sexta-feira, 4 de maio de 2012

EAD Internacional


Harvard e MIT terão cursos online pela mesma plataforma




Duas das melhores universidades do mundo anunciaram nesta quarta-feira uma parceria para oferecer educação à distância juntas.
A Universidade Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) terão cursos online por meio de uma mesma plataforma na internet, batizada de edX (edxonline.org/).
O cardápio de cursos será anunciado nos próximos meses. As aulas devem começar já no semestre que vem.
A ideia, de acordo com as duas instituições, é possibilitar que alunos de fora dos Estados Unidos possam "frequentar" alguns cursos das instituições pela internet.
O MIT já sabe que a estratégia na internet funciona. No começo do ano, o instituto lançou um curso online gratuito de "Introdução aos Circuitos e à Eletrônica" e teve mais de 120 mil inscritos.
"O edX é uma oportunidade para melhorar a educação em nossos campi, criando um novo caminho para milhões de alunos em todo o mundo", afirmou em nota a reitora do MIT, Susan Hockfield.
Na mesma linha, a reitora de Harvard, Drew Faust, disse em nota que a plataforma estende "dramaticamente" o alcance das instituições.
As universidades ressaltaram no lançamento da plataforma que a ideia não é substituir a educação presencial pelo ensino à distância, mas complementá-lo. Esse é um dos principais temores de quem é contra a modalidade de ensino virtual.
"O campus oferece oportunidades e experiências que não podem ser replicados online," disse Hockfield.
A ideia das universidades agora é agregar mais instituições de ponta à plataforma para ampliar a iniciativa de oferta de cursos na internet.

Fonte: A Folha de SP

Por que o sistema solar pode existir



Se a gravidade é tão atraente, por que a Terra, não  colide com o sol? Ou a lua com a terra?
Fonte: minutephysics

Dica: Use a opção de tradução de legenda!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Buraco Negro engole uma estrela



Astrônomos americanos observaram em "tempo real" o momento em que um buraco negro supermaciço engolia uma estrela do qual se aproximou demais, um fenômeno excepcional que só ocorre uma vez a cada 10 mil anos, em média, em uma galáxia.
"Os buracos negros são um pouco como os tubarões. Consideramos, sem razão, que são máquinas perpétuas de matar. Na verdade, são tranquilos na maior parte da vida. Mas ocasionalmente, uma estrela se aventura perto demais e o frenesi carnívoro se desencadeia", explicou Ryan Chornock, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, co-autor do estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.
Fonte: O Último Segundo

Genética

Vídeo Experiência

Mais uma experiência interessante do pessoal do Ponto Ciência. O assunto é sombras, penumbra e a propagação da luz.

Veja o vídeo

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prêmio incentiva novas tecnologias em aulas - Ensino - Gazeta do Povo

Prêmio incentiva novas tecnologias em aulas - Ensino - Gazeta do Povo

Múmia conservou glóbulos vermelhos por mais de 5 mil anos - Mundo - Gazeta do Povo

Múmia conservou glóbulos vermelhos por mais de 5 mil anos - Mundo - Gazeta do Povo

AFP / Múmia foi descoberta em 1991

Exemplos de práticas didáticas não ensinadas aos professores


Após mostrar como as faculdades são teóricas e a formação dentro da escola falha, iG reúne técnicas pontuais úteis aos docentes

Fonte: iG
 
 


