sexta-feira, 5 de abril de 2013

Eventos



Educar - Feira Internacional
 
De 22 a 25 de maio, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, será sede da 20ª Educar/Educador, de organização e promoção da Futuro Eventos. Além de uma programação extensa de 150 renomados palestrantes nacionais e internacionais, o evento conta com a Educar - Feira Internacional, aberta ao público e com entrada franca aos visitantes. São mais de 150 empresas expositoras do Brasil e do exterior, que estarão expondo os seus produtos e serviços para mais de 30 segmentos da Educação.
Educadores, gestores, secretários estaduais e municipais de educação, sindicatos, órgãos públicos, organizações não governamentais, chefes de Estado e autoridades educacionais do Brasil e de diversos países da América Latina, Europa e Ásia encontrarão nos estandes uma grande variedade de produtos, serviços e sistemas de tecnologia para o ensino pedagógico da América Latina. Entre os segmentos estão: tecnologia educacional, sistema de ensino, móveis escolares, livro, revista, papelaria, locação de equipamentos, consultoria de fonoaudiologia, editora, educação à distância, portal educacional, assessoria educacional, robótica, equipamentos para laboratório, educação financeira, ensino técnico, intercâmbio estudantil, idiomas, softwares educacionais, instituição governamental, educação especial, brinquedos e jogos educativos, gestão escolar, sistema de capacitação, material didático, entre outros.
A área total da 20ª Educar abriga 27.000m² e tem a expectativa de público perto de 15 mil. Este ano, aproximadamente 1.000 m2 serão destinados a expositores internacionais, entre eles pavilhões subsidiados pelos respectivos ministérios da educação e empresas privadas. Países como Coreia do Sul, Alemanha, China, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Índia, entre outros marcarão presença nesta edição, que contará também com a promoção da Worlddidac e com a chancela da Virtual Educa, instituições referência no segmento educacional internacional.
 


Vírus H7N9 que só infectava aves sofre mutação e pode contaminar humanos

Vírus H7N9 que só infectava aves sofre mutação e pode contaminar humanos: A Organização Mundial da Saúde informa que o vírus H7N9, que até então só afetava aves, sofreu mutações para uma forma capaz de infectar as pessoas.

Autismo pode desaparecer quando crianças crescem?

Autismo pode desaparecer quando crianças crescem?: Especialistas recomendam cautela com conclusões de um único estudo, mas uma série de criança deixou de apresentar os sintomas do autismo.

Uma boa notícia para encerrar esta semana onde o Autismo foi um tema frequênte. Para quem quer saber mais sobre algumas maneiras de enfrentar esta condição, recomendo assistir o filme "meu filho meu mundo" dá pra baixar, fala sobre um casal que descobre o problema do filho e desenvolve um método para o ajudar. Outro que recomendo é um filme disponível no youtube sobre Maria Montessori, o vídeo em italiano com legendas em português, mostra a luta desta educadora que acabou criando um método de ensino para ajudar pessoas com dificuldades para se socializar. Os dois são baseados em fatos reais!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Escola digital desafia 'professor analógico' - Ensino - Gazeta do Povo

Escola digital desafia 'professor analógico' - Ensino - Gazeta do Povo

Dislexia afeta 7% das crianças - Ensino - Gazeta do Povo

Dislexia afeta 7% das crianças - Ensino - Gazeta do Povo

Jonathan Campos/ Gazeta do Povo / Tatiane Cardoso Dorte, 29 anos, com o filho Yan: recuperação rápida após diagnóstico
 Tatiane Cardoso Dorte, 29 anos, com o filho Yan: recuperação rápida após diagnóstico

UPDATE

Sugestões de sites com aulas interessantes, confira no Update!

Projeto Toda a Vida Vale a Pena


Centro de excelência em diagnóstico e tratamento de câncer, o Hospital Erasto Gaertner é uma das instituições mais reconhecidas do sul do país. Tem na sua missão um compromisso com a sociedade: combater o câncer com humanismo, ciência e afeto.
No último ano, foram atendidos mais de 280.000 pacientes, sendo 91% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estes pacientes geraram um total de 1.071.201 procedimentos, 55.244 doses de quimioterapia, 228.691 aplicações de radioterapia e 7.694 cirurgias, entre outros indicadores expressivos.
Os números, assim como o reconhecimento, são resultado de quase 40 anos de trabalho de profissionais competentes e empenhados. E também do apoio de parceiros e pessoas solidárias, que fazem parte desta história através de projetos e campanhas.
Em 2011, o Hospital idealizou e registrou a marca do projeto Toda a Vida Vale a Pena, que objetiva ampliar as ações de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer. A marca deste projeto está sendo licenciada para empresas que têm a responsabilidade social como parte de sua missão. O licenciamento permite que estas empresas desenvolvam produtos e serviços específicos para disseminar este conceito através do uso da marca, gerando royalties ao Hospital Erasto Gaertner.
Parceira desde o início do projeto, a Escolinha Esperta se engajou nesta missão e desenvolveu uma linha de produtos educativos infantis, ofertados em escolas públicas e privadas.
Solicitamos sua colaboração, permitindo que nossos colaboradores possam dar um breve relato sobre a prevenção do câncer e também promoverem os produtos educativos a seguir relacionados, dentro da sua escola: Kit Giz e Super-Kit Quebra-cabeça Gigante no valor de R$ 15,00(cada) e os Kits Tubo-Tabuleiro Gigante e R$20,00 (cada). Todos os colaboradores envolvidos no projeto estarão uniformizados e com as devidas identificações do projeto Toda Vida Vale a Pena, que beneficia o Erasto Gaertner.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Células solares feitas de árvores são recicláveis

