quarta-feira, 4 de junho de 2014

Conteúdo pedagógico: A criança dos 7 aos 9 anos

Quando a criança vem à escola, o que ocorre, no caso ideal, aproximadamente aos sete anos quando ela está pronta para sair da fase infantil da imitação, mas esta ainda se estende nos primeiros anos de escola. Essa fase é visível pelo começo da troca dos dentes. Como diz o verso da manhã do 1° ao 3° ano, a criança está “ansiosa por trabalhar e desejosa de aprender”. Mas é importante que o professor conheça o caráter particular do desejo de aprender que um primeiranista sente. A perda das características do primeiro setênio não é brusca. Ela ocorre paulatinamente durante esses três primeiros anos. Assim, o primeiro ano ainda revela uma participação onírica com os homens e como mundo ao redor, e isso aparece no ambiente dos contos-de-fada Se as forças da imitação têm atuado até essa idade de uma maneira sadia, elas podem ser aproveitadas amplamente no ensino. Um ano mais tarde, a criança já está mais acordada, a vida anímica com seu caráter de sonho passa a diferenciar-se. Desperta a alegria relacionada com as idéias que permeiam a natureza de forma imaginativa nas personagens das fábulas. Nessa idade, a alma infantil participa também intensamente dos grandes ideais dos santos, dos quais falam as lendas. O distanciamento em relação ao mundo, que começa no 3° ano escolar, pode ser um pouco doloroso, mas ele será também maravilhoso, na medida em que o horizonte da criança se alarga pelo ensino. Desaparece a união anterior e uma sensação do próprio “Eu” desperta, o que leva a uma distinção entre o mundo interior e o mundo exterior. Essa fase pode refletir-se nas histórias bíblicas como também na vivência ativa das diversas profissões que dirigem o olhar para a possibilidade de ser atuante no âmbito social.
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