sexta-feira, 1 de julho de 2011

Concursos

Veja mais informações sobre o concurso da ANP. Cargos de nível médio com remuneração superior à 5000 reais. Veja nossa página de concursos

Enen

Mais uma universidade aderiu a idéia de usar o ENEN como exame de admissão. A UFRJ passa já no próximo exame a utilizar somente a nota do ENEN para admitir novos alunos. Agora são 45 universidades ao todo.
Fonte: Jornal da manhã - Rede Globo

Hidrogel com nanopartículas pode substituir cartilagens


O hidrogel assemelha-se a um plástico que se torna flexível ao absorver água, conferindo-lhe propriedades que permitem utilizá-lo na substituição da cartilagem.

Substituição da cartilagem
Devido à sua condição avascular, a cartilagem articular apresenta baixa capacidade de auto-reparação e, quando lesada, dificilmente se regenera.
Atualmente, há grande interesse no desenvolvimento de materiais e de suas aplicações, sustentadas por técnicas de engenharia tecidual, que possam substituir e até estimular a regeneração da cartilagem articular.
Agora, a bióloga Ana Amélia Rodrigues, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), descobriu biomateriais compostos de hidrogel com resultados altamente promissores.
Os resultados do estudo indicam que o hidrogel de polivinil álcool puro, quando recebe a adição de nanopartículas de carbono, pode ser um excelente substituto da cartilagem articular, também chamada hialina.
O trabalho, que contou com a participação de Vitor Baranauskas e William Dias Belangero, avaliou o uso do substituto da cartilagem em modelos animais, implantado em defeitos osteocondrais de ratos Wistar.
Leia mais
Fonte: Site Diário da Saúde

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A nova etapa da poluição, o espaço.

A tripulação da Estação Espacial Internacional teve que se refugiar nas naves Soyuz, nesta terça-feira (28), devido a detritos orbitais que ameaçavam a ISS e que passaram a apenas 250 metros, indicou a agência russa Interfax.
"Detritos espaciais foram detectados muito tarde para que a estação pudesse efetuar uma manobra de desvio. Os seis membros da tripulação receberam a ordem de entrar nas naves Soyouz", indicou uma fonte do programa espacial russo às 12h00 GMT (09h00 de Brasília), citada pela Interfax.
Pouco depois, a mesma fonte anunciou que o perigo tinha passado, indicando que um detrito não identificado havia passado muito perto da instalação espacial.
"A tripulação foi informada que um detrito espacial havia passado ao lado da estação e que pode deixar as naves Soyouz", indicou, acrescentando que o detrito tinha passado a somente 250 metros da ISS.
Nenhuma confirmação oficial do incidente foi obtida até o momento. Uma porta-voz do centro de controle russo de voos espaciais (TSOuP) indicou à AFP que não pode "confirmar ou negar esta informação".
Segundo ela, quando a ISS é ameaçada por detritos orbitais, a tripulação recebe a ordem de entrar em cápsulas de segurança para que possam deixar a estação se necessário.
Leia mais

Fonte: O Último Segundo

Concursos

Vagas oferecidas em Campo Largo, Araucária e Balsa Nova vão do nível fundamental até o superior. Salários variam entre R$602 até R$ 9.720                                    
 
Confira na nossa página de concursos e oportunidades

Teatro na faixa!

Confira em nossa página, Para não pagar nada!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Material de estudo

Para meus alunos segue o novo resumo da matéria de ótica.
Refração. Acesse a página notas de aula.

Chovendo no molhado!


“Gastamos o mesmo que países com sistemas educativos muito melhores do que o nosso. Só que exageramos nos gastos públicos com o superior e gastamos de menos na educação básica.” Cláudio de Moura Castro, Ph.D. em Economia, mestre em Educação e autor de mais de 35 livros


Ao longo das últimas décadas, a educação básica se expandiu quantitativamente no Brasil. Em 2006, do total de pessoas entre 7 e 14 anos, 96% estavam matriculadas no ensino fundamental (1.ª à 8.ª série), etapa adequada para a faixa etária. Com a ampliação do acesso a essa fase da escolaridade, os desafios mudaram de lugar. Para o professor Cláudio de Moura Castro, o próximo passo é investir na qualidade do ensino.
Segundo Castro, porém, consertar a educação requer muito mais do que jogar dinheiro no sistema: é necessário tornar os gastos mais eficientes. Nesta quinta-feira, às 8h30, o professor ministrará a palestra “Caminhos e alternativas para o ensino de qualidade no Brasil”, no Hotel Pestana. Depois haverá uma apresentação do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
Promovido pelo Grupo Positivo em parceria com a Gazeta do Povo e o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), o evento abrirá os trabalhos do Sala Mundo 2011 – Encontro Internacional de Educação, que será realizado em Curitiba nos dias 17 e 18 de agosto. Confira a entrevista concedida pelo economista, por e-mail, à Gazeta do Povo.
Leia a entrevista completa

-------------------------------------------------------------------

Só para se ter idéia das coisas.
estudamos da 1ª ao 3° ano do ensino médio - 11 anos
estudamos em geral 4 ou  5 anos na graduação
estudamos mais 1,5 anos na especialização - a maior parte fica por aqui
estudamos mais 2 anos no mestrado
estudamos mais 4 anos no doutorado
estuda-se uma vida para ensinar, gastando no mínimo 16 anos e meio de nossas vidas. Num concurso aberto recentemente isso vale menos de 800 reais por 20 horas. Outros cursos de nível superior pagam quase 1900 reais por 40 horas e as vezes o profissional nem tem tanta qualificação.
Falar de salário é chover no molhado, precisamos tambem de reconhecimento.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Valores