Células solares feitas de árvores são recicláveis: Uma das grandes vantagens da célula solar de nanocelulose é que ela é totalmente reciclável.


Células solares feitas de árvores são recicláveis A célula solar de nanocelulose, juntamente com os frascos contendo todos os materiais usados em sua fabricação, que são aplicados sobre o substrato como se fossem tinta. [Imagem: Canek Fuentes-Hernandez/Georgia Tech]

Célula de fotossíntese artificial captura e armazena energia solar

Célula de fotossíntese artificial captura e armazena energia solar: Além dos semicondutores tradicionais, o novo dispositivo usa vanádio e cério, que armazenam os elétrons como se fossem baterias recarregáveis.


Célula de fotossíntese artificial captura e armazena energia solar
O novo processo usa os semicondutores tradicionais das células solares, em contato com placas dos elementos vanádio e cério. [Imagem: Fuqiang Liu]

terça-feira, 2 de abril de 2013

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão.  No Brasil, monumentos serão iluminados de azul na data, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre), além de outros eventos, que podem ser conferidos em: http://www.revistaautismo.com.br/DiaMundial. No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros — é o movimento mundial chamado "Light It Up Blue", iniciado pelos estadunidenses. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A ideia é iluminar pontos importantes do planeta na cor azul para chamar a atenção da sociedade sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.

ícone
Direitos da pessoa autista

ícone links interessantes
Links interessantes
ícone
Materiais de Campanha

ícone
Participe! Deixe
seu recado.

ícone
Sobre o autismo
Fonte: dia a dia educação

A TERRA É AZUL ! - DIA 02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO


 principal
 Para nós pais de autistas todo dia é azul. Estava participando com minha esposa, informe-se!

Uma manifestação para alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce e preciso de autismo foi realizado nesta terça-feira (2), na Boca Maldita. O ato reuniu associações de apoio, escolas especiais, pais e mestres de crianças autistas.
A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo, participou da manifestação. “O diagnóstico precoce do autismo pode significar uma atenção especializada mais cedo, traduzida por uma integração social maior no futuro das crianças com autismo”, explica Mirella.
Durante a manifestação, foi iniciado o primeiro cadastro de autistas que moram em Curitiba, com o objetivo de obter um número aproximado de autistas. Esse estudo é fundamental para estabelecer programas de saúde publica junto aos órgãos federal, estadual e municipal. Dados do primeiro estudo de Prevalência dos Transtornos do Espectro Autista indicam que é de 1% o porcentual da população mundial com autismo explica a psiquiatra infantil Miriam Biasão.
Nesta terça à noite, a partir das 19 horas, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada na cor azul, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do autismo. O azul é a cor símbolo da campanha pelo diagnóstico do autismo.

Diagnóstico
Adriana Czelusniak, 31 anos, jornalista, é mãe de Gabriel, de 7 anos, que tem autismo. “Quando Gabriel tinha três anos, uma tia que trabalha na Apae notou atitudes que indicavam a presença da síndrome. Passamos por cinco neuropediatras. Uns confirmaram o diagnóstico e, outros não. Nos encaminharam a uma psicóloga que afirmou que o menino tinha falta de limites. Daí para o diagnóstico preciso, foram muitas consultas”, explicou. Hoje, Gabriel tem acompanhamento profissional, frequenta a escola regular e conta com apoio de médicos. “Nossa luta não é apenas no dia 2 de abril. É uma luta diária, para conscientização e importância do diagnóstico seguro”, disse Adriana, que faz parte da UPA – União de Pais de Autistas.
Sandra Vieira, integrante do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas disse que, desde que o ambulatório, implantado há um ano, tem visto crescer a demanda de pais que procuram por atendimento para filhos autistas.

