sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cerâmica especial para raios X é desenvolvida no Brasil

Cerâmica especial para raios X é desenvolvida no Brasil: Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma cerâmica especial para uso em uma nova geração de equipamentos de imageamento médico.


Cerâmica especial para raios X é desenvolvida no Brasil
A cerâmica transparente aos raios X tem alta densidade - os poros ocupam apenas 1% de seu volume.[Imagem: FAPERJ]

Estática dá nova dinâmica às roupas eletrônicas

Moda do futuro: Dinâmica e estática dão o tom das roupas eletrônicasEstática dá nova dinâmica às roupas eletrônicas: Pesquisadores da Samsung criaram um sistema híbrido capaz de fornecer tensão e corrente elevadas a partir do movimento dos e-tecidos.
 
 
A energia gerada pelo material piezoelétrico é reforçada pelos efeitos eletrostáticos, gerando uma tensão e uma corrente significativamente maiores. [Imagem: Kim et al./EDES]

Cientistas criam embrião humano a partir de três doadores

Cientistas criam embrião humano a partir de três doadores: Ainda não se sabe se o procedimento poderia originar um bebê saudável.

Componente do açafrão evita metástase

Componente do açafrão evita metástase: A curcumina pode inibir a formação de metástases, o processo de espalhamento do câncer.
Componente do açafrão evita metástase  

A curcumina, presente no açafrão, é um poderoso antioxidante que, além de evitar inflamações, é um reforçador do sistema imunológico e, além de seus efeitos contra o câncer, ajuda a reconstruir medula espinhal.[Imagem: UCLA]

Expoente concede bolsas de estudos para alunos com bom desempenho escolar

As inscrições de bolsas de estudos do Colégio Expoente, com sede nas unidades Água Verde e Boa Vista, estão abertas até o dia 7 de novembro. Serão oferecidos benefícios nas mensalidades de acordo com a performance nas provas e com a avaliação da vida escolar atual, para alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio. Não há taxa para se inscrever para a prova, que este ano será no dia 10 de novembro, às 9h. Os nomes dos bolsistas serão anunciados no dia 13 de novembro, às 14h.
A prova será de múltipla escolha com vinte questões de conhecimentos gerais, correspondentes à série em curso em 2012, nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências e biologia.
De acordo com o diretor administrativo, José Luiz Amálio de Souza, o projeto foi pensado nos alunos mais dedicados, que não teriam condições de estudar em uma escola particular, oferecendo benefícios conforme o empenho e a dedicação do estudante. Assim que adquire a bolsa, o aluno tem a possibilidade de aumentar o desconto durante todo o ciclo escolar de acordo com o crescimento do desempenho, no entanto também corre o risco de perder ou diminuir o valor do benefício, no caso de não alcançar o mínimo de desempenho exigido. “Tudo vai depender da dedicação e interesse do aluno”, diz o diretor.
Serviço
Bolsas para o 6.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio.
Inscrições:
Até o dia 07/11
Taxa: gratuita.
Prova: 10 de novembro, às 9h
Resultado: 13 de novembro, às 14h
Informações: 3312-4200 (Expoente Água Verde) ou 3312-4100 (Expoente Boa Vista).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cia. PalavrAção da UFPR apresenta peça de Bertolt Brecht



Cia. de Teatro PalavrAção da UFPR (Crédito Diego Barbosa)
Cia. de Teatro PalavrAção da UFPR (Crédito Diego Barbosa)












“Um Olhar Brechtiano” é a mais recente produção da Cia. de
Teatro PalavrAção da UFPR, que será apresentada ao público nesta
 sexta-feira (26) e sábado (27), às 20h30; além de domingo (28),
 às 19h30, no Teatro Experimental da UFPR (Teuni)
 ─ Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.
Esta nova montagem do grupo articula em uma só encenação os
 recortes de quatro textos de Brecht: “Ascensão e queda da cidade
de Mahagonny”; “A ópera dos três vinténs”; “Terror e Misérias do
3º Reich” e “A resistível ascensão de Arturo Ui”. São momentos
em que o autor expõe duas situações bem presentes atualmente,
 a percepção de um mundo onde tudo é possível e a sensação de
 que sempre está faltando alguma coisa.


Mas afinal o que é granizo?

Ontem foi um dia complicado, não consegui fazer muita coisa, Tivemos aqui em Pinhais e em Curitiba uma chuva de granizo e o prejuízo foi grande. Meus pais tiveram o telhado da casa todo esburracado. Por isso não consegui escrever nada.

Mas afinal o que é granizo?


Segundo o meteorologista Flávio Varone, do 8º distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho.
"Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para cair em direção à terra", diz Varone. Normalmente, são quatro as etapas para formar-se uma tempestade de granizo:
- Nuvens pesadas se formam com a união de temperaturas elevadas e um alto índice de umidade relativa do ar.
- No interior dessas nuvens, ocorrem intensas correntes de ar, ascendentes e descendentes, onde a temperatura fica abaixo de -80°C.
- O vapor d'água da atmosfera é empurrado para as regiões mais altas das nuvens, onde a temperatura é bem menor, e se congela.
- Congelado, o vapor adquire um peso maior que a gravidade, que a nuvem não consegue suportar, precipitando em forma de gelo. É a chuva de granizo.
A cobertura dos carros na casa dos meus pais

Uma das pedras que caiu no colégio

O início da chuva, enquanto eu estava no colégio.