Durante esta semana, o iG mostrou como o professor tem pouca chance de aprender a ensinar. As faculdades têm apenas 5% a 10% de todo o conteúdo voltado a métodos e práticas docentes e a formação dentro da escola, prevista em lei, não ocorre ou se perde em questões burocráticas.
O problema se agrava com a velocidade das mudanças tecnológicas e a dificuldade dos docentes de aproveitar o potencial das ferramentas digitais. Na reportagem desta quinta-feira, estão reunidos os exemplos práticos de técnicas pedagógicas dados pelos especialistas que criticam o abandono da formação do professor.
1) Porta aberta para visitas 
“A maneira mais simples e eficiente de trazer a vida real para a escola”, assim a diretora de avaliação da Universidad Cooperativa de Colômbia, Maritza Randon Rangel, descreve a abertura das salas de aula para pais, vizinhos e profissionais convidados, seja para assistir a aula ou participar. “Não é para fazer isso em uma festa, mas em aulas normais, tornar isso comum”, diz. “Alguém sentado no fundo da sala inspira mais respeito ao ambiente de aprendizado, parece que os estudantes pensam ‘vieram ouvir porque isso é importante’. Se alguém vai falar ao lado do professor a mensagem é ‘estão tão interessados em que eu aprenda que trouxeram reforço’” .
2) Checar os objetivos 
O que os estudantes devem aprender ao final desta aula? E para a vida? Como uma coisa levará a outra? A educadora e autora Lea Desprebiteris, especialista em avaliações educacionais, lamenta que a maioria dos professores sigam um roteiro sem ter em mente o exato objetivo de cada atividade no plano de aprendizado. “O planejamento, que costuma ser entregue logo no começo do ano, só deveria ser feito a partir de uma reflexão sobre os objetivos a atingir com aquela turma e até com cada aluno. Ainda assim, ele precisa ser maleável, pois o resultado de uma aula é que vai levar ao realinhamento da próxima para chegar ao ponto desejado.”
3) Assistir colegas exemplares 
Durante 10 anos, o educador norte-americano Doug Lemov observou e filmou professores com bons resultados em diferentes contextos. O material inspirou o livro “Teach Like a Champion”, traduzido no Brasil como “Aula Nota 10” e é base da Escola de Educação Relay. Em visita ao Brasil a convite da Fundação Lemann para o seminário Líderes em Gestão Escolar, o diretor da escola, Norman Atkins, defendeu a observação destes colegas. “Todos temos exemplos, a intenção não é copiar este professor, mas analisar a técnica dos bons educadores e verificar o que é aproveitável”. A palestra completa está disponível no site da Fundação.
4) Circular pela sala 
Entre as técnicas que estão no vídeo e que foram tabuladas pela Relay como ponto em comum dos professores de sucesso está a circulação dos educadores. Eles não ocupam só a frente da sala, mas passeiam para ganhar mais atenção da turma e ter certeza de quem realmente está participando. Com isso, aproximam-se dos alunos e inspiram neles a sensação de que estão sendo cuidados.
5) Equilíbrio na participação dos alunos 
De acordo com estudos da mesma instituição, os professores que falam 99% do tempo não têm bons resultados de aprendizado. Da mesma forma, em uma sala em que só os alunos falam, por estarem trabalhando com pouca supervisão ou porque o professor não consegue a atenção, não há boa aprendizagem. “Nossas pesquisas apontam que o melhor ponto é 43% para o professor e o restante para os alunos falarem ou pensarem nos exercícios”, diz Atkins.
6) Tempo para as respostas 
Uma das principais práticas que diferenciam os professores filmados é a forma de elaborar questões. De acordo com o estudo, os melhores professores fazem as questões mais rigorosas e desafiadoras para manter os alunos constantemente pensando. Em outro vídeo, Lemov explica como o simples controle do tempo para resposta pode gerar aprendizado. “É um paradoxo, quanto mais tempo o professor perde esperando que os alunos estejam prontos, mais tempo de aprendizado ele ganha”.
7) Incentivar a pesquisa e evitar cópias 
Trabalhos feitos com ajuda do computador podem conter pesquisas mais elaboradas e aumentar o envolvimento dos estudantes com os temas. Para evitar as temidas cópias, o coordenador de informática educativa do Colégio Ari de Sá, Alex Jacó França, indica a atuação em duas frentes. A primeira é simples: colocar trechos suspeitos nos buscadores da internet e verificar se não são encontradas publicações iguais. “É importante que o professor saiba checar isso e encontrar as fraudes”, diz. Neste caso, deve-se lidar com o problema como se fazia com a cola. A segunda ação do docente deve ser incentivar vídeos, peças interativas e formas de expor que privilegiam a criatividade e dificultam o uso de material alheio. “Os estudantes querem trabalhar isso, o professor que dá esta abertura ganha pontos.”

Brasil participará de pesquisa mundial sobre início do tratamento contra HIV

Brasil participará de pesquisa mundial sobre início do tratamento contra HIV: O objetivo é encontrar o momento certo para iniciar o tratamento com os antirretrovirais.

Campanha de vacinação protegerá contra 3 tipos de gripe

Campanha de vacinação protegerá contra 3 tipos de gripe: A campanha está voltada para idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde.


Em sua 14ª edição, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começará no próximo sábado, dia 5 de maio.
A proposta é imunizar 80% do público-alvo de 30,1 milhões de pessoas, entre idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros 2 tipos do vírus influenza - A (H3N2) e B.
Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 - foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Abertas as inscrições para Especialização em Ciências do Esporte


Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Ciências do Esporte: Formação e Rendimento Desportivo. O profissional formado neste curso estará apto a atuar na prática profissional em centros de treinamento, clubes, instituições municipais, estaduais e federais, com o ensino-treinamento dos esportes desde a iniciação até o alto nível de rendimento desportivo. Podem se inscrever graduados em Educação Física, Esportes, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e outros profissionais formados que atuam nas áreas de atividade física ─ esporte e que tenham interesse em se atualizar na Área de Ciências do Esporte.
O prazo para habilitações vai até dia 20 de junho e as aulas serão em julho, de 9 a 14 e de 16 a 21, sempre das 8 às 12 e das 13h30 às 17h30. Mais informações são obtidas no site www.fisioex.ufpr.br, pelo fone (41)3360-4331 ou e-mail voliveira@ufpr.br e wagner@ufpr.br.