Menina chinesa diz trocar virgindade por um iPhone 4 novinho

No início do mês foi publicado que um jovem vendeu um rim para
conseguir realizar seu sonho, a compra de um iPad2; agora é a vez de
uma jovem chinesa ir ao extremo para conseguir realizar o seu sonho, a
aquisição de um iPhone 4

Colaboração prof. Haroldo


Realmente a tecnologia está tomando conta da juventude mundial. No
início do mês contamos aqui que um jovem vendeu um rim para conseguir
realizar seu sonho, a compra de um iPad2; agora é a vez de uma jovem
chinesa ir ao extremo para conseguir realizar o seu sonho, a aquisição
de um iPhone 4, seja ele dado, ou até mesmo comprado pela troca do
serviço que a moça oferece.
Bom, o que a moça está oferecendo em troca para conseguir o novo
iPhone 4 e nada mais, ou nada menos, que sua virgindade, isso mesmo
amigo leitor, conforme o site Korea Herald, este informou que a jovem
que não teve seu nome divulgado, teria anunciado em seu perfil no
Weibo (serviço semelhante ao Twitter na China) que vai trocar sua
“pureza” por um iPhone 4 zerinho. No microblog da moça, junto a alguns
dados e a uma foto, a jovem chinesa dizia que manteria relações
sexuais com quem fosse, desde que este em troca desse a moça um iPhone
4 novinho.
Muitas pessoas que acessaram o microblog da menina chinesa condenaram
a atitude da mesma, já outros usuários acreditaram que a conta da
jovem teria sido invadida por terceiros, com o intuito de denegrir a
imagem da moça. Já a rede social chinesa, acredita que o anúncio seria
uma atitude lamentável pela recusa do pai da menina depois dele
recusar a dar o aparelho a ela. Atitude certa ou não, torçamos que
mais jovens não tomem atitudes semelhantes a estas, por aparelhos com
tecnologias avançadas e modernas.

_______________________________________________________

Não é de se espantar, aqui no Brasil muitas pessoas já cortaram um dos dedos para conseguir dinheiro da previdência ou de seguradoras. Vão-se os dedos e ficam os trocados.
Se interessar pra alguém tenho um rim semi novo com apenas 39 anos de uso em bom estado, único dono ...

Convite

Circuito óptico faz cálculos usando apenas luz

Tudo quântico
Um grupo internacional de pesquisadores construiu um bloco fundamental da computação usando apenas luz.
Os cientistas das universidades de Bristol (Reino Unido), Osaka e Hokkaido (Japão) construíram uma porta lógica com quatro partículas de luz, ou fótons.
Nessa escala, tudo o que se faz normalmente recebe o designativo "quântico", uma vez que as partículas elementares obedecem às leis da mecânica quântica, e não da mecânica clássica.
Desta forma, o que os cientistas fizeram em breve ser empregado em uma vasta gama de tecnologias quânticas, incluindo a comunicação segura e a criptografia, para medições de precisão e, finalmente, para os computadores quânticos.

Fonte: Site Inovação Tecnológica
Leia a reportagem completa

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aula comn a tv pendrive é mais divertida!



Adotadas pelo governo do estado desde a gestão do ex-governador Roberto Requião como um recurso didático para a diversificação das aulas, as televisões alaranjadas, que ficaram conhecidas como tevês pendrive, caíram no gosto de professores e alunos. Já se passaram quase quatro anos depois que os primeiros aparelhos de 29 polegadas foram distribuídos às escolas estaduais do Paraná: para os educadores, a entrada desta tecnologia em sala de aula garante que os conteúdos sejam apresentados de diferentes maneiras, o que faz com que os professores consigam atrair mais a atenção dos alunos. A televisão tem entrada para VHS, DVD, cartão de memória e pendrive.
“As imagens facilitam a visualização do conteúdo”, diz o professor de Matemática Silvio Rogério Martins. “Se tivesse mais, seria me­­lhor”, opina a estudante da 8.ª sé­­rie do Ensino Fundamental Camila Kreczkiuski.
Mas, se por um lado a televisão passa a ser um recurso pedagógico interessante, por outro, alguns professores ainda sofrem com a barreira tecnológica. Para o diretor do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Foz do Iguaçu, Alexandre Abraão Muriana, os aparelhos são fáceis de usar e há um grande volume de material disponível para ser apresentado a partir da televisão, contudo, al­­guns docentes ainda resistem em aprender a usar as tevês.

Fonte: Gazeta do Povo
Leia mais

Não comentando sobre a questão do quanto nós pagamos pelas TV's, acho que é um ótimo recurso para quem estava acostumado a usar apenas o quadro e o giz. Pena que muitos professores não usem sempre este recurso. Falta um investimento na capacitação do professor para criar as aulas. Me lembro de ter feito um curso para aprender a usar o pendrive (achei ridículo, mas fui). Não posso dizer que não aprendi nada, aprendi. Lógico já sabia usar o pendrive e o micro muito bem. Conheci um site para gravar filmes do Youtube (nunca me interessei sobre isso), mas outra coisa que aprendi foi que muitos professores não tinham a menor noção de como ligar o computador. Na época trabalhava com informática já faziam uns 12 anos. Mas aqueles professores estavam aprendendo a segurar num mouse e usar o pendrive. Ou seja, só iam colacar algum conteúdo pronto para os alunos e olha quem nem tudo que aparce na internet é bom. Teriam que aprender para começar a ensinar ao seu modo.
Outros pontos importantes são a questão das baterias (que acabam e para repor é uma novela...) e o local da instalação (no meu colégio as luzes atrapalham a visualização).
Estamos evoluíndo, mas ainda falta muito para chegarmos no ideal.