sexta-feira, 13 de junho de 2014

Câncer poderá ser detectado eletricamente

Câncer genético pode ser detectado eletricamente?Câncer poderá ser detectado eletricamente: Sinais bioelétricos do próprio corpo controlam tumores decorrentes de genes causadores de câncer.

O câncer responde a sinais bioelétricos distantes. Agora os cientistas querem saber se o contrário é verdadeiro, o que permitiria detectar e controlar os tumores à distância.[Imagem: Maria Lobikin et al./Physical Biology]

Larvicida contra dengue é descoberto por alunos do ensino médio

Larvicida contra dengue é descoberto por alunos do ensino médio: Eles descobriram um extrato vegetal natural com alta eficiência para destruir as larvas do iAedes aegypti/i.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Rede Sismológica Brasileira começa a monitorar terremotos no Brasil

Rede Sismológica Brasileira monitora atividade sísmica no BrasilRede Sismológica Brasileira começa a monitorar terremotos no Brasil: Os eventos sísmicos que acontecerem em nosso território serão registrados em tempo real por 73 estações sismológicas.


O software mostra os sismos em tempo real usando códigos de cores e padrões geométricos. [Imagem: Marcos Santos/USP Imagens]

Células solares de plástico podem ser duas vezes mais eficientes

Células solares de plástico podem ser duas vezes mais eficientes: O limite teórico de eficiência determina o esforço dos pesquisadores - se acreditarem em um patamar menor, eles acreditam ter chegado ao limite quando ainda há espaço para melhorias.

Brasileiros desenvolvem modelo da formação de Marte

Brasileiros desenvolvem modelo da formação de Marte: O modelo atual envolve idas e vindas orbitais de Júpiter que parecem muito fora da realidade.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Caminhar melhora a criatividade

Caminhar melhora a criatividadeCaminhar melhora a criatividade: Suas capacidades criativas vão melhorar enquanto você está andando e nos momentos logo a seguir.

A esmagadora maioria dos participantes foi mais criativa durante a caminhada do que ficando sentados.[Imagem: L.A. Cicero/Stanford]

Coral UTFPR

Convite

Convidamos todos para uma apresentação do Coral UTFPR que acontecerá no pátio central, nesta terça-feira, 09 de junho, às 20h.

Essa apresentação encerra as atividades do coral antes do recesso da copa.

Teremos obras do compositor Henrique Morozowicz, canções africanas entre outras, incluindo uma singela homenagem a Jair Rodrigues.