sexta-feira, 4 de maio de 2012

EAD Internacional


Harvard e MIT terão cursos online pela mesma plataforma




Duas das melhores universidades do mundo anunciaram nesta quarta-feira uma parceria para oferecer educação à distância juntas.
A Universidade Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) terão cursos online por meio de uma mesma plataforma na internet, batizada de edX (edxonline.org/).
O cardápio de cursos será anunciado nos próximos meses. As aulas devem começar já no semestre que vem.
A ideia, de acordo com as duas instituições, é possibilitar que alunos de fora dos Estados Unidos possam "frequentar" alguns cursos das instituições pela internet.
O MIT já sabe que a estratégia na internet funciona. No começo do ano, o instituto lançou um curso online gratuito de "Introdução aos Circuitos e à Eletrônica" e teve mais de 120 mil inscritos.
"O edX é uma oportunidade para melhorar a educação em nossos campi, criando um novo caminho para milhões de alunos em todo o mundo", afirmou em nota a reitora do MIT, Susan Hockfield.
Na mesma linha, a reitora de Harvard, Drew Faust, disse em nota que a plataforma estende "dramaticamente" o alcance das instituições.
As universidades ressaltaram no lançamento da plataforma que a ideia não é substituir a educação presencial pelo ensino à distância, mas complementá-lo. Esse é um dos principais temores de quem é contra a modalidade de ensino virtual.
"O campus oferece oportunidades e experiências que não podem ser replicados online," disse Hockfield.
A ideia das universidades agora é agregar mais instituições de ponta à plataforma para ampliar a iniciativa de oferta de cursos na internet.

Fonte: A Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!