segunda-feira, 11 de junho de 2012

Computadores para alunos em Araucária


Os alunos matriculados no 5º ano da Escola Municipal Prefeito Aleixo Grebos, no Bairro Vila Angélica, serão os primeiros a levar os computadores portáteis do programa Um Computador por Aluno em Araucária (UCAA) para estudar e realizar atividades em casa. A decisão foi tomada em reunião realizada na última quinta-feira (31). Participaram do encontro os pais, estudantes, direção da escola e os profissionais do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SMED).


O encontro realizado na Escola teve como objetivo responder as dúvidas dos pais sobre a proposta dos estudantes levarem os equipamentos para casa. A professora do Departamento de Tecnologia Educacional, Fabrícia Gomes, explicou que para a iniciativa ter sucesso é indispensável o comprometimento da escola e da família. “Será um projeto piloto. Após a utilização, será feito uma avaliação com a opinião de todos, para adequarmos e ampliarmos essa proposta”, falou.

Na oportunidade foram agendadas as datas que os alunos levarão os laptops. “Os computadores serão levados nas sextas-feiras e devolvidos sempre nas segundas-feiras”, explicou Fabrícia.

Segurança

Os computadores do programa Um Computador por Aluno em Araucária possuem um dispositivo de segurança. Ao ser programado/ativado ele monitora o equipamento, e faz com que pare de funcionar quando não retornar para a escola no tempo determinado.

Vale lembrar, que os equipamentos são modelos exclusivos e padronizados para a educação, não tendo valor mercadológico, as peças são soldadas. Possuem softwares educativos, aplicativos e são habilitados para o acesso à internet via wirelles (rede sem fio).

UCAA

Araucária é o primeiro município paranaense a investir recursos próprios para a implantação do programa UCAA, contemplando maior número de estudantes de uma única vez. É referência para outras cidades, que vem até o município conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores no uso da tecnologia na educação.

O programa na sua primeira fase, beneficiou 1.500 alunos, e na segunda chegou a outros 5.500 estudantes das escolas municipais de Araucária, totalizando 7.000 alunos beneficiados. Além dos estudantes, 429 professores também foram contemplados com os computadores. Até o fim de 2012, todos os alunos matriculados na rede municipal, no ensino fundamental, contarão com os equipamentos em sala de aula.

A implantação do UCAA segue os critérios de políticas públicas de inclusão digital do governo federal que, desde 2005, estuda a implantação de netbooks educacionais nas escolas de todo o país. O programa é uma nova forma de dimensionar a tecnologia nas escolas públicas, por meio do uso individual de laptops educacionais. A estratégia é explorar a mobilidade, a conectividade e o uso pedagógico das diferentes mídias do equipamento, possibilitando a imersão digital de alunos e professores.
Fonte: Blog da SMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!