segunda-feira, 23 de setembro de 2013

UFPR abre vagas para cursos de Libras


Por Maria de Lurdes Welter Pereira
Imprimir esta notícia
Intérpretes da UFPR/Prograd/Napne. À esquerda, Marília Costa Pessanha e à direita, Jaqueline Stein
O Núcleo de Apoio às pessoas com Necessidades Especiais da Pró-Reitoria de Graduação e o Setor de Educação da UFPR realizam a partir de outubro quatro cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições abriram nesta segunda-feira (23) e podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo site:http://goo.gl/0qpGgO.
As inscrições deferidas vão ser publicadas no dia 4 de outubro. São 120 vagas nos níveis básico e intermediário com duração de 40 horas de aulas de outubro a dezembro próximo. O curso será realizado no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade).
Veja os horários de cada turma:
NÍVEL BÁSICO (COMUNIDADE) ─ 30 vagas
SEGUNDA-FEIRA ─ 14 às 17 horas Início das aulas 07/10
NÍVEL BÁSICO (SERVIDORES DA UFPR) ─ 30 vagas
QUARTA-FEIRA ─ 14 às 17 horas ─ Início das aulas 09/10
NÍVEL INTERMEDIÁRIO (COMUNIDADE) ─ 30 vagas
QUARTA-FEIRA ─ 14 às 17 horas ─ Início das aulas 09/10
NÍVEL INTERMEDIÁRIO (COMUNIDADE) ─ 30 vagas
QUINTA-FEIRA ─ 14 às 17 horas ─ Início das aulas 10/10

Pai descobre sozinho mutação genética que afeta sua filha

Pai descobre sozinho mutação genética que afeta sua filha - Medical Genetics - Saúde - 

Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--210-20130921

O cientista no imaginário popular


Bióloga e educadora reflete sobre a necessidade de desmitificar a figura do pesquisador – visto frequentemente como genial, excêntrico ou tresloucado – e a própria atividade científica em sala de aula. E oferece algumas dicas de como fazê-lo.
Por: Vera Rita da Costa
Publicado em 19/09/2013 | Atualizado em 19/09/2013
O cientista no imaginário popularNo desenho ‘O laboratório de Dexter’, o personagem principal é um menino gênio que tem um imenso laboratório secreto conectado a seu quarto. A figura do cientista é frequentemente associada à genialidade no imaginário popular. (imagem: reprodução)
Basta uma busca rápida na internet para perceber o imaginário da sociedade sobre a figura do cientista e a atividade científica. De maneira geral e muito ampla, o cientista é retratado como louco, desleixado, excêntrico e genial. A ciência, por extrapolação, também é apresentada como exótica, difícil, coisa para poucos – aqueles poucos, loucos, desleixados, excêntricos e geniais que se dispõem a trabalhar com temas por demais complexos.
Exploradas pela mídia e muito presentes em nossa sociedade, essas imagens e concepções inadequadas do cientista e da própria ciência têm se transformado gradativamente em mitos. E, como todo mito, passaram a induzir o comportamento e a inibir o questionamento e o livre pensar, inclusive dos professores de ciências.
Essas concepções inadequadas do cientista e da própria ciência têm se transformado gradativamente em mitos e passado a inibir o questionamento e o livre pensar, inclusive dos professores de ciências
Pesquisas em ensino de ciências revelam a presença de entendimentos errôneos da atividade científica em sala de aula. Além disso, alertam para a necessidade de o professor estar atento a tais percepções equivocadas, de modo a conduzir os alunos a pensar sobre o assunto e a desenvolver junto com eles um trabalho específico para a sua superação.
Exemplo dos efeitos negativos dessa distância entre realidade e imaginário popular é o fato, não raro, de encontrar muitos professores, nas séries iniciais do ensino, que apresentam grande dificuldade ou se consideram incapazes para ensinar ciências.
Quais as alegações e justificativas para isso? Justamente a ideia de que falar sobre ciência é difícil, principalmente para quem não tem formação específica na área. Ou, ainda, que para ensinar ciências é preciso dominar conceitos e conteúdos complexos.

