quinta-feira, 30 de junho de 2011

A nova etapa da poluição, o espaço.

A tripulação da Estação Espacial Internacional teve que se refugiar nas naves Soyuz, nesta terça-feira (28), devido a detritos orbitais que ameaçavam a ISS e que passaram a apenas 250 metros, indicou a agência russa Interfax.
"Detritos espaciais foram detectados muito tarde para que a estação pudesse efetuar uma manobra de desvio. Os seis membros da tripulação receberam a ordem de entrar nas naves Soyouz", indicou uma fonte do programa espacial russo às 12h00 GMT (09h00 de Brasília), citada pela Interfax.
Pouco depois, a mesma fonte anunciou que o perigo tinha passado, indicando que um detrito não identificado havia passado muito perto da instalação espacial.
"A tripulação foi informada que um detrito espacial havia passado ao lado da estação e que pode deixar as naves Soyouz", indicou, acrescentando que o detrito tinha passado a somente 250 metros da ISS.
Nenhuma confirmação oficial do incidente foi obtida até o momento. Uma porta-voz do centro de controle russo de voos espaciais (TSOuP) indicou à AFP que não pode "confirmar ou negar esta informação".
Segundo ela, quando a ISS é ameaçada por detritos orbitais, a tripulação recebe a ordem de entrar em cápsulas de segurança para que possam deixar a estação se necessário.
Leia mais

Fonte: O Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!