Em um dos quarto, na casa dos meus pais até o forro de PVC foi danificado. Imagine que a telha de fibro cimento tinha 6 mm de espessura, por sorte não havia ninguém no local na hora.


Teste vocacional ajuda estudantes a escolher uma carreira profissional.

Bem recentemente falei sobre isso em sala, este teste pode te ajudar a decidir oo até em repensar sua carreira. Mas lembre ...
- não tome atitudes precipitadas.
- pense, analise.

fonte: O Último Segundo

Brasileiro desenvolve vacina experimental mais eficaz contra vírus da aids


Getty Images
Na imagem, vírus HIV atacando células humanas: nova vacina é mais eficaz contra a infecção
Uma vacina com a combinação de cinco anticorpos, testada em ratos e fruto do trabalho do imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, conseguiu manter os níveis do vírus da AIDS(HIV-1) abaixo dos detectáveis durante mais tempo que os tratamentos atuais, informou nesta quarta-feira (24) o periódico Nature. 

Este tratamento experimental, composto por cinco potentes anticorpos monoclonais (idênticos entre si porque são produzidos pelo mesmo tipo de célula do sistema imunológico), foi desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro e membro da Academia Americana de Ciências na Universidade Rockefeller em Nova York. 

O cientista administrou os anticorpos em ratos "humanizados", que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano, permitindo que sejam infectados com o vírus HIV. Estima-se que esta é uma fórmula que poderia evitar a infecção de novas células. 

Nussenzweig observou que, desde que foi iniciado o tratamento, a carga viral tinha caído para níveis abaixo dos detectáveis, e assim se mantiveram por até 60 dias após o término do tratamento. 
Fonte: O Último Segundo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Animais de laboratório.


Acontece, entre os dias 4 e 6 de dezembro, o Primeiro Congresso das Federações das Sociedades Sulamericanas da Ciência em Animais de Laboratório (FESSACAL)na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.
O objetivo do Congresso é congregar profissionais, pesquisadores e docentes que atuam na área da ciência e tecnologia em animais de laboratório nos países da América do Sul, para promoção e difusão do desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico na região.
O valor da inscrição é de R$100,00 para qualquer categoria de congressista. Programação, formulários e instruções para se inscrever podem ser encontradas no link. Inscrições para trabalhos e resumos vão até dia 31 de outubro.
A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.


Polícia investigará experiências com animais em escola de Canoas, RS

DO G1 RS - G1 GLOBO.COM - 21/10/2012 - RIO DE JANEIRO, RJ
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar denúncia de maus-tratos a animais durante aulas no Colégio Luterano Concórdia, em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. Fotos de uma suposta vivissecção (operação feita em animal vivo para estudo da fisiologia) de gatos publicadas no Facebook tiveram grande repercussão na internet e revoltaram entidades ligadas à proteção dos animais.
De acordo com a delegada Sabrina Deffente, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, a investigação tem como objetivo apurar se houve maus-tratos aos animais e se a instituição tem licença para praticar esse tipo de experiência. Direção, professores e alunos devem ser chamados para prestar depoimento a partir de segunda-feira (22).
Nas imagens publicadas na rede social, estudantes do 3º ano do Ensino Médio aparecem segurando partes de gatos – como cabeças, patas e pele. Numa delas, uma aluna encara a cabeça de um gato. Há ainda fotos de gatos e aves com as vísceras expostas sobre as mesas do laboratório.
“As fotos são chocantes. O gato é um animal de estimação e ali haviam gatos abertos, com a cabeça cortada. Não sei a origem dos fatos e o objetivo das aulas. Por isso, determinei a abertura do inquérito para apurar”, declarou a delegada.
A denúncia partiu da mãe de uma aluna. Após ouvir o relato da filha sobre a aula, ocorrida na manhã de quinta-feira (18), ela viu as fotos no perfil do Facebook de outra estudante e decidiu registrar ocorrência na polícia no dia seguinte (19). Também entrou em contato com a presidente da Associação de Proteção aos Animais de Canoas (Aprocan), Eliane Tavares.
Revoltada, Eliane reproduziu as fotos na internet. Ela questiona a procedência dos animais e a forma como esse tipo de experiência foi conduzido na escola. Até as 19h30 deste domingo (21), as imagens já haviam sido compartilhadas por mais de 800 pessoas.
“Existe uma norma que regulamenta esse tipo de aula. Dentro dessas aulas, os animais usados para pesquisa precisam ser respeitados”, afirmou Eliane.
Em nota, o Colégio Lutarano Concórdia afirmou que experimento foi realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio, com idade superior a 16 anos, durante uma aula prática opcional de biologia. A instituição diz que foram usados animais mortos, vítimas de atropelamento, recolhidos na rua e armazenados em refrigeração.
“Dessa forma, (a escola) esclarece que não realiza experiências ou demonstrações com animais vivos em nenhuma de suas atividades, bem como não pratica vivissecção de animais, práticas essas contrárias aos valores morais e cristãos que são pilares da educação luterana”, diz trecho do texto.
O uso de animais para fins experimentais passou a ser permitido para instituições “de educação profissional técnica de nível médio da área biomédica” a partir da lei 11.794/2008, sancionada em outubro de 2008. Antes disso, esse tipo de procedimento era restritos aos estabelecimentos de Ensino Superior.ais para fins de ensino e pesquisa científica

