sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Próstata aumentada é tratada com medicamento contra colesterol

Os cientistas ainda não compreendem como o mecanismo funciona, mas aparentemente um coquetel de drogas que combatem o colesterol pode ajudar na redução do tamanho da próstata.
Isso pode ser um primeiro passo para curar um mal que pode afetar vários homens com idade acima dos 40.
veja mais

Itaú está doando 8 milhões de livros

Os livros são de literatura infantil, para incentivar e estimular a leitura para as crianças. Basta entrar no site abaixo e fazer um cadastro.
Boa iniciativa.

http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Professores da rede estadual com depressão.

Tenho alguns colegas nesta situação. Para mim, a única coisa que incomoda é dar aula para poucos alunos e alunos desmotivados, cada caso um caso.
veja o vídeo da reportagem

Europa precisa de novas regras para lixo nuclear, diz relatório

Trabalhadores em mina testada para servir como depósito de lixo nuclear na Alemanha

Não só a Europa precisa rever suas regras mas todos os países que utilizam esse tipo de energia, afinal estamos todos no mesmo barco. Que a energia nuclear é uma alternativa para os combustíveis fósseis ninguem duvida, mas assim como os derivados de petróleo os resíduos gerados são tão ou mais incomodos para o planeta que a fumaça e o efeito estufa. Ainda faltam pesquisas que levem ha soluções efetivas sobre como resolver estes problemas. Por enquanto, vamos enterrando, hoje numa mina abandonada amanhã embaixo de uma favela, até que tenhamos que colocá-lo espalhado ao ar livre.

leia a reportagem completa

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rodeio das gordas

Alunos universitários agridem colegas da Unesp em "rodeio de gordas"

 

Um grupo de alunos da Universidade Estadual Paulista, uma das mais importantes do país, organizou uma "competição", batizada de "Rodeio das Gordas", cujo objetivo era agarrar suas colegas, de preferências as obesas, e tentar simular um rodeio --ficando o maior tempo possível sobre a presa.
A agressão ocorreu no InterUnesp 2010, jogos universitários realizados em Araraquara, de 10 a 13 de outubro. Anunciado como o maior do país, o evento esportivo e cultural, que reuniu 15 mil universitários de 23 campi da Unesp, virou palco de agressão para alunas obesas.
Roberto Negrini, estudante do campus de Assis, um dos organizadores do "rodeio das gordas" e criador da comunidade do Orkut sobre o tema, diz que a prática era "só uma brincadeira".
Segundo ele, mais de 50 rapazes de diversos campi participavam. Conta que, primeiro, o jovem se aproximava da menina, jogando conversa fora --"onde você estuda?", entre outras perguntas típicas de paquera.
Em seguida, começava a agressão. "O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas", relata Mayara Curcio, 20, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.

Daniel Bergamasco/Folhapress
"Bulling (sic) na universidade", escrito em mural da Unesp; em "brincadeira" alunas eram chamadas de gordas

No Orkut, os participantes estipulavam regras para futuras competições, entre elas cronometrar as performances dos "peões" e premiar quem ficasse mais tempo em cima das garotas com um abadá e uma caneca. Há relatos de gritos de incentivo: "Pula, gorda bandida".
Com a repercussão, a página do site de relacionamento foi excluída. Cópias dos posts espalharam-se pelo campus em Assis. Em murais aparecem frases como "Unesp = Uniban", referência ao caso a Geisy Arruda, que foi xingada por usar um vestido curto.
As vítimas não querem falar. "Uma das meninas está tão abalada que não teve condições de voltar à faculdade. Teme ficar conhecida como 'a gorda do rodeio'", afirma a advogada Fernanda Nigro, que acompanhou, na última terça-feira, uma manifestação de repúdio.
O grupo foi recebido pelo vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras, do Campus de Assis, Ivan Esperança. "Vamos ouvir os envolvidos e estudar as medidas disciplinares, mas não queremos estabelecer um processo inquisitório", disse ele à Folha.

Ser professor! (pra rir ou chorar?)

