segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aula comn a tv pendrive é mais divertida!



Adotadas pelo governo do estado desde a gestão do ex-governador Roberto Requião como um recurso didático para a diversificação das aulas, as televisões alaranjadas, que ficaram conhecidas como tevês pendrive, caíram no gosto de professores e alunos. Já se passaram quase quatro anos depois que os primeiros aparelhos de 29 polegadas foram distribuídos às escolas estaduais do Paraná: para os educadores, a entrada desta tecnologia em sala de aula garante que os conteúdos sejam apresentados de diferentes maneiras, o que faz com que os professores consigam atrair mais a atenção dos alunos. A televisão tem entrada para VHS, DVD, cartão de memória e pendrive.
“As imagens facilitam a visualização do conteúdo”, diz o professor de Matemática Silvio Rogério Martins. “Se tivesse mais, seria me­­lhor”, opina a estudante da 8.ª sé­­rie do Ensino Fundamental Camila Kreczkiuski.
Mas, se por um lado a televisão passa a ser um recurso pedagógico interessante, por outro, alguns professores ainda sofrem com a barreira tecnológica. Para o diretor do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Foz do Iguaçu, Alexandre Abraão Muriana, os aparelhos são fáceis de usar e há um grande volume de material disponível para ser apresentado a partir da televisão, contudo, al­­guns docentes ainda resistem em aprender a usar as tevês.

Fonte: Gazeta do Povo
Leia mais

Não comentando sobre a questão do quanto nós pagamos pelas TV's, acho que é um ótimo recurso para quem estava acostumado a usar apenas o quadro e o giz. Pena que muitos professores não usem sempre este recurso. Falta um investimento na capacitação do professor para criar as aulas. Me lembro de ter feito um curso para aprender a usar o pendrive (achei ridículo, mas fui). Não posso dizer que não aprendi nada, aprendi. Lógico já sabia usar o pendrive e o micro muito bem. Conheci um site para gravar filmes do Youtube (nunca me interessei sobre isso), mas outra coisa que aprendi foi que muitos professores não tinham a menor noção de como ligar o computador. Na época trabalhava com informática já faziam uns 12 anos. Mas aqueles professores estavam aprendendo a segurar num mouse e usar o pendrive. Ou seja, só iam colacar algum conteúdo pronto para os alunos e olha quem nem tudo que aparce na internet é bom. Teriam que aprender para começar a ensinar ao seu modo.
Outros pontos importantes são a questão das baterias (que acabam e para repor é uma novela...) e o local da instalação (no meu colégio as luzes atrapalham a visualização).
Estamos evoluíndo, mas ainda falta muito para chegarmos no ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!