Um modo de pensar e agir

É fato que ministrar disciplinas científicas requer que o professor esteja bem informado e que domine os conceitos sobre os quais está trabalhando. Quanto mais, melhor. No entanto, mais importante ainda é que o professor tenha em mente uma concepção correta do que é a ciência e de como ela é produzida.
É essencial, por exemplo, que se aceite como premissa básica que a ciência é, antes de um corpo de conhecimento enciclopédico que a humanidade vem acumulando ao longo dos séculos, o modo de pensar e agir sobre o mundo que gerou esse conjunto de conhecimentos e que, com base nessa proposição, se definam as prioridades em relação ao ensino que se deseja promover.
É preciso se convencer de que, de certa forma, todos podemos fazer ciência. Não necessariamente o faremos da mesma forma, com o mesmo grau de dedicação e especialização. Mas o estudo e a investigação de um determinado tema, seguindo uma dada metodologia – que requer questionamento, formulação de hipóteses, observação, experimentação e interpretação de resultados –, podem ser feitos a princípio por qualquer um de nós. Para ensinar ciências, é preciso reconhecer que essa forma de pensamento ou de construção de conhecimento não é restrita a poucos, nem requer genialidade, excentricidade ou habilidades não convencionais.
Albert Einstein, Charles Darwin e Marie Curie
Da esquerda para a direita: Albert Einstein, aos 3 anos; Charles Darwin, aos 7; e Marie Curie, aos 16. É preciso desmistificar a figura do cientista e mostrar que eles são pessoas como nós. (fotos: Wikimedia Commons)
Um professor de ciências dará passos muito importantes em direção a se sentir capaz de ensinar e de auxiliar seus alunos a ampliar seu conhecimento se aceitar essa asserção – a visão da ciência como o exercício ou a prática de um conjunto poderoso de habilidades humanas, compartilhadas por todos. Mais significativa ainda será sua contribuição se conseguir compartilhar essa perspectiva com seus alunos; se conseguir desmitificar as ideias preconcebidas que se tem do cientista e da ciência.
É muito raro isso ser considerado um conteúdo importante em sala de aula. Mas é uma abordagem fundamental!

Como fazer?

Uma dica é introduzir o tema para discussão com os alunos, provocando questionamentos e permitindo que eles reflitam sobre a atividade científica, sobre o que motiva o cientista, sobre o que ele faz, de modo que possam reconhecer características ou habilidades humanas nesses personagens que, em princípio, todos possuímos. Assim, os estudantes criarão uma consciência crítica sobre o assunto e saberão afastar as imagens estereotipadas, repetidamente veiculadas pela mídia.
Vale mais a pena apresentá-los como semelhantes, valendo-se disso para estimular os alunos a também pensar e agir no mundo de maneira objetiva e científica
Pense por um instante: quantas vezes você foi apresentado a imagens confiáveis e não estereotipadas de Albert Einstein ou Charles Darwin? Provavelmente, muito poucas. E, no entanto, eles, assim como outros cientistas que produziram esse inestimável conhecimento que admiramos e buscamos incentivar, compartilhavam conosco habilidades cognitivas que, desenvolvidas, os levaram a ser reconhecidos em suas áreas de atuação.
Ou seja, diferentemente de pensá-los como gênios, excêntricos ou tresloucados, do ponto de vista do ensino, vale mais a pena concebê-los e apresentá-los como semelhantes, valendo-se dessas semelhanças para estimular os alunos a também pensar e agir no mundo de maneira objetiva e científica.
A imagem de alguns cientistas quando crianças é um bom começo para auxiliar na revisão desses conceitos. Como nós, eles tiveram infância, problemas, desejos, desafios e alegrias. Não há nada de sobre-humano, loucura, desleixo ou excentricidade em se produzir conhecimento.

Leia também:
ALVES, R. Filosofia da ciência – introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2000.
CARVALHO, A. M. P. & GIL PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

Vera Rita da Costa

Ciência Hoje/ SP

Videogame terapêutico ajuda no tratamento da hiperatividade

Videogame terapêutico ajudar no tratamento da hiperatividadeVideogame terapêutico ajuda no tratamento da hiperatividade: Pesquisadores criaram um jogo de computador cujo objetivo é treinar, nos jogadores, o controle inibitório.
Videogame terapêutico pode ajudar portadores de hiperatividade a controlarem seus impulsos e conhecerem melhor suas próprias limitações.[Imagem: Agência