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje.....
O Sermão da montanha   (*versão para educadores*)
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- “Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque  deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque  serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
 Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado  nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Próteses biônicas serão ligadas ao cérebro com luz

Os cientistas desenvolveram sensores fotônicos que poderão melhorar as conexões entre os nervos e os membros biônicos ao substituir os eletrodos metálicos por luz. 
fonte: site inovação tecnológica


Parece que a realidade está se aproximando da ficção, em outras palavras a vida está imitando a arte. Com o avanço da tecnologia alguns cientistas estão buscando criar dispositivos do tipo plug and play para humanos. Num futuro não muito distante próteses biônicas poderam ser utilizadas com maior eficiência e sem o problema de regeição. Para isso existem estudos que buscam desenvolver sensores fotônicos e fibras óticas para fazer as ligações entre as peças metálicas, nervos e o cérebro. Utilizando materiais de última geração para transformar a luz (usando a ressonância da luz na verdade), em sinais para o cérebro. Estes sinais informam à necessidade de mover um dedo, uma perna etc.
veja mais informações

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resultado da pesquisa anterior

Bem, a maioria decidiu. Barulho e indisciplina são os principais motivos dos problemas em sala de aula. Talvez não funcione com todos, mas uso a TV pendrive para contornar isso. Coloco música para os alunos ouvirem, sempre num volume baixo, o suficiente para que não atrapalhe a concentração e todos me ouçam quando falo. O volume mais baixo, faz com que eles fiquem mais quietos para tentar ouvir a música. Funciona muito bem com Paralamas e Skank.

Rota de colisão

Asteróide Gaspra - um dos vários objetos que podem nos atingir.

Fonte: O estado de São Paulo on-line

A Terra é constantemente alvo de pequenos corpos espaciais, já viu as famosas estrelas cadêntes? Como proteger algo tão grande contra tantos projéteis? Já observou o espaço à noite, imagine que para vasculhar todo o céu vários ciêntistas se reunem e se ajudam e ainda assim, alguma coisa pode estar vindo em nossa direção e mesmo assim não conseguiriamos observá-la sem que fosse tarde de mais. São várias possibilidades, são vários objetos, vindos de todos os lados e direções. Além disso, o que fazer? Mandar foguetes com ogivas nucleares? A solução pode ser mais complicada do que isso, aliás deve ser muito mais estudada. Veja o que estão fazendo para resolver este problema.

leia mais sobre o assunto

Vamos passear no parque?



Ontem após uma semana corrida, resolvi levar meu filho no Passeio Público aqui em Curitiba, pra quem não conhece é um zoo bem no meio da cidade. Quando era pequeno, era o melhor passeio que existia. Ver os bichos, lembro de leão, urso, araras e macacos, tinham os pedalinhos, a pipoca, o verde das arvores. Aquilo parecia um paraíso. Para mim, era gigantesco, levaria dias para conhecer, pelo menos quando tinha uns sete anos, via tudo assim. De quebra, do lado do passeio tinha o parque Alvorada, o melhor parque de diversões do mundo. Lógico, naquela época, o mundo se resumia há algumas quadras.
Ontem andando por lá, vi como as coisas mudaram. O lago onde existiam carpas que alimentavamos com pipocas, está completamente poluído. A água, que era escura, está verde. Salpicada de partículas de lixo, folhas, sacolas. Consegui ver apenas alguns peixinhos, rente a água tentando sobreviver na poluição.
Falando em peixes, em volta do serpentário, existiam peixes vermelhos, quase fosforecentes que encantavam os visitantes. Infelizmente o que vi, foi mais daquela água poluída e com mal cheiro, no lugar dos peixes, um pobre sapo morto, boiando na água.
Aquele espaço gigante de antes, foi reduzido. Muita gente, num espaço tão pequeno. Na verdade o passeio, virou uma manchinha verde no meio do asfalto. Um lugar barulhento, cheio de vendedores de sorvete, pipoca e balões. Até o cavalinho, onde tirei algumas fotos quando criança, ainda existe. Todo surrado, mal cuidado como o próprio parque.
Os animais maiores, se foram há décadas, transferidos para lugares maiores. Os pobres pássaros, trancados em espaços pequenos, as vezes até superlotados. Na natureza, em matas, em árvores verdes e exuberantes. Na prisão, em árvores secas, pois fica mais fácil para visalizar.
Bichos, apenas os que ficam fora das jaulas. Pessoas gordas, magras, feias, bonitas, esquisitas. Tudo misturado, bebâdos, crianças, pais, emos, desocupados, calçudos e rapers. Você vê de tudo, até pessoas que fazem, da grama, dormitório, motel, sanitário.
A falta de consciência é tão grande, que uma parte do parquinho que era um labirinto feito com tubos de cimento (manilhas), que era um dos brinquedos preferidos pela criançada da época, teve de ser lacrado. Era usado como banheiro, pelos vagabundos e desocupados.
Com isso uma parte da minha infância se foi e o pior, não vou poder mostrar para meu filho. Como diz a poesia ... "que saudades eu tenho da minha infância querida, que os anos não trazem mais..."