sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quadro Negro

Essa é uma nova seção do blog, vou postar algumas coisas sobre a vida de professor, crônicas e histórias engraçadas pelas quais eu, meus alunos e meus colegas de profissão passam enfrente o quadro negro.
Quem quiser publicar sua história sinta-se em casa.

ENEM 2011

Para quem quiser olhar alguns exemplos de questões que podem ajudar a se preparar para o ENEM na nossa seção NOTAS DE AULA vc vai encontrar as questões que foram discutidas em sala. Existem vários sites em que vc pode ter acesso as questões e respostas comentadas, vale lembrar que as inscrições ainda estão abertas e que as provas são em outubro. Dá tempo de estudar!

Nada se consegue sem esforço, pelo menos nada de que possamos nos orgulhar.

Os Desbravadores

Ao se estudar a história dos grandes descobrimentos, não há quem não reverencie o espírito de aventura e coragem dos primeiros navegadores.
Os fenícios, em frágeis embarcações, avançavam sempre em direção ao horizonte, buscando o que havia além. E assim descobriram novas terras.
Em 20 de julho de 1999, quando se comemoraram os trinta anos da chegada do homem à lua, recordamos com emoção o desprendimento daqueles astronautas que se dispuseram a uma viagem tão arriscada.
Principalmente após as revelações, até então inéditas, de que Neil Armstrong e Edwin Aldrin, os primeiros homens a pisarem no solo lunar, partiram da Terra sabendo que havia um grande risco de nunca mais retornarem.
Estavam preparados para morrer na lua, se algo desse errado. Sabiam que seu companheiro Michael Collins, o astronauta que ficou na Apolo 11, retornaria sozinho para a Terra, se o módulo lunar não conseguisse decolar da lua.
Armstrong e Aldrin teriam ainda trinta e seis horas de suprimento de oxigênio. Depois, seria somente aguardar a morte.
As possibilidades de que isso acontecesse eram tantas que o governo americano já tinha tudo pronto. O ritual fúnebre, como seriam avisadas as esposas dos dois astronautas, o discurso do Presidente Richard Nixon, comunicando a tragédia para o mundo.
Como disse Collins em uma entrevista vinte anos depois: Saímos daqui sabendo que poderiam ocorrer falhas e que podíamos tanto ser heróis como mártires.
O que ocorre é que os grandes homens, ao exporem as próprias vidas em benefício da Humanidade, não estão pensando em ser heróis ou mártires.
O seu objetivo é alcançar a vitória. O que virá depois é consequência natural.
É por esse motivo que, todos os dias, seres humanos se doam em totalidade a outros seres humanos.
Médicos se debruçam sobre cadáveres para o estudo minucioso da organização física, tanto quanto sobre tubos de ensaio e uma série de outros aparatos, na tentativa da descoberta de vacinas e medicamentos novos.
O seu objetivo é alcançar a cura ou, ao menos, o alívio temporário das dores que atormentam os homens. Talvez conseguir uma forma de deter a enfermidade que avança, destruindo células e órgãos preciosos no corpo humano.
Sua vida é de dedicação. E seus nomes aparecem vez ou outra. Certamente, o daqueles que alcançam o sucesso e têm suas descobertas mostradas para o mundo.
Os demais permanecem no anonimato. Mas, nem por isso param suas pesquisas.
O que lhes importa é alcançar o seu objetivo. Exatamente como um alpinista, almejam atingir o topo da montanha desafiadora, a fim de poderem dizer, vitoriosos: Eu consegui.
*   *   *
Se o desânimo e o cansaço estiverem nos cercando, pensemos nos grandes descobridores. Lembremos dos inventores, da sua paciência, persistência e constância nas pesquisas.
Recordemos a coragem dos primeiros navegadores, enfrentando os oceanos desconhecidos. Tenhamos em mente os que arriscaram suas vidas para as conquistas da Humanidade.
Tanto quanto daqueles que todos os dias estudam, trabalham, pensam e arquitetam mil maneiras para a Humanidade viver mais confortável, mais tranquila, mais serena.
E enquanto estivermos, intimamente, lhes agradecendo por todos os avanços já conquistados, sigamos os seus exemplos.
Jamais nos deixemos parar a meio do caminho porque a grande alegria é justamente alcançar os objetivos traçados.
 A partir do artigo Prontos para morrer, da revista Veja, de 21.07.1999.
Em 02.06.2011

Colaboração prof. Haroldo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Morde e Assopra - Na vida real

Veja o trabalho que a paleontologia do Brasil desenvolve para estudar um crocodilo de 90 milhões de anos achado em uma fazenda no interior de minas.
Fonte: O Último Segundo
Veja o video e a reportagem

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Professora x Maconha

Uma professora da rede estadual do Paraná foi afastada depois de permitir que um aluno portasse maconha dentro da sala de aula. A situação ocorreu no dia 26 de maio, quando o estudante da oitava série utilizou a droga como parte da apresentação de um trabalho escolar.

Bem pra entender essa notícia veja o  vídeo e a reportagem completa.