Seguem alguns links relacionados 

http://codigoflorestal.sistemafaep.org.br/


Melancia melhora o coração e controla ganho de peso

Melancia melhora o coração e controla ganho de pesoMelancia melhora o coração e controla ganho de peso: A inclusão de suco de melancia na alimentação normal reduz o peso, os níveis de colesterol e a placa arterial.
A pesquisa atribui os efeitos à citrulina, um composto encontrado na melancia, que desempenha um papel ativo na manutenção da saúde cardiovascular.[Imagem: Shubin Saha/Purdue]

Brasileiros desenvolvem terapia para anemia falciforme

Brasileiros desenvolvem terapia para anemia falciforme: Atualmente não existem tratamentos para a fase crônica da doença, cuja única alternativa é o transplante de medula óssea.

Causalidade quântica questiona sequência de causa e efeito

Causalidade quântica questiona sequência de causa e efeito: No mundo da física quântica é possível conceber situações nas quais um evento pode ser tanto a causa quanto o efeito de outro.

Causalidade quântica questiona lei de causa e efeito

Se eventos, assim como partículas quânticas, podem estar em superposição, então haverá situações em que dois agentes vão se comunicar, mas será impossível definir quem influenciou quem.[Imagem: University of Vienna]

Causalidade quântica questiona sequência de causa e efeito

Causalidade quântica questiona sequência de causa e efeito: No mundo da física quântica é possível conceber situações nas quais um evento pode ser tanto a causa quanto o efeito de outro.

Causalidade quântica questiona lei de causa e efeito

Se eventos, assim como partículas quânticas, podem estar em superposição, então haverá situações em que dois agentes vão se comunicar, mas será impossível definir quem influenciou quem.[Imagem: University of Vienna]

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Semana do Livro e da Biblioteca será comemorada com discussão e filmes



A Semana do Livro e da Biblioteca será comemorada de 22 a 26 de outubro. Na UFPR haverá uma atividade especial no dia 25, às 18h30, com a mesa de discussão “O Sabor da Leitura”. Participam como debatedores os professores e escritores Paulo Venturelli, Rodrigo Kanayama, Karolayne Costa Rodrigues de Lima e Patrícia Vênus. Essa atividade será na Sala da Memória do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da UFPR.
Outra atividade organizada pelo Sistema de Bibliotecas da UFPR para a semana é a apresentação de filmes na Biblioteca de Ciência e Tecnologia do Centro Politécnico. Com sessões pela manhã, à tarde e à noite, em horários alternados (8, 9, 11, 13, 14, 19 e 20 horas, conforme o dia), serão exibidos os filmes “Helena de Curitiba”, “O Pequeno Nicolau”, “Coco Chanel e Igor Stravinsky”, “Villa Lobos”, “Stela”, “A Era da Inocência”, “O Sétimo Selo”, “Almoço em Agosto” e “Tapete Vermelho”.
Mais informações são obtidas na página do Sistema de Bibliotecas (Sibi), no endereço http://www.portal.ufpr.br/.

Aulas para o ENEM

Numa parceria Estadão e Positivo, várias aulas preparatórias para o ENEM gratuítas para você assistir pelo Youtube.
Veja uma delas.

Vale a pena assistir, aulas com até 2 horas de conteúdo!

Reversão do campo magnético da Terra está atrasada, dizem cientistas

 - Nasa/Divulgação

Cientistas afirmam que o campo magnético da Terra está ficando mais fraco e pode praticamente desaparecer em 500 anos, antes de fazer uma reversão completa.

A descoberta feita pelo robô da Nasa Curiosity com evidências de que já fluiu água em Marte, o planeta mais parecido com a Terra dentro do Sistema Solar, deve intensificar o interesse sobre o que o futuro reserva para a Humanidade.


A única coisa que evita que a Terra tenha um ambiente sem vida como Marte é o campo magnético que nos protege da radiação solar letal e ajuda alguns animais a migrarem, e ele pode ser muito mais frágil do que se imagina.
Cientistas afirmam que o campo magnético da Terra está ficando mais fraco e pode praticamente desaparecer em 500 anos, antes de fazer uma reversão completa.
Isso já aconteceu antes -- o registro geológico sugere que o campo magnético tem revertido a cada 250 mil anos, indicando que, como o último evento ocorreu há 800 mil anos, outro parece estar atrasado.
"O norte magnético migrou mais de 1,5 mil quilômetros no último século", afirmou Conall Mac Niocaill, cientista da Universidade Oxford. "Nos últimos 150 anos, a força do campo magnético diminuiu 10 por cento, o que pode indicar que uma reversão deva ocorrer."
Fonte: O Estado de São Paulo