sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mais rápido que a luz?


RIO - A divulgação na semana passada de um experimento que teria detectado neutrinos - um tipo de partícula subatômica quase sem massa e de carga elétrica nula - viajando mais rápido que a luz está movimentando físicos do mundo inteiro e enfrenta cada vez mais ceticismo quanto a seus resultados. E não é por menos: a ideia de que a velocidade da luz no vácuo é constante qualquer que seja o referencial do observador e representa o limite de velocidade do Universo é um dos principais postulados da Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein, que por sua vez é um dos pilares da física moderna.
Na quinta-feira passada, cientistas do laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, anunciaram ter flagrado neutrinos lançados pelas experiências no Grande Colisor de Hádrons (LHC), acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), a cerca de 730 quilômetros de distância, rompendo o limite da velocidade da luz. Os dados foram obtidos de um detector de partículas de 1,8 mil tonelada batizado Opera. Nos últimos três anos, os pesquisadores do Opera
cronometraram a viagem de aproximadamente 16 mil neutrinos entre o Cern e o detector italiano e verificaram que, em média, eles cobriram a distância 60 nanosegundos mais rápido do que se estivessem viajando à velocidade da luz (um nanosegundo equivale a um bilionésimo de segundo), com uma margem de erro de apenas dez nanosegundos.
- Honestamente, não creio que os resultados o Opera estejam corretos. De fato, não encontrei um físico que acredite nisso - afirma Barry Blumenfeld, físico experimental da Universidade Johns Hopkins.
Blumenfeld lembra que o experimento Minos, realizado nos EUA com neutrinos lançados pelo Tevatron, acelerador de partículas do Fermilab, encontrou valores semelhantes aos do Opera há quatro anos, com a diferença de que a margem de erro era dez vezes maior que a informada pelos pesquisadores do laboratório italiano. Segundo ele, tanto o Minos quanto o T2K, experimento similar baseado no Japão, deverão melhorar seus métodos de medição para tentar replicar os resultados do Opera de forma a confirmá-los ou refutá-los de vez.
- O problema é que os resultados do Opera foram baseados em três anos de dados acumulados, então obter uma outra resposta pode levar algum tempo - pondera.
Mas e se esses neutrinos estiverem viajando mesmo mais rápido do que a luz? Como isso vai afetar as teorias da física moderna, desde a física de partículas até a cosmologia? Blumenfeld admite que será preciso reescrever muitas equações, mas isso não significa que Einstein estivesse de todo enganado.
- A Relatividade Especial é um dos pilares de tudo que sabemos e tudo que fizemos nos últimos cem anos é consistente com ela - diz. - Teríamos que reescrever muita coisa, mas isso não quer dizer que tudo que fizemos está errado, só que está incompleto.
Na mesma linha segue Vicente Pleitez, professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp):
- Sem dúvida precisaríamos de uma teoria tão boa quanto a de Einstein e que pudesse explicar ainda o por que deste efeito dos neutrinos e suas consequências.
Para Pleitez, é possível que estejamos observando um fenômeno novo e interpretando-o como se os neutrinos estivessem viajando mais rápido que a luz.
- Pode ser que seja um efeito quântico e não da relatividade, deixando uma possível explicação nos cânones da física quântica -
Já Blumenfeld aponta como uma das possibilidades para os neutrinos parecerem estar viajando mais rápido do que a luz é que eles estejam passando por dimensões extras, previstas pelos vários ramos das chamadas Teorias da Cordas, que tentam reconciliar a mecânica quântica com a relatividade para explicar as forças fundamentais do Universo e defendidas por cientistas famosos como o britânico Stephen Hawking.
- A violação da Relatividade Especial abre portas para muitas possibilidades - conclui Blumenfeld. - Os físicos têm falado sobre dimensões extras há muito tempo e podemos imaginar que há algo especial nos neutrinos que os permite pegar um pequeno atalho através de uma dimensão extra. Mas, antes de especular mais sobre isso, gostaria de ver uma forte confirmação de um resultado tão pouco provável.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/28/fisicos-ceticos-quanto-experiencia-que-detectou-neutrinos-mais-rapidos-que-luz-desafiou-einstein-925461362.asp#ixzz1a5sYialL 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs

A história de um site

Não sabe ou não lembra de algum ponto de física, química, biologia? Bem no Khan Academy você pode recordar isso tudo. O site foi criado por um indiano que criou alguns vídeos para ajudar seus sobrinhos e postou no youtube. Várias pessoas acessaram o conteúdo e pediram outros vídeos, ele fez. Parece que o filho do Bill Gates usou e gostou, e o velho Bill deu uma ajudinha para que ele melhorasse o trabalho. Mais tarde o Google deu 2 milhões para que a coisa se transformasse nesta maravilha. Segundo o próprio autor, as aulas do site (tudo em vídeo de no máximo 10 min) foram elaboradas por ele da maneira como ele gostaria que tivessem lhe ensinado. Cada aula vai sendo narrada por ele mesmo, em inglês. Boa parte possui legenda, se você estiver usando o Google Crome ele faz a tradução da legenda, mesmo com essa dificuldade vale a pena conferir.
Khan Academy 

Editora FTD eventos

Eventos para Outubro da editora FTD.

Acesse o link são vários eventos em todo o país, ocorrendo em cidades como Curitiba, São José (SC), São Paulo, Rio de Janeiro, Ponta Grossa (PR) etc.
Confira a lista

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nobel de Física


"A partir de seus estudos, eles descobriram que a taxa de expansão do Universo está acelerando. Essa conclusão veio como uma enorme surpresa para os cientistas", disseram os membros do comitê do Nobel.
Durante o anúncio, os apresentadores do prêmio mostraram que 95% da energia estimada no Universo não tem origem conhecida. "Consiste de objetos que nós não sabemos nada a respeito. Essa descoberta é um marco para os estudantes de cosmologia."

Sobre a expansão, o comitê da premiação afirma que o Universo teria dobrado de tamanho nos últimos 5 bilhões de anos - mesma idade do nosso Sistema Solar. Para demonstrar a rapidez do "crescimento", os premiados analisaram a luz de supernovas distantes e próximas.

Para o comitê, as pesquisas realizadas pelo trio também mostram como equações da teoria da relatividade geral, a principal teoria desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein em 1915, estão corretas.
A premiação será de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 2,7 milhões. Saul Perlmutter receberá o valor inteiro. Já Schmidt e Riess irão ficar com 5 milhões de coroas suecas cada, já que dividem o prêmio - ambos são membros do High-z Supernova Search Team esmo projeto:
Fonte: Site o Globo

Os ganhadores do Nobel de física 2011, que estudam a aceleração do Universo: os norte-americanos Saul Permutter, Adam Riess e Brian Schmidt (Foto: Permutter e Riess: France Presse; Schmidt: Divulgação)Leia a reportagem completa

Olhando as estrelas



O mês de outubro é a fase inicial da primavera, com a  presença da constelação do Escorpião (Scorpii) no hemisfériooesterumo ao seu ocaso. O Cruzeiro do Sul (Crux) também trilhará o mesmo caminho dentro de algumas semanas, não sendo mais visível no início da noite até a fase terminal do verão.
região entre Escorpião (Scorpii) e Sagitário (Sagittariusabriga a direção do centro da Via Láctea e é rica emnebulosas e aglomerados visíveis com pequenos binóculos e lunetas.
Apesar de termos Mercúrio e Vênus aparecendo na carta celeste, estão muito próximos à linha do horizontenãosendo possível sua visualizaçãoPorém, por volta de umas 22:00h temos Júpiter facilmente observável no hemisférioleste, sendo um dos elementos mais brilhantes do céu.
Temos mais novidades na seção "De olho no Céu" do blog do Parque da Ciência. Foram adicionados mais duasferramentas que exibem o número de manchas solares e a posição das quatro maiores luas de Júpiter (também chamadas de satélites Galileanos, em homenagem ao seu descobridor, o físico e matemático italiano Galileu Galilei). Visite nosso blog e confira: parquedaciencia.blogspot.com!

04/10/2011 - Lua em quarto crescente.
12/10/2011 - Lua cheia ou plenilúnio.
19/10/2011 - Lua em quarto minguante.
26/10/2011 - Lua nova ou novilúnio.

INSTRUÇÕES DE USO DA CARTA CELESTE:
O leitor deverá posicionar-se  de acordo com os pontos cardeais e tentar reconhecer algumas estrelas ou padrões como o Cruzeiro do Sul (Crux) ou Escorpião (Scorpius), duas das mais fáceis e conhecidas constelações do céu tradicional.
Fonte: Boletim Ciência e Diversão - Nº 12 - Outubro de 2011
Circulação mensal - Publicação no primeiro dia útil do mês.Desenvolvido pela equipe do Parque da Ciência Newton Freire Maia.
Fone:             (41) 3666 - 6156       - Email: pnfm@pnfm.pr.gov.br
Site: www.parquedaciencia.pr.gov.br - Blog: parquedaciencia.blogspot.com - Twitter: pcienciapr

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brasileiros entram no seleto grupo da tecnologia dos materiais celulares


Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) estão entrando em uma área de pesquisas até agora reservada a laboratórios de ponta no Japão e na Alemanha: o desenvolvimento de materiais celulares.
Os materiais celulares são estruturas porosas - os metais celulares, por exemplo, têm apenas 30% do peso dos metais maciços.
Isso os torna promissores para aplicações aeronáuticas e automobilísticas - peças mais leves permitem a redução do peso dos veículos e a utilização de motores menos potentes, menos poluentes e mais econômicos.
Os materiais celulares apresentam ainda elevada capacidade de deformação, o que lhes confere maior absorção de impacto do que os metais convencionais. São ainda atenuadores de vibrações e isolantes acústicos e térmicos, propriedades que ampliam seu espectro de utilização para além da indústria automotiva.

Site Inovação Tecnológica

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Nobel de Medicina e Fisiologia


Em uma cerimônia que se iniciou às 11h30 em Estocolmo (6h30 no horário de Brasília), a Fundação Nobel deu início ao anúncio de seus premiados em 2011 com o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. O prêmio foi dividido entre o americano Bruce A. Beutler, Jules A. Hoffmann, de Luxemburgo, e Ralph M. Steinman, do Canadá.
De acordo com o comitê, os trabalhos de Beutler e Hoffman e de Steinman trouxeram novas compreensões sobre o funcionamento do sistema de defesa do corpo humano. "Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação", afirma um comunicado do Instituto Karolinska, responsável pela premiação.

Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem microorganismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de seus invasores.

Bruce Beutler, 54 anos, é professor de genética e imunologia no Insituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia. Jules Hoffmann, 70, chefiou um laboratório de pesquisa em Estrasburgo, na Françam entre 1974 e 2009 e foi presidente da Academia Nacional de Ciências entre 2007 e 2009. Já Steinman, 68 anos, chefia o Centro de Imunologia e Doenças Imunes da Universidade Rockfeller, em Nova York.
Hoffman fez sua descoberta em 1996, ao pesquisar como as moscas de frutas combatiam infecções. Dois anos mais tarde, uma pesquisa de Beutler em ratos mostrou que o mesmo mecanismo das moscas acontecia também em mamíferos.
Já Steinman descobriu as células dendríticas em 1973. Elas são capazes de ativar as células T, que produzem anticorpos contra infecções e guardam na memória as características do microorganismo invasor, de modo a mobilizar as defesas do corpo mais rapidamente no caso de um novo ataque.

O Prêmio Nobel rende a seus vencedores, além de uma medalha de ouro e de um diploma, um valor em dinheiro de cerca de US$ 1,5 milhão (cerca de 2,8 milhões de reais), cuja metade será dividida entre Beutler e Hoffmann, enquanto Steinman receberá a outra metade.

Os três receberão o prêmio em uma cerimônia no dia 10 de dezembro em Estocolmo. No ano passado, o cientista britânico Robert Edwards, considerado o pai do bebê de proveta, recebeu o prêmio por seus esforços na pesquisa da fertilização in vitro.

Nos próximos dias, a Fundação Nobel anunciará os vencedores das demais categorias, correspondentes a Física, Química, Literatura, da Paz e Economia.
Fonte: O Ultimo Segundo