sexta-feira, 2 de março de 2012

Grupo acha suposta menção mais antiga à ressurreição de Jesus


Um grupo de arqueólogos e especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York as conclusões de um estudo do qual faz parte uma possível inscrição em grego sobre a ressurreição de Jesus.
A hipótese teria como base objetos encontrados em um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas.
"Até agora me parecia impossível que tivessem aparecido túmulos desse tempo com provas confiáveis da ressurreição de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas essas evidências são claras", afirmou na terça-feira à agência de notícias Efe o professor James Tabor, diretor do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, um dos responsáveis pela pesquisa.
Descoberto em 1981 durante as obras de um prédio no bairro de Talpiot, o túmulo está situado a menos de quatro quilômetros da Cidade Antiga de Jerusalém.
Um ano antes, no mesmo lugar, havia um túmulo que muitos acreditam ser de Jesus e sua família.
Junto com o professor de arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e do cineasta canadense de origem judaica Simcha Jacobovici, Tabor obteve permissão da Autoridade de Antiguidades de Israel para estudar o local desde que não houvesse participação humana. Para atender ao pedido, câmeras de alta tecnologia foram usadas.

Fonte: A Folha de SP

Mercadante apela por entendimento para evitar greve de professores - Ensino - Gazeta do Povo

Mercadante apela por entendimento para evitar greve de professores - Ensino - Gazeta do Povo

Novo tratamento reduz efeitos colaterais da radioterapia

Novo tratamento reduz efeitos colaterais da radioterapia: Ao atingir áreas do corpo saudáveis, que não precisam do tratamento, a radioterapia provoca efeitos colaterais tão intensos que podem exigir a interrupção do tratamento.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pós graduação


PROCESSO SELETIVO PÓS GRADUAÇÃO

-
- 23 Cursos a sua escolha
- Início das Aulas: Março
- Processo Seletivo: Ficha de Inscrição e Envio de Documentos
- Bolsa Desconto
- Modalidade de Estudo: EAD (Ensino à distância)
- Corpo Docente: Mestres e Doutores
- Reconhecimento: MEC

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO:

ou ligue para:
0800-55-65-88
Instituto SOS Professor


Biblioteca Digital

Este infográfico traz 68 dicas de recursos web e aplicativos para celulares e tablets. Você pode marcar as que mais gostar e criar uma lista de favoritos. Depois, é só enviar para o seu e-mail e começar a usar. Navege e divirta-se!
Veja mais


Fonte: Instituto Claro

A evolução da cultura digital na educação

A evolução das tecnologias digitais mudou a forma como o mundo se relaciona. Da primeira transmissão de mensagem entre servidores, em 1969, até as últimas novidades relacionadas à tecnologia, este infográfico traz a evolução dos principais acontecimentos da cultura digital e como eles impactaram na educação. Divirta-se! 
Veja mais

Fonte: Instituto Claro

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conheça aplicativos educativos para iPad e aparelhos Android

Com a venda de smartphones superando a de computadores e a crescente adoção de tablets nas escolas, o uso do aparelho como ferramenta didática é inevitável. Nesta coluna, irei apresentar uma lista de aplicativos educacionais para Android, do Google, e iOS, plataforma móvel da Apple, que são ótimas ferramentas na volta às aulas.
Fonte: G1 por Ronaldo Prass
Leia mais

Bem, você pode achar que isso é muito avançado para sua escola ou seus filhos. Acredite a tecnologia veio para ficar, não adianta fugir. Bons profissionais devem saber lidar com estas inovações, o primeiro passo é saber utilizar, o segundo é como aplicar dentro da sala de aula ou até mesmo fora. Você não tem um tablet? Alguns alunos seus, devem ter. O terceiro passo é desenvolver novos programas, programas voltados para o que realmente se necessita. Mas todas as longas caminhadas se iniciam com um primeiro passo.

Sintetizador de voz controlado pelas mãos permite falar por gestos

Sintetizador de voz controlado pelas mãos permite falar por gestos: O aparelho permite que um artista faça um dueto consigo mesmo, cantando com seu aparelho vocal normal e produzindo a segunda voz por meio dos gestos.

Sintetizador de voz controlado pelas mãos permite falar por gestos

Sintetizador de voz controlado pelas mãos permite falar por gestos: O aparelho permite que um artista faça um dueto consigo mesmo, cantando com seu aparelho vocal normal e produzindo a segunda voz por meio dos gestos.