Agora vamos pensar um pouco:

- Todos questionam a professora, mas como o aluno conseguiu a maconha?
- Com tanta campanha por ai será que o aluno é inocente que não sabia que portar ou consumir maconha era um crime?
- Os apresentadores questionam como a escola deixa um aluno entrar com maconha na sala. Por acaso no seu colégio existe um segurança ou alguma pessoa fiscalizando? É possível revistar mala por mala, bolso por bolso de todos os alunos no colégio?
- Pais de cabelo em pé, fiquem num colégio no lugar das pedagogas por uma semana, iram ver que existem várias coisas que são imprecionantes, acontecendo dentro das escolas. E que boa parte disso é culpa da educação recebida em casa pelos adolecentes. Educação vem de berço.
- Se o aluno falasse sobre armas ele pensaria em trazer na sala um revolver?
- A professora errou em deixar o aluno continuar, deveria imediatamente ter chamado alguem para apreender a droga. Prender o menor delinquente e provável consumidor( se não era consumidor era vendedor, nunca vi alguém emprestar maconha) e deixar o mesmo assumir todas as consequências de seu ato.
- Se fosse um trabalho sobre matemática, química ou física acho que o aluno não se empenharia tanto.

É lamentável

UFPR realiza XXIII Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão e VI Semana de Pedagogia

Visando proporcionar um intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, a UFPR realiza, entre 8 e 11 de junho, a XXIII Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão(SEPE) e a VI Semana de Pedagogia, no setor de Educação da Universidade, localizado no campus Reitoria.

Neste ano, o evento terá como temática ?Educação: diálogos (im)possíveis?? e abordará questões como o desafio contemporâneo para a educação através de interlocuções inusitadas, da pluralidade de perspectivas e de conexões (im)possíveis. O objetivo é criar um meio que possibilite reflexões em torno da temática geradora do encontro e seus desdobramentos na pesquisa e na docência.

Para os interessados, haverá oficinas e mini-cursos da XXIII SEPE, ofertadas por professores universitários, docentes da rede pública e estudantes de graduação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio através do email 2011sepe@gmail.com.

Alunos de graduação e pós-graduação da UFPR também podem se voluntariar para trabalhar como monitores na XXIII SEPE, realizando atividades como inscrições dos alunos, organização de salas e verificação de presença. Os interessados podem se dirigir à direção do Setor de Educação para falar com Clara.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Vocação - Ser Físico

Para conhecer um pouco mais do curso de Física da UFPR e saber um pouco sobre a profissão de físico.

Energia do Futuro

Investimentos em energia eólica

O Brasil aposta no potencial dos seus ventos para ampliar o leque de opções e garantir a sustentabilidade no fornecimento de energia.
O investimento em energia eólica ganhou força nos últimos dois anos.
Atualmente, a energia eólica no Brasil possui aproximadamente 1,1 GW (gigawatt) de potência instalada, o equivalente a quase uma usina nuclear brasileira (Angra 1 tem 0,65 GW e Angra 2 tem potência de 1,35 GW).
O coordenador de Tecnologia e Inovação em Energia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Eduardo Soriano, lembra que a primeira turbina eólica para geração de energia elétrica conectada à rede foi instalada na Dinamarca em 1976.
"Hoje existem mais de 30 mil turbinas eólicas no mundo. Elas também começaram a crescer em tamanho. Antes elas cabiam numa sala; hoje os postes que seguram as turbinas podem ter até 120 metros de altura", observa.

Para quem observa os fatos e tendências o investimento em energias renováveis é uma nova fonte de renda. Seja no discurso de posse da presidenta do Brasil ou até mesmo pelas medidas tomadas pela Alemanha com relação à energia nuclear. Investir na sustentabilidade e sem afetar a natureza está cada vez mais na moda.

Fonte: Site Inovação Tecnológica
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segunda-feira, 30 de maio de 2011

Interior da Lua já teve tanta água quanto camada abaixo da crosta terrestre

Uma análise dos sedimentos trazidos de volta à Terra pelos astronautas da missão à Lua com a nave Apollo 17, na década de 70, mostrou que o interior do satélite terrestre pode ter muito mais água do que se imaginava anteriormente.   A análise dos cientistas americanos, publicados na revista Science, examinou material vulcânico incrustrado em pequenos fragmentos de vidro. Esta análise encontrou cem vezes mais água nos fragmentos em comparação a medidas anteriores e sugere que a Lua já conteve um volume de água comparável ao Mar do Caribe.
A teoria predominante afirma que a maior parte da água vista na superfície da Lua chegou ao satélite pelos impactos de cometas cobertos de gelo ou de meteoritos com água. Mas, esta recente pesquisa está ajudando a esclarecer qual a quantidade de água que pode estar no interior da Lua e também dá pistas sobre como e a partir do que esta água se formou.
A descoberta dos cientistas do Instituto Carnegie Para Ciência, nos Estados Unidos, também gera dúvidas em relação a alguns aspectos da teoria que explica a formação da Lua.

As amostras que podem explicar como a lua se formou, se ainda existe água no seu interior e os demais mistérios da formação do nosso satélite, tudo num simples grão de areia.

Quer saber mais?
Leia a reportagem completa no Estado de São Paulo.