quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brasileiros conhecem a experiência finlandesa

Brasileiros conhecem a experiência finlandesa: A Finlândia está sempre no topo em rankings internacionais que avaliam o desempenho de estudantes, enquanto o Brasil amarga uma das últimas colocações. Em um momento em que estava iniciando a construção de uma política nacional de formação de professores ...

Um guia prático do brinquedo caseiro

Um guia prático do brinquedo caseiro: Reencantar as crianças com brincadeiras simples pode ser um desafio para os pais. Apesar de tão acostumados a lidar com traquitanas tecnológicas, filhos pequenos podem ser instigados e se divertir muito construindo os próprios brinquedos. “O grande mot...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mais da metade dos alunos não aprende o que deveria - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Mais da metade dos alunos não aprende o que deveria - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Por que todos os primatas não evoluíram para seres humanos?

Posted: 19 Jun 2013 02:13 AM PDT
evolução_250“Karlla, se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos no mundo? Por que eles pararam de evoluir?” Phelipe Bicallo
Phelipe, a evolução dos seres humanos não ocorreu a partir de macacos, gorilas ou chimpanzés. Todas as espécies que existem hoje seguiram diferentes caminhos evolutivos. Nenhuma espécie que existe hoje evoluirá para outra que já existe.
Os primatas modernos, que além dos seres humanos, incluem macacos, gorilas e chimpanzés, evoluíram a partir de um ancestral comum que obviamente, não existe mais. A linha do tempo da evolução humana ainda é muito controversa e possui muitas falhas que ainda não puderam ser explicadas. O início e fim de algumas espécies estão demonstrados apenas através de estimativas. Mas uma coisa é certa: um macaco não vai evoluir para um ser humano, jamais!
Um grande erro das pessoas é pensarem que os seres humanos são mais “evoluídos” que os macacos. Os organismos que vivem hoje evoluíram e estão bem adaptados ao seu estilo de vida. Se você parar para pensar, uma minhoca consegue viver e se reproduzir com pouco que tem, ela está adaptada não precisa mais que aquilo para sobreviver. As mutações genéticas acontecem o tempo todo, sem alarde e, muitas vezes sem qualquer mudança mensurável no estilo de vida do organismo. Em geral, uma mutação pode ser passada para gerações futuras se ela se mostrar útil para a sobrevivência da espécie.
Temos que ter a consciência de que a evolução é um processo contínuo de tentativa e erro, de que todos os primatas modernos são ainda uma parte.
australopithecus
Imagem de computador de um Australopithecus afarensis. Australopithecus constituem um gênero de diversos hominídeos extintos, bastante próximos aos do gênero Homo do qual fazemos parte.

Fonte: Blog Diário da Biologia
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Curso gratuito sobre C e JAVA


Site oferece conteúdo gratuito on-line de C e JAVA com exemplos de algoritmos para praticar.  São dois links distintos para cada linguagem.
  
O projeto C Progressivo e JAVA Progressivo permitem aos interessados no assunto estudar e praticar estas linguagens de computadores.

Para acessar os respectivos cursos clique no link correspondente abaixo:

EXPERIMENTOS E DEMONSTRAÇÕES

Uma nova experiência para ensinar as fases da lua, e o passo a passo para construir um sismógrafo caseiro. Confira!

Superbactérias proliferam enquanto produção e pesquisa de antibióticos diminui

Superbactérias proliferam enquanto produção e pesquisa de antibióticos diminui: Basta pouco tempo para que se tenham relatos de resistência mesmo a antibióticos mais novos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

UPDATE

Game ensina física de particulas

Desenvolvido no Brasil em linguagem Java, o Sprace Game pode ser jogado em qualquer tipo de computador (PC, Mac ou Linux).

O objetivo do jogo é juntar aprendizado com entretenimento, para que os alunos possam se familiarizar com as mais recentes descobertas da física de partículas.

Ainda no mesmo gancho, mais dois games a revolta de búzios e a revolução francesa.

Saia do lugar click em UPDATE

Poeira ejetada de buraco negro desafia teorias

Poeira ejetada de buraco negro desafia teorias: As observações mostram que a poeira está sendo empurrada para longe do buraco negro sob a forma de vento frio.
Poeira ejetada de buraco negro desafia teorias

Esta concepção artística mostra os arredores do buraco negro de elevada massa que se encontra no coração da galáxia ativa NGC 3783, situada na constelação austral do Centauro.[Imagem: ESO/M. Kornmesser]

EDUCAÇÃO ESPECIAL

 Perspectiva escolar dos pais de autistas difere da habitual

A contribuição positiva da escola para as crianças com espectro do autismo é quase unanimidade entre os seus cuidadores, chegando a 85%, segundo pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).  Leia mais em nossa página Educação Especial