Baterias líquidas chegam a meio caminho da energia limpa

Baterias líquidas chegam a meio caminho da energia limpa: Os ganhos não são pequenos: a densidade de energia da bateria foi multiplicada por três, o que reduziu drasticamente seu tamanho.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

As certezas de Sherlock Holmes


As certezas de Sherlock Holmes








Inspirado pela incrível habilidade desse famoso personagem de antecipar os movimentos de seus adversários, Adilson de Oliveira fala, em sua coluna defevereiro, sobre a física por trás das previsões de fenômenos simples e complexos.








Filmes de ação e mistério são atualmente um dos mais importantes filões do cinema de grande público, o chamado blockbuster. Entre os muitos que estrearam no final do ano passado e no começo de 2012, um me chamou a atenção: Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, no qual o famoso personagem criado pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930) volta às telas em uma história que mistura suspense, mistério e ação.

Fonte: Ciência Hoje
leia mais

Autismo pode ser detectado no cérebro aos seis meses de idade

Autismo pode ser detectado no cérebro aos seis meses de idade: A nova técnica dá a esperança de que os tratamentos sejam iniciados mais cedo, antes que os sintomas comportamentais apareçam.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Livros e mais informações



Brasiliana USP – Tem um arquivo de mais de 1500 títulos disponíveis para consulta ou para baixar em PDF. Há raridades, como uma versão de “Dom Casmurro” (Machado de Assis) de 1899 ou todas as nove edições da revista modernista brasileira Klaxon. Confira em   
http://www.brasiliana.usp.br/

Brasiliana da UFRJ – Reúne mais de 400 títulos de uma coleção temática editada entre 1931 e 1993, como Biogeographia Dynamica. As obras abrangem diferentes áreas do conhecimento. Atualmente há de mais de 300 volumes disponíveis para consulta. Confira em   www.brasiliana.com.br
Boas pesquisas.
Abraço. Jorge Queiroz.  

O melhor professor de física do mundo

Está em espanhol está entrevista, mas não é nada complicado para entender. O Link possui um vídeo, muito bom. (colaboração prof. Haroldo).

Acabo de volver de Barcelona tras 48 horas realmente intensas. Este miércoles tuve la oportunidad de entrevistar al profesor Walter Lewin y compartir con él algunos momentos divertidísimos. Sus demostraciones de Física en el MIT se han hecho mundialmente famosas y ahora las resume en su libro, "Por amor a la física". Creo que el vídeo que hemos montado David Tesouro y yo resume a la perfección la genialidad de este hombre. Espero que os guste.
Leia e veja o vídeo

O Prêmio Gestão Escolar 2012 já está no ar!

O Prêmio Gestão Escolar 2012 já está no ar!

A premiação é boa, vale apena dar uma olhada!

Prêmio Jovem Cientista



Prêmio Jovem Cientista: Inovação Tecnológica nos Esportes

                

                 Caro Professor e Estudante do Ensino Médio
                 Bem vindo(a) à XXVI edição do Prêmio Jovem Cientista que tem como tema Inovação Tecnológica nos Esportes.
                 As inscrições vão de 1.º de Abril a 31 de Agosto de 2012.
                 Comece já a desenvolver o seu trabalho e prepare-se para ganhar um laptop, viagens, e ser reconhecido(a) em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
O Estudante do Ensino Médio pode desenvolver o seu trabalho sobre qualquer uma das linhas de pesquisa desta edição:

- Educação e cidadania para os esportes
- Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes
- Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos
- Gestão e instalação de infraestruturas esportivas
- Tecnologia da informação para os esportes
                 Os professores-orientadores recebem a mesma premiação que os estudantes vencedores. Os primeiros lugares da edição passada, por exemplo, vão visitar o Centro de Pesquisas da GE em Nova York, nos Estados Unidos, onde está a mesa de trabalho de Thomas Edison.
                 Nosso novo website estará no ar em breve www.jovemcientista.org.br.
                 Enquanto isso, conheça os vencedores e os materiais educativos da edição passada e entre em contato conosco se tiver qualquer dúvida, pelo jovemcientista@frm.org.br

Colaboração prof. Haroldo.

Superbactéria retorna dos animais para o homem


Superbactéria retorna dos animais para o homem: O uso indiscriminado de antibióticos na criação de animais para alimentação gerou uma superbactéria, que está retornando para o homem já resistente aos medicamentos.

Você já parou para pensar no que está comendo? Já parou para ler um rótulo de qualquer produto, imitação artificial de cor, gosto, aroma... Conservante, estabilizante, corante, afinal o quê estamos comendo? É quase igual a uma bula de remédio.