Como reconhecer crianças autistas:
O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. As crianças autistas têm algumas características marcantes, como isolamento ou solidão; balanceio do corpo; evita contato visual; recusa contato físico; resiste às mudanças; angústia, tendência a auto-agressividade; pode começar a falar tardiamente ou nunca chegam a falar, apresenta ecolalias (repetição de palavras ou frases) e não responde às ordens verbais. Atua como se fosse surdo. “É fantástico trabalhar com eles. Uma descoberta e um aprendizado diário”, diz a psiquiatra infantil Miriam Biasão, que enfatiza a importância dos pais e professores entenderem o primeiro sintoma do autismo, que é o olhar diferente, que transpassa o campo visual.
Presente ao ato público também estavam mães integrantes da AAMPARA – Associação de Atendimento e Apoio ao Autista.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ato-publico-marca-dia-do-autismo/29025

Somente um terço dos pais segue orientações dos pediatras

Somente um terço dos pais segue orientações dos pediatras: Os pais adoram levar seus bebês e crianças pequenas ao pediatra. Mas não gostam muito de seguir as orientações.

Bolsas de mestrado e doutorado

Encaminhamos mensagem:


noticia na página da CAPES divulgada na última quinta-feira
(http://www.capes.gov.br/36-noticias/6167-governo-vai-reajustar-a-partir-de-
abril-valores-de-bolsas-de-pos-graduacao

)

Governo vai reajustar a partir de abril valores de bolsas de pós-graduação



A partir de 1º de abril, a bolsa de mestrado passará de R$ 1.350 para R$
1.500, a de doutorado, de R$ 2.000 para R$ 2.200, e por fim, a bolsa de
pós-doutorado será reajustada de R$ 3.700 para R$ 4.100. Este é o segundo
reajuste em menos de um ano. Em maio de 2012, o governo federal também
concedeu um reajuste de 10% para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e
alunos de iniciação científica.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o novo reajuste faz
parte da política para aumento do número de mestres e doutores na educação
superior. “O reajuste de bolsas é fundamental para estimular jovens
talentos”, salientou.

Nos últimos quatro anos, a Capes expandiu o Sistema Nacional de
Pós-Graduação e aumentou a oferta de bolsas. Em 2008, havia cerca de 40 mil
bolsistas no país. Em 2011, foram concedidas 72.071 bolsas de pós-graduação
e 30.006 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(Pibid). Em 2012, foram mais de 127 mil bolsas em todas as modalidades. Já o
CNPq, em todas as modalidades, no mesmo período, aumentou a oferta de bolsas
de 63 mil para cerca de 81 mil.

Qualificação – A bolsa é um instrumento para viabilizar a execução de
projetos científicos, tecnológicos e educacionais nas pesquisas e projetos
apoiados pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação
(MCTI).

O MEC e o MCTI, por meio da Capes e CNPq, mantém programas de qualificação
na educação superior, entre eles, o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (Pibid) e o Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas
no exterior para alunos de graduação em cursos das áreas de exatas.

Antes do reajuste do ano passado, o último reajuste de bolsas de
pós-graduação no país havia sido em junho de 2008, quando as de mestrado
passaram de R$ 940 para R$ 1,2 mil e as de doutorado de R$ 1,3 mil para R$
1,8 mil. Entre 2004 e 2008, houve três aumentos, em que as bolsas obtiveram
reajuste de 67% sobre os valores de 2002.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projeto UCA - Um Computador por Aluno

Um dos grandes projetos do Governo Brasileiro para melhoria da Educação é o projeto UCA - Um Computador por Aluno (http://www.uca.gov.br/institucional/), onde se busca, nas palavras do próprio site do Governo: "O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.".
O que desejamos saber é sua experiência com este projeto. Portanto, este fórum se dirige àqueles que têm atuação com o UCA, preferencialmente, mas não exclusivamente, em sala, com experiência no uso com alunos.
Relate sua experiência, comente a experiência dos demais e nos ajude a avaliar esta ferramenta!

Leia mais 

Fundação Telefônica Vivo promove VII Encontro Internacional de Educação nos dias 02 e 03 de abril no Rio de Janeiro


Nos dias 02 e 03 de abril, a Fundação Telefônica Vivo promoverá a etapa brasileira do VII Encontro Internacional de Educação, no Vivo Rio. O tema central deste Encontro será “Como liderar as mudanças nos centros educativos”.

O evento contará com as presenças do consultor organizacional e coordenador do Programa Global de Líderes da Educação (GELP), David Albury; o doutor em Filosofia da Educação e coordenador da Universidade Pedagógica de Moçambique, Fernando Almeida; e do presidente do Conselho Escolar da Cataluña, Ferran Ruiz.

Além dos palestrantes, o evento contará ainda com a presença do professor e consultor Eduardo Chaves; da diretora de estratégia de educação global da Intel, Martina Roth; da Diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais do MEC, Monica Franco; da Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin; e do subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e criador do projeto GENTE, Rafael Parente.

O evento é gratuito e aberto à participação do público. As inscrições podem ser feitas através do site www.encontro.educarede.org.br, portal onde serão transmitidas todas as palestras do Encontro via streaming. A expectativa é reunir cerca de mil pessoas em cada dia.