quarta-feira, 28 de setembro de 2011

'Bola de fogo' mata 1, fere 7 e destrói casas na Argentina





"Uma bola de fogo que vinha do céu." É a descrição dos moradores de Monte Grande, distrito do município de Esteban Echeverría, na Grande Buenos Aires, sobre a luz que ofuscou dezenas de pessoas ontem, às 2 horas. Em seguida, eles ouviram uma forte explosão, que matou uma pessoa e feriu outras sete.

Até a tarde de ontem, as autoridades ainda não haviam encontrado uma explicação para a explosão. No entanto, astrônomos argentinos não descartavam que poderia se tratar de um pequeno meteorito, do tamanho de uma bola de futebol ou de um televisor. A divulgação de duas fotografias amadoras, que mostram de forma difusa o clarão no céu, aumentou as especulações sobre o caso. Por precaução, as autoridades enviaram uma equipe para medir os níveis de radiação.
Segundo relatos de moradores, duas casas e um estabelecimento comercial ficaram completamente destruídos após a explosão, que também atingiu três veículos, deixando-os com as rodas para cima. O estouro rachou vidros em um raio de 400 metros. "Parecia uma cena de bombardeio", contou um morador.
O morador Fabián Siqueira, que teve o braço ferido na explosão, explicou aos canais de TV portenhos que acordou com um forte barulho. "Logo depois, a casa havia caído e eu estava coberto de escombros."
Incógnita. A diretora do Planetário de Buenos Aires, Lucia Sendon, classificou o fato de "uma incógnita". "Seria necessário encontrar algum vestígio, se isso fosse o resultado de um meteorito. As probabilidades de que uma coisa assim aconteça são baixas, mas existem", afirmou.
Outras hipóteses indicavam que poderia ser o resto de algum satélite ou de um outro tipo de "sucata espacial". "No entanto, não devem ser restos do satélite americano que caiu na madrugada do sábado sobre o Oceano Pacífico, já que isso ocorreu 48 horas antes da explosão em Esteban Echeverría", declarou Mariano Ribas, coordenador de astronomia da mesma instituição.
Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!