais