quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Olhando as estrelas



O mês de outubro é a fase inicial da primavera, com a  presença da constelação do Escorpião (Scorpii) no hemisfériooesterumo ao seu ocaso. O Cruzeiro do Sul (Crux) também trilhará o mesmo caminho dentro de algumas semanas, não sendo mais visível no início da noite até a fase terminal do verão.
região entre Escorpião (Scorpii) e Sagitário (Sagittariusabriga a direção do centro da Via Láctea e é rica emnebulosas e aglomerados visíveis com pequenos binóculos e lunetas.
Apesar de termos Mercúrio e Vênus aparecendo na carta celeste, estão muito próximos à linha do horizontenãosendo possível sua visualizaçãoPorém, por volta de umas 22:00h temos Júpiter facilmente observável no hemisférioleste, sendo um dos elementos mais brilhantes do céu.
Temos mais novidades na seção "De olho no Céu" do blog do Parque da Ciência. Foram adicionados mais duasferramentas que exibem o número de manchas solares e a posição das quatro maiores luas de Júpiter (também chamadas de satélites Galileanos, em homenagem ao seu descobridor, o físico e matemático italiano Galileu Galilei). Visite nosso blog e confira: parquedaciencia.blogspot.com!

04/10/2011 - Lua em quarto crescente.
12/10/2011 - Lua cheia ou plenilúnio.
19/10/2011 - Lua em quarto minguante.
26/10/2011 - Lua nova ou novilúnio.

INSTRUÇÕES DE USO DA CARTA CELESTE:
O leitor deverá posicionar-se  de acordo com os pontos cardeais e tentar reconhecer algumas estrelas ou padrões como o Cruzeiro do Sul (Crux) ou Escorpião (Scorpius), duas das mais fáceis e conhecidas constelações do céu tradicional.
Fonte: Boletim Ciência e Diversão - Nº 12 - Outubro de 2011
Circulação mensal - Publicação no primeiro dia útil do mês.Desenvolvido pela equipe do Parque da Ciência Newton Freire Maia.
Fone:             (41) 3666 - 6156       - Email: pnfm@pnfm.pr.gov.br
Site: www.parquedaciencia.pr.gov.br - Blog: parquedaciencia.blogspot.com - Twitter: pcienciapr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!